MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Não permitir mais de uma informação numa data.

    avatar
    Ixion
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 24/10/2015

    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Ixion 30/10/2015, 00:41

    Oi pessoal, esse é meu primeiro tópico aqui.

    Estou criando um sistema em Access para substituir o Livro de Ocorrências que tem que ser preenchido em todo turno.

    A empresa funciona 24hs e cada dia tem 4 turnos. Em cada turno o funcionário deve preencher um livro padronizado e relatar as ocorrências que aconteceram no turno.

    Na minha tabela, dentre outros campos, eu tenho o campo Data e o campo Turno. Esses campos são alimentados por um formulário que chamei de FRegistros.

    Ao abrir o formulário o campo Data é preenchido automaticamente com a data atual. O próximo campo é o campo Turno.

    O que eu ia pedir aqui é que quando o usuário selecionar o turno que seja feita uma verificação para saber se aquele turno já foi inserido naquela data que é para evitar que o usuário selecione o turno errado sem querer, já que depois que as informações são salvas elas não podem ser editadas em hipótese alguma.

    Só que aí também pensei na possibilidade de alguém selecionar sem querer um turno que não é o que ela está fazendo e que também ainda não existe naquela data.

    Então achei melhor que o turno seja preenchido automaticamente dependendo da hora do relógio do Windows.

    O turno A é das 00:00 às 06:00. Então se o usuário preencher o formulário dentro desses horários o campo será preenchido com "Turno A".

    O turno B é das 06:00 às 12:00. Turno C das 12:00 às 18:00 e turno D das 18:00 às 00:00.
    avatar
    Ixion
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 24/10/2015

    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Re: Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Ixion 30/10/2015, 02:18

    Agora pensei melhor e acho que a idéia de usar o relógio do Windows para preencher o campo não dá certo por causa do horário de verão.

    Acho melhor fazer com que a cada novo registro o campo Turno seja preenchido seguindo uma sequência.

    O primeiro registro seria preenchido com Turno A. Ao criar um novo registro já preencher com Turno B, depois Turno C e depois Turno D e depois voltar para Turno A e seguir esse loop indefinidamente.

    Alguém pode me ajudar nessa? Obrigado.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Re: Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Noobezinho 30/10/2015, 10:51

    Johannes

    Vou tentar te ajudar.

    Vamos primeiro ver sobre esse horário:

    Usar o horário para cada turno, acredito ainda ser o melhor.

    O windows muda automaticamente para o novo horário quando
    for necessário, então isso não é problema.
    A questão nisso ai seria os horários de turno.

    Na primeira mensagem colocou que o
    turno A trabalha 00:00h as 06:00h e assim por diante.
    Existe a troca de turno, ou seja, os turnos se revesam
    nos horários, ou o horário é fixo para cada turno.
    Quando da mudança de horário verão/inverno ou vice-versa,
    como é acertado o horário dos turnos das 18h com o da zero hora(00:00)
    (já trabalhei de turno  Wink )
    Acredito que isso não será o problema se o turno das 18h continuar trabalhando
    até o novo horário  00:00h fazendo 1 hora a mais e o turno da 00:00h 1 hora menos.
    Veja isso com tua empresa.

    Outra coisa, se pretende criar 1 registro para cada turno terá que fazer duas tabelas.

    1 ocorrência para o turno todo --tabela Ocorrências (suposição) - id_Ocorrência - chave primária - numeração automática
    Todas as ocorrências desse turno  - tabela detalhes da ocorrências. - id_Ocorrência-número - inteiro longo
    Isso é uma relação de 1 para muitos  - usando o id_Ocorrência como ligação das duas tabelas.

    Outra coisa, cada turno ou grupo de trabalho tem um supervisor, chefe ou líder de equipe
    que é um cargo de confiança.
    Ele poderá abrir e fechar as ocorrências do turno dele.
    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    avatar
    Ixion
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 24/10/2015

    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Re: Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Ixion 30/10/2015, 15:24

    Oi Noobezinho,

    Eu acho que é melhor fazer o campo Turno seguir sempre uma sequência: Turno A > Turno B > Turno C > Turno D > Turno A...

    O nosso serviço não para nunca, é 24 horas o ano inteiro. Então acho que é mais simples fazer o campo seguir essa sequência pra sempre.

    Se for usar relógio fico à mercê do Windows. O computador que usamos não atualiza o relógio automaticamente no horário de verão porque senão dá problema num programa que usamos lá.

    Ou seja, são vários poréns para usar a solução do relógio. Mas se fizer o campo seguir uma sequência já resolve meu problema.

    Obrigado amigo.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Re: Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Noobezinho 30/10/2015, 15:29

    Certo

    Então. me diga, como você saberá que terminou uma sequência,
    para iniciar outra?


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    avatar
    Ixion
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 24/10/2015

    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Re: Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Ixion 30/10/2015, 22:51

    Eu pretendo disponibilizar o banco de dados para meus colegas usarem durante um tempo como teste. Depois de um tempo vou pedir para minha chefe determinar que uma data para começar a usar Livro de Ocorrências Digital oficialmente. Também será determinado que nessa data a primeira pessoa que vai preencher o formulário será a que estiver no Turno A.

    Daí por diante é só ir seguindo a sequência A B C D A... pois o serviço é ininterrupto e o preenchimento é obrigatório em todos os turnos, ou seja um turno nunca será pulado.
    avatar
    Ixion
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 24/10/2015

    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Re: Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Ixion 31/10/2015, 16:08

    Resumindo eu preciso do seguinte. Tenho um formulário e quero que no campo "Turno" desse formulário à medida que novos registros forem sendo criados que esse campo vá sendo preenchido numa sequência que volta para o início depois do quarto registro, por exemplo:

    Data       Turno
    01/01/15   A
    01/01/15   B
    01/01/15   C
    01/01/15   D
    02/01/15   A
    02/01/15   B

    ...e por aí vai.

    Gostaria de saber se há algum alguma propriedade da tabela ou algum código de formulário que eu possa usar para fazer o campo Turno ter esse comportamento.


    Obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    Não permitir mais de uma informação numa data.  Empty Re: Não permitir mais de uma informação numa data.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 15/5/2024, 15:28