MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    avatar
    Buscador
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 260
    Registrado : 26/02/2011

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Buscador 8/4/2014, 01:30

    Olá pessoal,
    Boa noite.

    Tenho um aplicativo que uso para meu negócio e que tem vários relatórios.
    Os relatórios, antes de abrir, solicitam critérios de data em um formulário de datas e critério de nomes em um outro formulário de nomes.
    Acontece que meu formulário de nomes usa caixa de texto onde digito o nome inicial e o nome final.
    Até aí tudo ótimo, funciona normalmente e abre os relatórios com os nomes inicial e final ou intervalo entre o nome inicial e o final.
    O que pensei é se teria como diminuir a digitação substituindo as caixas de texto por caixas de combinação.
    Se fosse um relatório somente tudo bem, mas são vários relatórios com fontes de registros diferentes e para não ter que criar um formulário de nomes
    para cada relatório pensei se teria alguma forma de, ao abrir o relatório, ele automaticamente mudasse a fonte de registro para a tabela ou consulta que lhe dá origem e os campos nome inicial e nome final do formulário de nomes para os campos respectivos da tabela.
    Exemplo simplificado:
    Tenho tabela de fornecedores e tabela de clientes; tenho um relatório de fornecedores e um relatório de clientes. E, evidente o formulário de nomes.
    Minha idéia seria:
    Ao abrir o relatório clientes ele alteraria a fonte de registro do formulário nomes para a tabela clientes, o campo nome inicial para o campo nomedocliente e
    o campo nome final para o campo nomedoclientes. Ao fechar o relatório ele deixaria a fonte de registro em branco e os campos de nome.
    Se eu abrir o relatório fornecedores ele alteraria a fonte de registro "do mesmo formulário" para os dados da tabela fornecedores.
    Seria mais ou menos isto para todos os relatórios.

    Seria isto possível?
    Grato
    Leandro
    Leandro
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1601
    Registrado : 12/11/2009

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Re: Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Leandro 8/4/2014, 12:31

    Bom dia, eu faria assim, veja o que acha da idéia.

    Crie uma tabela com os campos NomeFantasiaRelatorio, NomeRelatorio, OrigemDoRegistro.

    NomeFantasiaRelatorio seria o nome que identifica pra que serve ex: Relatório de Vendas

    NomeRelatorio seria o nome dentro do access ex: RelVendas

    OrigemDoRegistro seria o Select do relatório ex: SELECT * FROM TabVendas

    Essas informações seriam inseridas em uma combo e as colunas seriam os fatores para cada relatório.

    avatar
    Buscador
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 260
    Registrado : 26/02/2011

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Re: Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Buscador 8/4/2014, 12:45

    Obrigado Leandro
    Vou tentar. Na verdade já tenho uma tabela com os campos, por exemplo: Campo NomeRelatorio rptCadastrodeClientes é o nome "dentro do access", outro campo Cadastro De Clientes que chamei de NomeAmigavel que me serve para outra finalidade (escolher impressora).
    Qualquer coisa grito por socorro aqui.
    Marcelo
    avatar
    Buscador
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 260
    Registrado : 26/02/2011

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Re: Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Buscador 8/4/2014, 13:23

    Bom, Leandro.
    Travei aqui. Não estou percebendo como vou fazer com o formulário de nomes para ter as combos alteradas entre os nomes dos clientes e dos fornecedores.
    Ou talvez eu tenha me expressado mal e você esteja entendendo que eu quero selecionar o nome do relatório.
    Se for isto, na verdade o que quero é escolher um registro ou uma série de registros entre um "nome de cliente e outro".
    No meu aplicativo eu tenho uma caixa de combinação que me permite escolher qual relatório quero imprimir. Então digamos que eu escolha o
    relatório Fornecedores. Atualmente abre-se um formulário onde eu "digito" o nome do fornecedor inicial e final (se for só um basta digitar o mesmo nome nos dois campos, se forem todos simplesmente digito "a" no primeiro campo e "z" no segundo campo e imprimo todos. Posso também digitar dois nomes
    e será impresso os fornecedores, na ordem alfabética, entre os nomes digitados.
    O que realmente eu quero é ao invés de digitar, alterar para uma forma de escolher os nomes. E que este formulario sirva para qualquer relatório com
    nomes, ou seja. Ao clicar em abrir o relatório fornecedores, o meu formulário de nomes já se abra com as 2 caixas de combinação populadas com os
    nomes de todos os fornecedores. Se eu clicar em abrir o relatório clientes, o formulário de nomes se abra com as 2 caixas populadas com os nomes de todos os clientes me permitindo escolher.
    Só reiterando: escolher qual relatório por caixa de combinação já tenho.
    Grato.
    avatar
    Buscador
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 260
    Registrado : 26/02/2011

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Re: Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Buscador 10/4/2014, 14:42

    Bom, meu amigo.
    Depois de muito pensar e levar Tico e Teco (meus neurônios) ao limite não consegui nada neste sentido.
    Então a única forma que encontrei, um tanto quanto tosca mas acredito que funciona.
    Vou criar 2 caixas de combinação não acopladas para cada relatório que use o formulário de nomes com origem
    em uma consulta apenas com o campo necessário para que me traga os nomes.
    Uma caixa de combinação será o nome inicial e a outra o final.
    Em teste preliminar funciona mas, e sempre tem um mas, me deparei com um problema.
    Para que o formulário nomes não fiquei mostrando um monte de caixas de combinação pensei e deixá-las invisíveis e,
    ao abrir o relatório tornar visível somente as 2 caixas de combinação necessárias.
    Meus relatórios, no evento ao abrir, só carregam primeiro o formulário nomes.
    Agora meu problema:
    Como faço para ao abrir o relatório RptCadastrodeClientes tornar visível, no formulário nomes apenas as caixas de combinação
    NomeInicialCliente e NomeFinalCliente mantendo as outras ocultas?
    E ao abrir o relatório RptCadastrodeFornecedores somente as caixas NomeInicialFornecedor e NomeFinalFornecedor fiquem visíveis?
    Grato
    avatar
    Buscador
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 260
    Registrado : 26/02/2011

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Re: Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Buscador 10/4/2014, 22:35

    Já tentei todas estas formas abaixo no evento ao abrir do relatório e somente a abertura do formulário funciona.
    As outras linhas não fazem os campos ficarem visíveis.


    DoCmd.OpenForm "FrmNomesRelatório", , , , , acDialog
    Forms!FrmNomesRelatório!NomeInicialCliente.Visible = True
    Forms!FrmNomesRelatório!NomeFinalCliente.Visible = True
    Forms![FrmNomesRelatório]![NomeInicialCliente].Visible = True
    Forms![FrmNomesRelatório]![NomeFinalCliente].Visible = True
    Forms!FrmNomesRelatório.Form.NomeInicialCliente.Visible = True
    Forms!FrmNomesRelatório!NomeFinalCliente.Visible = True

    Existiria uma outra forma para que os campos fiquei visíveis?

    Grato
    avatar
    Buscador
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 260
    Registrado : 26/02/2011

    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Re: Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Buscador 12/4/2014, 01:31

    Olá, boa noite.
    Bem, parece que isto não é possível.
    Tentei com o exemplo ImprimirA do colega Lupe, mas quando clico para fechar o relatório e mostra o relatório em modo designe, o que não consegui resolver.
    O que eu uso é de um exemplo antigo da revista Fórum Access. Funciona bem até certo ponto pois ele utiliza o Visualizador da HP e o programa de
    algumas impressoras, como a HP Deskjet 1000 - J110, não possuem a opção visualizar antes assim ele manda direto para imprimir.
    Minha última chance é: alguém já usou este exemplo da revista e fez alterações para poder visualizar a impressão antes pelo próprio access?
    Se sim, como fez?
    Grato

    Conteúdo patrocinado


    Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios Empty Re: Abrir relatórios diversos com um formulário de critérios

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 10:31