MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    avatar
    alessandrai
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/08/2015

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  alessandrai 30/8/2015, 07:25

    Olá,

    Novamente, venho aqui para tirar uma dúvida (ainda sobre banco de dados para uma biblioteca escolar).

    Eu tenho um form para cadastro de livro. Neste, tenho um subform com os autores cadastrados.

    O que eu preciso é que ao clicar nos botões “Salvar”, o registro seja salvo na tabela tblAcervo (com o CodigoLivro) e em seguida (ou ao mesmo tempo), salve na tabela tblAutoresDeLivros, relacionando: CodigoLivro como CodigoDoLivro e CodigoAutor (filtrado na combo do subform) como CodigoDoAutor.

    A minha ideia é que mais tarde, seja possível localizar os livros cadastrados pelo nome do autor.

    Cheguei a pensar em cadastrar o nome do autor na mesma tabela do acervo, mas me pareceu mais simples gerar código para os autores tbm, em outra tabela.

    Aceito sugestões quanto a isso, mas de qualquer forma, pretendo usar o mesmo método para relacionar livro emprestado por aluno em uma tabela empréstimo...

    Muito obrigada pela ajuda!

    Segue link do banco
    https://www.dropbox.com/s/9mzh4l9lq3q5zju/autoresdelivros.accdb?dl=0
    Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1636
    Registrado : 17/03/2011

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Re: Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  Cláudio Machado 31/8/2015, 15:37

    Bom dia.
    Cole o código abaixo no botão CmdSalvarNovo

    Código:


    var_CodigoLivro = Forms!FormCadLivro!CodigoLivro
    var_CodigoAutor = Forms!FormCadLivro!subAutores!lstAutores.Column(0)
    var_Autor = Forms!FormCadLivro!subAutores!lstAutores.Column(1)
    var_PrimeiroNome = Forms!FormCadLivro!subAutores!lstAutores.Column(2)
    var_Sobrenome = Forms!FormCadLivro!subAutores!lstAutores.Column(3)
       
        CurrentDb.Execute "INSERT INTO tblAutoresDeLivros (Autor, PrimeiroNome, Sobrenome, CodigoDoLivro, CodigoDoAutor) Values (""" & var_Autor & """,""" & var_PrimeiroNome & """,""" & var_Sobrenome & """,""" & var_CodigoLivro & """,""" & var_CodigoAutor & """)"


    Inclua também na sua tabela tblAutoresDeLivros os campos:

    PrimeiroNome
    Sobrenome
    Autor

    Todos com o tipo Texto para o sistema armazenar mais informações.


    Espero que ajude,
    Saudações cheers


    .................................................................................
    " Nunca cruze os braços diante de qualquer problema ou dificuldade, pois o maior homem do mundo Jesus,  morreu de braços abertos."

    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja  AQUI.
    Não esqueça de clicar no Joinha Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform 90dssg para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    avatar
    alessandrai
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/08/2015

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Re: Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  alessandrai 31/8/2015, 17:56

    Opa, deu certo.
    Muito obrigada!
    Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1636
    Registrado : 17/03/2011

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Re: Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  Cláudio Machado 31/8/2015, 19:39

    Que bom que resolveu Amigo(a)!
    Não esqueça do Joinha.
    Abraço


    .................................................................................
    " Nunca cruze os braços diante de qualquer problema ou dificuldade, pois o maior homem do mundo Jesus,  morreu de braços abertos."

    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja  AQUI.
    Não esqueça de clicar no Joinha Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform 90dssg para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    avatar
    alessandrai
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/08/2015

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Re: Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  alessandrai 31/8/2015, 20:55

    Me desculpem por abrir novamente o tópico.
    Não havia feito outros testes e não percebi que quando eu selecionava um dos autores da lista, a função salvar_novo não funcionava (aparentemente)
    O que pode ser?
    O chamamento da função está como comentário. Pode ignorar o "Verifica procedimento" pq este está no módulo.
    Obrigada
    Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1636
    Registrado : 17/03/2011

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Re: Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  Cláudio Machado 31/8/2015, 21:11

    Não entendi?
    Aqui funciona normal.
    Pode explicar melhor?

    As funções:

    Call Verifica_Preenchimento(Me.Form.Name)
    Call SalvarNovo(Me)

    Devem vir depois do código que lhe passei, pois se forem antes, não armazena as informações das variáveis.


    .................................................................................
    " Nunca cruze os braços diante de qualquer problema ou dificuldade, pois o maior homem do mundo Jesus,  morreu de braços abertos."

    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja  AQUI.
    Não esqueça de clicar no Joinha Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform 90dssg para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    avatar
    alessandrai
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 04/08/2015

    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Re: Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  alessandrai 1/9/2015, 17:54

    Ele salva, mas não executa a condicional da função SalvarNovo.
    Eu imagino que ao selecionar item da lista de autores, o form entende como se não estivesse dirty, executando o else. Salva, abre novo cadastro, mas não pede para confirmar antes.
    Agora, se eu abrir o form, mexer no código e voltar, ele executa. Se eu apenas utilizar o form (sem entrar no código), não acontece nada.

    Complementando: ele salva uns 2 ou 3 cadastros, para depois começar a executar a msgbox da função.

    Complemento 2: quando eu clico primeiro no autor, dá quase certo. Quando digito os dados primeiro, ao clicar no autor, ele já vai ter salvo, entendendo que o form não tá mais dirty.

    Conteúdo patrocinado


    Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform Empty Re: Relacionar duas tabelas em uma terceira a partir de form/subform

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 14:32