MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Bloquear acesso a aba de controle guia

    everton3x
    everton3x
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 29/01/2012

    [Resolvido]Bloquear acesso a aba de controle guia Empty [Resolvido]Bloquear acesso a aba de controle guia

    Mensagem  everton3x 15/9/2014, 18:48

    Bom dia a todos:

    Estou criando um assistente para importar dados de arquivos txt com campos de largura fixa e convertê-los em outros formatos.

    A ideia básica é criar um wizard onde cada passo do processo está contido em uma aba de um controle guia que são alterados mediante os botões de avançar e voltar. Isso já estou fazendo via VBA.

    O que me falta é impedir que o usuário mude de etapa clicando nas abas. Já tentei utilizar a propriedade visible, mas daí as abas somem. O que gostaria é de "desativar" as abas sem esconde-las, porém não estou encontrando a forma de fazer.

    Ressalvo que algumas melhorias ainda precisam ser feitas, como por exemplo um código para inabilitar os botões Início e Voltar quando se abre o formulário. Isso farei depois, pois acho que não influencia na resolução do meu problema.

    Um abraço a todos.
    Anexos
    [Resolvido]Bloquear acesso a aba de controle guia Attachmentpad_importer.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (40 Kb) Baixado 43 vez(es)


    Última edição por everton3x em 16/9/2014, 19:09, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico resolvido)


    .................................................................................
    Everton da Rosa
    Win11 Pro x64 + Microsoft 365
    everton3x
    everton3x
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 29/01/2012

    [Resolvido]Bloquear acesso a aba de controle guia Empty Re: [Resolvido]Bloquear acesso a aba de controle guia

    Mensagem  everton3x 16/9/2014, 19:09

    Bom pessoal,

    Depois de uma manhã e uma tarde pesquisando no internet, cheguei à conclusão (ou descobri, sei lá), que não dá pra desabilitar uma aba de um controle guia. Ou desabilito os campos da aba através da propriedade Enable, ou oculto a aba através da propriedade visible.

    Como minha intenção ao utilizar as abas era mostrar a posição da etapa no fluxo total do processo de importação/conversão, ocultar as abas não é legal. Então preferi deixar desabilitados os controles das abas que estão sem o foco e colocar no evento OnChange do controle Guia um código que verifica se a aba atual é a escolhida pelos botões de navegação. Se não for, ele exibe uma mensagem (opcional) e retorna o foco para a aba original. É uma gambiarra, mas está funcionando.


    .................................................................................
    Everton da Rosa
    Win11 Pro x64 + Microsoft 365

      Data/hora atual: 2/5/2024, 20:52