MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Empty [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    Mensagem  vini.magrin 19/8/2014, 12:46

    Pessoal, bom dia!

    estou desenvolvendo um sisteminha aqui na empresa para integrar as partes que o sistema financeiro atual nao supre, para atender as normas iso9001 e eliminar uma pancada de planilhas de excel que usamos atualmente.

    Estou tendo um relativo sucesso. O sistema esta andando, o pessoal do forum esta me ajudando muito.

    Meu projeto ja esta dividido em back end e front end. Porem os usuarios estao reclamando de lentidao e realmente, em rede o trabalho esta um pouco lento mesmo, o que acaba por confundir os usuarios.

    Sendo assim, como acho que muitos aqui ja passaram por isso, o que me recomendam?

    Sera que devo mudar o backend pra um sql server?

    Ou existe algumas rotinas que posso melhorar em meu sistema para que ele fique mais agil?


    Informo que a rede funciona relativamente bem pros outros programas em rede e o access esta com um delay maior se comparado aos outros programas.


    Obrigado!


    Última edição por vini.magrin em 19/8/2014, 14:17, editado 1 vez(es)


    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3871
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Empty Re: [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    Mensagem  Marcelo David 19/8/2014, 13:12

    Bom dia meu amigo!
    Existem "n" fatores que levam um aplicativo a ter baixo desempenho em rede.

    Temos que saber como seu aplicativo foi montado, consultas foram montadas,
    como é feito o vínculo entre back-end/front-end.

    Também deveríamos observar se a lentidão ocorre em ocasiões específicas ou em
    determinadas funções.

    É muito importante sabermos a quantidade de usuários simultâneos...

    Mas já lhe adianto, na grande maioria das vezes a lentidão é devido a mau elaboração
    do banco de dados e seu acesso a ele.

    Não há algo específico que se possa fazer para melhor o desempenho, pois deve ser levado
    em consideração vários fatores!

    Um grande erro que ocorre muitas vezes por exemplo é o uso de funções de domínio em
    consultas! Na verdade essa prática é totalmente reprovável!

    Aqui no fórum você encontrará muitas coisas sobre desempenho!

    Abaixo um link do site do Avelino que tem uma série de dicas úteis para melhorar o desempenho, além
    de arquivo exemplo:

    http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto54.asp


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Marcel11
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Empty Re: [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    Mensagem  vini.magrin 19/8/2014, 13:17

    Bom dia Marcelo!

    obrigado pela resposta!

    vou estudar o material indicado.

    desculpe minha ignorancia, mas o que seria 'o uso de funções de domínio'?

    grato!


    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3871
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Empty Re: [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    Mensagem  Marcelo David 19/8/2014, 13:55

    Funções de domínio são aquelas que buscam resultado em determinada tabela, ou simplemente
    funções D.

    Por exemplo:

    Você quer fazer uma contagem:
    DCount("*","SuaTabela","SeuCristério")

    Você quer buscar valores de uma tabela:

    DLookup("ValorBuscado","SuaTabela","SeuCritério")

    E assim por diante.

    Temos avaliar as alternativas antes de usar essas funções.

    E muita gente usa elas em consulta ao criar um campo
    virtual.

    No link que lhe passei tem a explicação direitinho do que estou lhe dizendo, veja:

    Avelino Sampaio - http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto54.asp escreveu:Um exemplo clássico, ao desrespeito a regra de ouro citada acima.  

    Acesse um fórum de Access qualquer e peça uma ajuda para montar uma programação que lhe forneça o saldo linha a linha de um movimento bancário.  É certo que lhe oferecerão a seguinte consulta:

    SELECT IdMovimento, DataMovimento, Credito, Debito,
    DSum("[Credito] - [Debito]","tblMovimento","idMovimento <= " & [idMovimento]) AS Saldo
    FROM [tblMovimento];

    Sabe o slogan "Se beber, não dirija!"? O Slogan para esta consulta é: "Se programar, não use esta consulta!".  Além desta função ter uma pegadinha, faltando uma informação de data, no critério de filtragem.

    A função Dsum() faz uma viagem até a tabela e realiza a soma do crédito menos o débito de todos os registros existentes menores ou iguais ao número exclusivo idMovimento.  Só que esta viagem é executada para cada registro que a consulta retorna.  Se a consulta retornar 1000 registros, serão realizadas 1000 viagens à tabela para o Dsum() trazer os cálculos.  Tente imaginar o tráfego na rede que irá gerar esta consulta, forçando 1000 viagens adicionais à tabela .  Fala sério! Isto vai totalmente contra as regras do bom senso de programação quando estamos programando em Access.


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Marcel11
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Empty Re: [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    Mensagem  vini.magrin 19/8/2014, 14:05

    Sim, eu li sobre.

    so nao sabia que se tratava desse termo. Ainda nao estou usando muita coisa disso no meu sistema, pois como ele nao e o sistema principal da empresa, ainda nao preciso dessas funcoes. entao acredito nao ser isso o problema.

    Estou colocando em pratica as dicas do avelino.. noss, o cara destroi hein?! rsrs
    ja tinha lido bastante material dele, mas impressiona o conhecimento do cara na area.

    Marcelo, obrigado pela ajuda!

    estou colocando em pratica as dicas e vou fechar o topico, pois acredito ja ter informacao suficiente pra trabalhar. E quando for me aprofundando nessas funcoes, tentarei manter essas praticas de acessar o quanto menos as tabelas.

    Baseado no que li, nao vejo necessidade de mudar o bd das tabelas pra sql server, ate porque dividi o sistema em duas areas: Documentos e Registros e criei um bd de tabelas pra cada um. Entao acredito que nao vou ter problema com tamanho do bd tao cedo. A meu ver (posso estar equivocado, nao sei), a possibilidade de um front end acessar dados de diversos arquivos (e de diferentes bancos), praticamente deixa infinita as possibilidades.

    GRato!


    Grato!




    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3871
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Empty Re: [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    Mensagem  Marcelo David 19/8/2014, 14:56

    Excelente meu amigo, bons estudos!


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Marcel11

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end) Empty Re: [Resolvido]Access lento em rede (mesmo com backend e front end)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 14:30