MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Ney Santos
    Ney Santos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 75%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 351
    Registrado : 23/05/2011

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  Ney Santos 23/5/2011, 19:01

    Boa tarde!

    è minha primeira vez nesse forum..

    tenho um sistema roadandoa um certo tempo, e funcionando perfeitamente..
    pelo mmemos a te um mes atras quando um cliente pediu uma alteração que seria para dar baixa na maeria prima utiliza nos produtos.
    Tive que alterar prarticamente todo o cadastro de produtos, ja que a pedido do cliente cada componenente utilizado na confecção do produto teria de ser inserido.
    O que fiz foi criar uma tabela chamada Mat_Prima, nela consta o id da mat.Prima, o nome e o valor.
    Bom no cadastro de produtos alem dos campoos que ja existiam inclui então os seguintes campos:
    Componente e QuantComponente o campo Componente é uma combox que tras as mat. primas cadastradas
    apos selecionado inclui-se a quantidade utilizada.
    Tenho um botão Gravar que se encarrega de gerar o preço de custo do produto.
    Desculpe se estou sendo muito extenso, mas prefiro explicar bem.
    Existem produtos que chegam a utilizar até 18 componentes
    Tudo aqui funciona perfeitamente ao gravar o preço de custo do produto e gerado corretamente.

    Oque preciso agora e não estou sabendo fazer, e dar baixa nessa materia prima na hora em que o produto acabado for colocado no estoque.
    Antes o produto era lançado o estoque atualizado equando feito uam venda, o estoque era baixado automaticamnete.

    Isso continua a funcionar perfeitamente, porém preciso que seja dado a baixa na materia prima quando eu for lançar produtos no estoque: Por exemplo

    Um item utliza 4 arruelas, 2 cabos, 0,40 cm de chapa 18 e 0,70 cm de chapa 20.
    na Hipotese de eu lançar 10 itens desse produto estaria entaão utilizando:
    40 arrelas, 20 cabos 4 mts. de chapa 18 e 7 mts de chapa 20 correto?
    e justamente ess conta que eu não consigo fazer, pois teria que executal e diminuir do estoque mat. prima a quant. utilizada.

    Alguns itens ulizam o mesmo tipo de mat. prima e outros não.
    Espero ter exp´licado bem, preciso muito de ajuda ..
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  criquio 23/5/2011, 19:18

    Esse sistema possui quantas e quais tabelas para o gerenciamento do estoque? Teria uma tabela de entrada de produtos e outra de saída? Ou uma tabela com Entrada, Saída e Estoque? Se for a primeira opção, seria algo assim, supondo que você usa RecordSet para gravar os registros:

    rs("Estoque") = DLookup("Entrada", "tblEntrada", "Código=" & Me!Código) - DLookup("Saída", "tblSaída", "Código=" E Me!Código)

    Se for a segunda opção:

    rs("Estoque") = rs("Entrada") - rs("Saída")

    Ou ainda, se for formulário vinculado e você tiver todos os campos no formulário, seria algo assim, no evento "Após atualizar" do campo Saída:

    Me.CampoQuantidade = Me.CampoEntrada - Me.CampoSaída

    Isso vai variar dependendo da estrutura do seu aplicativo e da forma de registro dos dados, mas é por aí.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Ney Santos
    Ney Santos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 75%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 351
    Registrado : 23/05/2011

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  Ney Santos 24/5/2011, 13:16

    Bom dia!

    Não entendi bem sua explicação, mas agradeço..
    Na tabela dos produtos tambem fica gravada a quantidade disponivel, seria isso um erro?
    A tabela materias prima é separada.
    NO form cadastro de produtos, eu lanço a materia prima e quantidade utilizada..
    Campos da Tbl Mat. Prima( Na verdade a tabela tem o nome de "Chapas")
    CodChapa;Descricao;Preço;Disponivel;Alocado;Qtdade.
    Explicando o campo Disponivel e o resuldado de [Qtdade]-[Alocado]
    Oque me faz quebrar a cabeça é eu não conseguir fazer um relacionamento entre as tabelas, pois como expliquei anteriormente tem produitos que utilizam até 18 tipos de materias primas diferentes..
    cheers
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  criquio 24/5/2011, 13:19

    Eu não sei como funciona o esquema. Seriam subprodutos de um produto? Dá para esquematizar como funciona a lógica?


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Ney Santos
    Ney Santos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 75%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 351
    Registrado : 23/05/2011

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  Ney Santos 24/5/2011, 17:49

    Funciona assim:

    ID PRODUTO
    DESCRIÇÃO PRODUTO

    COMPONENTE1 ... QUANT. ...

    COMPONENTE2 ... QUANT. ...

    COMPONENTE3 ... QUANT. ...

    COMPONENTE4... QUANT. ...

    E assim vai, cada componente é um item da tabela chapas( MAT. PRIMA)
    Um produto utliza 4 arruelas, 2 cabos, 0,40 cm de chapa 18 e 0,70 cm de chapa 20.
    na Hipotese de eu lançar 10 itens desse produto estaria entaão utilizando:
    40 arrelas, 20 cabos, 4 mts. de chapa 18 e 7 mts de chapa 20 correto?
    e justamente ess conta que eu não consigo fazer, pois teria que executal e diminuir do estoque mat. prima a quant. utilizada.

    Editado pelo Moderador Dilson - Data/hora: Qui Maio 26, 2011 11:36 am - Motivação: Uso indevido de letras maiúsculas, vide regra n° 12


    Ney Santos
    Ney Santos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 75%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 351
    Registrado : 23/05/2011

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  Ney Santos 26/5/2011, 12:39

    alguem tem uma ideia to ficando desesperado..
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  criquio 26/5/2011, 12:44

    Amigo, o funcionamento do processo ainda se encontra em estado dúbio para o nosso entendimento de como deve ser operado. Quantas tabelas você possui envolvidas no processo? Teria que ter tabela para produtos e para componentes para fazer os relacionamentos. É assim que está ou não?


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5077
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  Silvio 26/5/2011, 13:56

    Bom dia todos....
    Caro Ney Santos, que tal mandar as tabelas desse banco ? ficaria mais simples para analisarmos esses eventos e vermos as entidades neles...
    Por favor, em formato 2003
    Ney Santos
    Ney Santos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 75%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 351
    Registrado : 23/05/2011

    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty RESOLVIDO

    Mensagem  Ney Santos 7/6/2011, 13:34

    Bom dia!

    Em respeito e consideração pelas resposta aqui a minha duvida, informo que resolvi o problema da seguinte forma:
    Criei uma consulta que cria uma tabela, usando como paremtro um determinado produto, cujo filtro é o id do produto informado no form onde se faz o lançamento de entrada de p´rodutos para estoque.
    Deposi criei 18 consultas de atualização todas iguais, a diferença é que o relacionamento entre as duas tabelas vai mudando na pois como relatei anteriormente cada produto che ter ate 18 materias primas em sua composição.
    de forma que ficou assim:

    Cons. At_prima1 Campos relacionados : Tb. Produtos Campo Mtprima1 relacionado a Tab. Mat. Prima no campo IdMatPrima
    Cons. At_prima2 Campos relacionados : Tb. Produtos Campo Mtprima2 relacionado a Tab. Mat. Prima no campo IdMatPrima
    e assim em todas as 18 consultas.
    Por ultimo uma outra consulta de atuliação que diminui a quantidade usada de cada materia da que existye em estoque.


    Obrigado a todos pela atenção..

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Baixar estoque materia prima Empty Re: [Resolvido]Baixar estoque materia prima

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 12:28