MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Form transparente

    lupe
    lupe
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 458
    Registrado : 15/07/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  lupe 18/5/2011, 19:28

    Boa tarde!

    Criquio,

    gostei muito desse exemplo, porém, gostaria de saber se é possivel adaptar imagem no formato "jpg" e incorpora-la no controle em vez de busca-la na pasta do programa? Assim eu não precisaria enviar as imagens junto com o programa para o usuário final.
    Caso isso seja possivel, gostaria de saber como fazer isso, pois, tentei algumas coisas e não consegui.

    Desde já, obrigado!
    Administrador
    Administrador
    Administrador
    Administrador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 425
    Registrado : 02/11/2009

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  Administrador 18/5/2011, 19:35

    Não postar duvidas nas salas de repositorio.

    Abra sempre um tópico novo na sala apropriada, e faça referencia ao exemplo.

    Nesta caso:
    http://maximoaccess.forumeiros.com/t865-formularios-e-janela-do-access-transparente

    Administrador
    Administrador
    Administrador
    Administrador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 425
    Registrado : 02/11/2009

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  Administrador 18/5/2011, 20:03

    Continue a sua duvida aqui...

    Não abra tópicos repetidos.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  criquio 18/5/2011, 20:51

    Sim, é possível. Basta colocar a imagem como fundo do formulário e no vba do formulário, mudar o nome da imagem, por exemplo o "Camion.bmp" por Me.Picture. Mas lembre-se que incorporar imagens no aplicativo faz ele "engordar" bem mais rápido. Dependendo da imagem, a gordura vira "obesidade mórbida". Se quer fazer isso, aconselho que tenha seu aplicativo dividido em frontend e backend, assim, as tabelas ficam no backend, aonde as imagens não interferem.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    lupe
    lupe
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 458
    Registrado : 15/07/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  lupe 18/5/2011, 21:08

    Criquio,

    depois de incorporar a imagem como fundo do formulario a linha abaixo:

    fInitFormShape Me, "Camion.bmp", RGB(255, 0, 255), CurrentProject.Path

    eu devo mudar para:

    fInitFormShape Me, Me.Picture, RGB(255, 0, 255), CurrentProject.Path

    É só isso que eu devo fazer? Pois, não deu certo...Onde eu errei?
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  criquio 18/5/2011, 22:35

    Eu tinha testado sem renomear o arquivo, por isso funcionou porque o arquivo estava na pasta. Depois vou dar uma olhada no módulo para ver se há como adaptar. Mas eu continuaria usando tudo desvinculado, para evitar problemas de gordura.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    lupe
    lupe
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 458
    Registrado : 15/07/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  lupe 19/5/2011, 18:51

    Ok Criquio,

    vou aguardar se voce conseguiu adaptar. Eu também me preocupava com problema de gordura, só usava imagens vinculadas, mas encontrei num site algumas ferramentas que tornam um projeto Access em arquivos executaveis e essas ferramentas fazem uma verdadeira lipo no projeto, por exemplo, no programa que estou desenvolvendo apos a compilação foi reduzido 80% da gordura. Acredito que voce conheça as ferramentas das quais estou falando, mas se quiser ter certeza me confirme se eu posso informar aqui no forum o endereço do site onde elas estão disponiveis para baixar gratuitamente e também assistir as video-aulas.

    Abraços!
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  vieirasoft 22/5/2011, 12:31

    O Criquio tem razão, deveria continuar a usar tudo desvinculado.

    1- Não existem ainda a possibilidade de transformar o Access num arquivo EXE. Existem algumas ferramentas disponíveis na net que reduzem o peso de uma MDB, simulando depois um exe. Eu e o Criquio já fizemos Craque a duas e uma dela de um conhecido MVP (BR) que ficou tão aborrecido que, recusou até fazer parte de um projecto do qual fui iniciador; a svcsoftwarehouse.com.

    2- Existe um site na net que promete a passagem do Access para VB6 e actualmente penso que para o 8. Se der certo????, aí sim, teriamos um verdadeiro exe, só que não seria em access, mas em VB. Não sei, nunca experimentei, não posso opinar.

    Se está usando essas outras ferramentas que apenas simulam, pois não são reconhecidas pela Microsoft, legal detentora da marca Accesss, deve em caso de dúvida aceder aos detentores desses milagres para as tirar.

    Se fizer o que o Criquio lhe passou, está no caminho certo.
    lupe
    lupe
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 458
    Registrado : 15/07/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  lupe 24/5/2011, 14:12

    Olá amigo Vieira!

    Como voce ja deve ter percebido, ainda sou muito leigo nesse fascinante mundo do Access, do qual sou um amante. Por isso devo agradecer verdadeiramente tudo que é dito por voce. Acredito que as vezes nao sei me expressar tão bem quanto gostaria e por isso os amigos do forum, assim como voce, devem interpretar (em parte) incorretamente o que eu digo. Então, só para esclarecer, os desenvolvedores das ferramentas que falei fazem questão absoluta de deixar sempre bem claro que a intensão deles não é e nunca será esconder que o aplicativo oferecido ao usuario final não foi desenvolvido em Access, pelo contrario, sempre dizem aos seus clientes que o projeto foi desenvolvido em Access e aconselham os desenvolvedores que utilizam as ferramentas a fazerem o mesmo sempre. E eu particularmente assim estou fazendo, inclusive o nome que idealizei para a minha futura empresa de desenvolvimento de programas termina em Access. Passei a me interessar pelo Access há uns 2 anos, nunca fiz nenhum curso de Access ou mesmo de informatica, mas ja aprendi muito aqui no forum e em outros sites que trabalham com o Access. Por isso, sou muito grato a todos.

    Sobre o exemplo com imagens disponibilizado pelo Criquio, pelo que entendo ele não usa imagens desvinculadas, e sim, vinculadas (pelo menos de certa forma). Então o que eu gostaria é de usar imagens incorporadas. Claro que não vou cobrar uma solução para o caso, mesmo porque penso que no forum somos todos comprometidos em ajudar a medida do possivel e nao obrigados a encontrar soluções para as inumeras duvidas que surgem a todo momento. Sendo assim, com todo respeito, só aceitarei este tópico como resolvido quando o Criquio me reportar com uma solução ou me informando que não encontrou uma e, claro, quando algum outro amigo oferecer uma solução.

    Se falei demais, ou algo que não deveria, por favor, notifiquem-me para que eu não volte a repetir o erro.

    Abraço de todos!
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  vieirasoft 24/5/2011, 14:21

    Mas é evidente que não. Só tentei alerta-lo para o facto de existirem falsos milagres. EXE, não existe em Access, além do próprio Access. Muitos o prometem e só deve acreditar no dia em que a Microsoft, tornar um MDB em EXE. Tal dificilmente irá acontecer. O termo exe para ficheiros Aceess, serão sempre enganosos.

    Todos os tópicos são monotorizados pelos Moderadores, logo o meu colega pode a qualquer momento intervir, mesmo que o tópico diga resolvido. O proprietário do tópico também o pode reabrir, neste caso o meu amigo ´pode-o fazer.

    Exemplos provenientes de outros locais e que envolvam direitos de terceiros, muitos deles são pagos para serem utilizados, as dúvidas devem ser tiradas junto dos detentores desses direitos, até porque ninguém melhor que eles para mostrarem todas as opções, com vídeos ou outros meios.

    Abraço e bom trabalho
    lupe
    lupe
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 458
    Registrado : 15/07/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  lupe 24/5/2011, 14:42

    Sabe meu amigo Vieira?!

    O que realmente me agradou nessas ferramentas em questão não foi o fato de afirmarem que elas tornam os projetos desenvolvidos em Access num arquivo "EXE", mas, o fato delas reduzirem consideravelmente o tamanho do programa.

    Nesse caso, continuarei aguardando uma possivel solução para a minha duvida.

    Novamente, meus sinceros agradecimentos a voce. Espero que não deixe de participar das minhas dúvidas, que acredito, serão muitas ainda...rsrs

    Grande abraço!
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  vieirasoft 24/5/2011, 14:46

    Sempre que precisar estarei por aqui, mas reafirmo que aquilo que o meu colega Criquio lhe disse é o certo. O Criquio é muito experiente, nomeadamente neste tipo de situações.

    Disponha sempre que precisar e um forte abraço

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Form transparente Empty Re: [Resolvido]Form transparente

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 17:00