MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    avatar
    Maria José Soares
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 290
    Registrado : 23/11/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  Maria José Soares 9/5/2015, 16:36

    Gente bom dia... Eu queria uma orientação de vcs quanto a esse relacionamento entre tabelas. Como vcs podem ver abaixo eu tenho uma tabela de titular onde eu relaciono o id dele a outras 08 tabelas. A minha dúvida é a seguinte:
    1º - Há alguma possibilidade de sobrecarregar essa chave dessa tabela visto que a mesma é relacionada a varias outras tabelas?
    2º - Seria melhor eu criar campos nessa tabela titular do tipo FK com o id das outras tabelas?

    Abraço a todos do forum... Valeu

    [img][Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Dmpkww[/img]
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1012
    Registrado : 23/09/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty Re: [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  cleverson_manaus 10/5/2015, 00:04


    Ao meu ver, quanto a primeira pergunta não tem porque haver sobrecarga, haja vista, que as solicitações pelas oito tabelas com o campo chave secundaria não ocorrerão todas ao mesmo tempo, acredito eu, mas caso ocorra isso o access tem o bloqueio de registro, e vc já deve ter previsto isto com as "Transações".

    E sendo assim, responde a também a segunda. Acho que vc poderia reduzir o número de tabelas, pois se não estiver enganado, vi vários campos com os mesmo nomes ou tipos em varias tabelas.

    Abraços,

    Cleverson




    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    avatar
    Maria José Soares
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 290
    Registrado : 23/11/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty orientacao-sobre-relacionamento-entre-tabelas

    Mensagem  Maria José Soares 10/5/2015, 01:05

    Cleverson muito obrigado pela sua atenção... Agora clareou um problema que tive recentemente com bloqueio de registros (conforme link abaixo). Eu utilizei essa mesma estrutura e como eu trabalho com esse arquivo compartilhado em rede (Back-End e Front-End) em dado momento todos os usuários ficavam bloqueados; ninguém conseguia fazer nada até o outro terminar a transação. Penso eu com minha humilde opinião que seria melhor eu criar campos FK na tabela pra não acontecer essa situação novamente. Pois minha intenção é trabalhar com essa estrutura em rede.
    Quanto a redução das tabelas, caso eu exugue mais essa estrutura também não tem problema de ficar muito grande algumas tabelas??

    Mais uma vez muito obrigado... Valeu

    https://www.maximoaccess.com/t20471-problemas-com-subformularios
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1012
    Registrado : 23/09/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty Re: [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  cleverson_manaus 10/5/2015, 05:23

    Tenho aplicações em rede, prefiro acessar via DAO com forms desacoplados.

    Quanto a inverter as chaves penso na integridade referencial, caso exista registro órfão, não acho uma boa.

    Sei que mexer nas tabelas depois que a aplicação tá rodando é dose pra leão.

    O ideal seria rever o gerenciamento desse acesso aos dados. Tipo uma rotina que possa ser alterada visando corrigir essa situação.

    Longe de ser um experto, apenas minha opinião.

    Abraços

    Cleverson



    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    avatar
    Maria José Soares
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 290
    Registrado : 23/11/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  Maria José Soares 10/5/2015, 05:49

    Cleverson não conheco essa forma de acesso ao Banco via DAO... Mas achei bem interessante, vo fazer umas pesquisa inclusive aqui no forum pra ver se acho algo semelhante pra mim começar a se familiarizar.. De antemão quero te agradecer muito pela atenção voltada pra minha dúvida. Percebi que vo ter muito trabalho pela frente, e confesso que to tenebrosa com essa situação. Valeu um forte abraço.
    avatar
    Maria José Soares
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 290
    Registrado : 23/11/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  Maria José Soares 10/5/2015, 14:52

    Cleverson bom dia... Vc tem dica de onde eu posso começar a minha busca por Insert via DAO??? Algum exemplo bacana... Abraços
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1012
    Registrado : 23/09/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty Re: [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  cleverson_manaus 10/5/2015, 17:53



    Tem esses exemplos, para dar um pontapé inicial:


    Esse arquivo do mestre Scipione Rodrigues, pra mim foi um divisor de águas, com ele inicie meu contato com o DAO, e daí não parei mais.

    Agradeço muito sua contribuição e seus devidos créditos.

    Scipione:

    - https://www.dropbox.com/s/n1jzs8z41yd20bi/Scipione.mdb?dl=0


    Então, em cima desse exemplo, crie essa aplicação com back e front:

    - Back: https://www.dropbox.com/s/sondtdahdocixc4/SysLab_be.mdb?dl=0

    - Front: https://www.dropbox.com/s/l260kmpaw1vdn66/SysLab.exe?dl=0


    Bons estudos,

    Cleverson




    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    avatar
    Maria José Soares
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 290
    Registrado : 23/11/2011

    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  Maria José Soares 10/5/2015, 19:09

    Kleverson... Boa tarde...

    Valeu meu querido... muito obrigado... e mão a obra né... rsrsrsrsrs valeu...

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas Empty Re: [Resolvido]Orientação sobre relacionamento entre tabelas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 16:35