MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Convidado 29/4/2014, 03:22

    Boa Noite senhores!

    Tenho a seguinte situação:
    Um operador trabalha de turno de 19:00 as 05:00 sendo que as vezes pode começar as 17:00(Nunca antes) e estender até no máximo 07:00 (nunca depois)
    O operador informa durante sua jornada de trabalho os eventos durante sua escala(Ex. De 19:00 as 19:30 preparando material, 19:30 as 19:50 abastecendo... e por ai vai...)

    A Minha consulta precisa pegar o primeiro e o ultimo evento do dia para que eu possa saber de fato quantas horas ele trabalhou (Fazendo depois um datediff).

    Em turnos que o operador trabalha de 7:00 as 16:00 ou 8:00 as 17:00 é tranquilo fazer isso.
    Mas nesse caso de 19:00 as 5:00 o turno vai de um dia pro outro o que fica um pouco mais complicado.

    Então sabendo que o turno começa depois das 17:00 e pode ir até as 07:00 do dia seguinte precisava de uma consulta que de desse o primeiro evento depois da 17:00 e o ultimo evento antes das 23:59 ... e depois o primeiro Depois das 00:00 e o ultimo antes das 07:00.

    Segue em anexo o BD com algo que estou tentando fazer e a imagem do resultado que eu espero com a consulta.

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/19875180/BD_Teste.accdb
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 1/5/2014, 08:23

    veja ai uma idéia em anexo
    Anexos
    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia AttachmentBD_Teste DifHorasTurnosTrabalho.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (29 Kb) Baixado 17 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Convidado 1/5/2014, 17:41

    Obrigado Cleber pela atenção!
    Seu exemplo esta muito bem elaborado mas foge um pouco da minha realidade, preciso pegar a hora inicio e fim nesses 2 periodos do dia (00:00 as 07:00 e 19:00 as 00:00) dia a dia.


    De qualquer forma muito obrigado pela atenção!
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 1/5/2014, 21:51

    mas o seu banco de dados ja é definido ou pode mudar? a minha solução é criar um campo para datainicio , outro horainicio, outro para datafinal, outro para hora final, pois assim da para fazer os calculos, nao da para ser assim?

    olha, os dados tem que ser padronizados, tem dados que a datainicio=01/01/2014 02:00:00
    mas tem dados que a datainicio está assim: 02/01/2014
    como vai somar as horas? se o formato das datas for todos assim 01/01/2014 02:00:00 até que dá

    No exemplo que eu fiz, voce coloca a datainicial e horainicial de um dia e a datafinal e horafinal de outro dia e ele calcula certinho a diferença, não so do mesmo dia, mas de um dia para o outro, você verificou? pode testar que da certinho, confira na consulta "ListaHorasTrabalhadas"
    as outras "horastrabalhadaspormes" eu faço mensal
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Convidado 4/5/2014, 19:12

    Ola Cleber!
    O Banco já é definido e nao tenho como mudar a estrutura

    Quanto ao seu comentário "mas tem dados que a datainicio está assim: 02/01/2014" neste caso é porque o evento começa as 00:00 (Meia Noite).


    E que preciso na verdade é pegar o primeiro evento depois ou igual 00:00 até as 7:00 e tbm o primeiro evento depois ou igual 19:00 até as 23:59 isso tudo dentro de cada dia, ou seja cada dia terá 2 registro o registro da manha e o registro da noite, conseguiu entender ?

    Obrigado pela atenção!
    wsenna
    wsenna
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 491
    Registrado : 22/12/2009

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  wsenna 4/5/2014, 23:26

    Olá Rafael, boa noite.

    Amigão, lá pelos idos de 2005 quando eu ainda esta engatinhando no Access e não "apitava" quase nada em VBA tive a necessidade de desenvolver um banco de dados para o Hospital em que trabalhava de modo a calcular o tempo de utilização do Centro Cirúrgico. O problema é que o Diretor queria o resultado com o total de horas mesmo que isso representasse valores acima das fatídicas 24 horas impostas pelo Access.
    Depois de muito quebrar a cara e queimar muitos neurônios consegui o exemplo que disponibilizo abaixo.
    De certo na atualidade existem códigos que podem executar essas tarefas mas posso lhe garantir que o pontapé inicial foi este e daí nossos bravos Mestres analisaram a minha solução e iniciaram a modernização de tudo o que você encontra hoje.

    Atente para o detalhe que utilizei em criar dois campos extras que são Hora e Corretivo (ambos com o formato Data/Hora) pois eles são importantíssimos na execução das consultas, valew?

    Esse exemplo guardo com carinho até hoje.

    Caso lhe sirva, ficarei muito feliz.

    Abraços, WSenna
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  toyebom 5/5/2014, 00:50

    Muito bom wsenna gostei do relatório com o gráfico


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 5/5/2014, 02:48

    Então ja que definiu o formato, estou enviando em anexo do jeito que você pediu
    fiz uma tabela de valorhora para na consulta "valorhorastrabalhadaspormes" ja sair com o valor multiplicado

    obs: para calcular a soma das horas fiz duas Funções: somahoras e somahoras1

    se quiser que faço o programa inteiro é so falar ok
    Anexos
    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia AttachmentBD_Teste DifHorasTurnosTrabalho1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (27 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 6/5/2014, 02:27

    fiz um formulário, no arquivo em anexo, para ajudar a manuzear o sistema
    Anexos
    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia AttachmentBD_Teste DifHorasTurnosTrabalho1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (47 Kb) Baixado 4 vez(es)
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 7/5/2014, 01:37

    desculpe-me me esqueci do campo "valor"
    e corrigi o formato das horas pois estava tipo 61:8hs sendo que era 61:08hs
    esta em anexo,
    se a parte de "valor" é útil, posso fazer uma opção para valores-horas entre datas
    se quiser é so falar
    Anexos
    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia AttachmentBD_Teste DifHorasTurnosTrabalho1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (47 Kb) Baixado 11 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Convidado 7/5/2014, 23:17

    Cleber e wsenna,
    Muito obrigado pela atenção de vocês !
    os exemplos realmente são muito bom,mas foge um pouquinho do que realmente preciso.
    Mas de qualquer forma vou tentar evoluir um pouco no exemplo que tenho e posto novamente.


    Assim que conseguir evoluir alguma coisa posto aqui, mais uma vez obrigado pela atenção!
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 10/5/2014, 19:40

    voce pode verificar no ultimo exemplo q te passei que todas as consultas estao funcionando inclusive a Qry_TESTE que voce pediu
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 11/5/2014, 00:01

    nao tinha intendido sobre voce querer por dia
    então fiz por "Data Impacto" (usando a data inicial)
    esta na consulta Qry_TESTE POR DT IMPACTO
    talvez seja o que queria em anexo
    Anexos
    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia AttachmentBD_Teste DifHorasTurnosTrabalho-2.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (24 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Clebergyn 11/5/2014, 19:47

    agora se voce quer que (19:00 as 00:00) do dia 01/01/2014 e (00:00 as 07:00) do dia 02/01/2014 apareça no mesmo dia 01/01/2014 como se estivesse ligado, fica bem mais dificil e complicado mas dá pra fazer.

    Conteúdo patrocinado


    Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia Empty Re: Consulta Verificando hora inicio e fim e agrupando por dia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 8/5/2024, 01:50