MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 2/2/2017, 12:16

    Pessoal, no meu BD tenho um frmDados ao qual estão vinculados os frmPeculiaridades e frmEventos.
    No frmDados, inseri dois botões para depois de inserir os dados da pessoa, pudesse inserir sua peculiaridades e os eventos nos quais estivesse envolvido.
    Ocorre que antes os forms frmPeculiaridades e frmEventos estavam em abas no frmDados e funcionavam normalmente.
    Agora, com os botões no frmDados, com evento de abrir cada subform individualmente, não estou conseguindo.
    Ou seja, no frmDados, criei dois botões, sendo um para frmPeculiaridades e outro para frmEventos, ao clica-los, os respectivos forms se abrem para inserir seus dados.

    Em anexo cópia do BD.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  CassioFabre 2/2/2017, 12:21

    Bom dia,

    No evento Ao Abrir do formDados coloque:
    Código:
    frmPeculiaridades.Visible = False
    frmEventos.Visible = False

    No botão que abre o formPeculiaridades coloque:
    Código:
    frmPeculiaridades.Visible = True
    frmEventos.Visible = False

    No botão que abre o formEventos coloque
    Código:
    frmPeculiaridades.Visible = False
    frmEventos.Visible = True

    Abraço.
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 2/2/2017, 14:23

    Quando eu clico em Salvar no SubForm, aparece a mengem mostrada na imagem a seguir:
    [img][Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal 331ojd1[/img]
    O problema é que quando os subForms estavam em abas do formPrincipal funcionava corretamente.
    Minha intenção é que os frmPeculiaridades e frmEventos se abram como uma espécie de Popup e após salvar os registros, elas se fechem.
    As tabelas tblPeculiaridades e tblEventos estão relacionadas através de suas IDs com a tabela tblDados.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  CassioFabre 2/2/2017, 14:35

    Boa tarde,

    Se quer apenas que eles abram e não estao dentro do formulario principal então desconsidere minha ultima mensagem. No clique dos respectivos botões, coloque:

    No botão que abre o formPeculiaridades:
    Código:
    DoCmd.OpenForm "frmPeculiaridades"

    No botão que abre o formEventos coloque
    Código:
    DoCmd.OpenForm "frmEventos"

    Abraço.
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 2/2/2017, 16:24

    CassioFabre, valeu pela força.
    O comando para abrir eu sei.
    O que não consigo é inserir ou alterar um registro nos referidos forms.
    Na imagem do post anterior se vê a mensagem de erro.
    pcnet
    pcnet
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 302
    Registrado : 16/12/2015

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  pcnet 2/2/2017, 16:48

    Boa tarde,
    Tenho estado a acompanhar a sua questão.
    Eu creio que a sua dúvida está relacionada com a mesma que tive à uns tempos atrás.
    Alterei o seu exemplo conforme interpretei a sua questão.
    Fiz uma pequena alteração nos relacionamentos e introduzi códigos nos botões e nos Subforms ao "Abrir".
    O mestre CassioFabre é grande máquina em Access, poderá intervir para melhorar se a solução for diferente.

    AcervoFotograficoDelegacia - Cópia

    Cumprimentos
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 2/2/2017, 18:05

    pcnet, infelizmente ainda continua com a mensagem de erro.

    Estranho, porque pelo que compreendi, o ACCESS informa que o registro dos frmPeculiaridades e frmEventos, precisam de um registro na tblDados. Mas existem os relacionamentos nas tabelas.

    Minha intenção é simples:

    Tenho um tblDados onde insiro os dados pessoais, os quais, por serem únicos, permanecem na mesma tabela.
    Como cada pessoa por ter mais de uma Peculiaridade como tatuagens, amputações, deformidades, criei uma tabela(tblPeculiaridades) para isso. Igualmente à tabela tblEventos, já que uma pessoa pode estar envolvida em vários eventos.
    Criei um relacionamento ligando as tblPeculiaridades e tblEventos à tblDados.
    Para inserção dos dados, criei um formulário para cada tabela: tblDados, tblPeculiaridades e tblEventos
    Enquanto os frmPeculiaridades e frmEventos foram inseridos no frmDados como subFormulários em uma aba para cada, o programa funcionou perfeitamente.
    Agora, pretendia substituir as abas por botões correspondentes, ou seja, após inserir os dados pessoais, bastaria clicar no botão Peculiaridades ou Eventos, para que o form relativo se abrisse no modo Popup, os dados fossem nele inseridos e após clicar no botão Salvar, a tabela correspondente existente no frmDados se atualizasse de forma a exibir os registros.


    Desculpem o texto cansativo, mas foi a única maneira de expor minha dúvida.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  CassioFabre 2/2/2017, 18:20

    Boa tarde,

    Pelo que andei verificando, o Access não está reconhecendo o campo relacionado nas duas tabelas. Por exemplo, se for o campo código, o Access não está encontrando o mesmo valor nas duas tabelas para fazer o relacionamento. Verifique este buraco.

    Ps.: tipo de problema que não existe em formulários desacoplados.

    Abraço.
    pcnet
    pcnet
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 302
    Registrado : 16/12/2015

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  pcnet 2/2/2017, 21:16

    Boa noite,

    A deficiência que eu encontro na criação de um novo Evento e uma nova Peculiaridade é que vai gerar um novo registo, que deixa o ID_Dados sem relação ao registo inicial.

    Se o ID_Dados for introduzido manualmente ele mantém-se e deixa guardar o novo evento ou peculiaridade.
    Será necessário no botão criar novo registo um código para o manter no registo inicial.

    Creio que a solução seja por aí... Andei às voltas, mas não consegui resolver.

    Acho que o mestre CassioFabre consegue dar uma mãozinha.

    Cumprimentos
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  CassioFabre 3/2/2017, 10:05

    Bom dia,

    Como falei na minha mensagem anterior, o Access não está encontrando o campo que você relacionou nas tabelas. Explico:

    Voce relacionou o campo Código da tblDados com os campos Código_Id_Dados_Eventos e Código_Id_Dados_Peculiaridades das respectivas tabelas. Até aí tudo certo. Porém, quando você voce vai salvar um evento ou peculiaridade nova, em nenhum momento você informa ao Access qual é o Código para o qual você está salvando aquele registro, aí o Access acusa erro porque se você tem numa tabela um campo que está relacionado com um campo de outra tabela, este campo jamais poderá ser vazio ao salvar um novo registro. Felizmente a solução pra isso é muito simples e não requer quase esforço nenhum.

    Primeiro eu criei no formulário frmEventos um campo de nome txtCodigo e em sua fonte de controle coloquei o campo Código_Id_Dados_Eventos da tabela tblEventos.

    Depois, no evento Ao Clicar do botão btnNovoEve coloquei o seguinte trecho abaixo do GoToRecord:
    Código:
    Me.txtCodigo = Forms!frmDados!Código

    Obviamente estou supondo que jamais você abrirá um novo evento/peculiaridade sem ter o frmDados aberto antes.

    Fiz isso apenas para o form eventos, então você deve repetir para o peculiaridades. Estou enviando um modelo em anexo, porém eu tive que realocar os campos pois o formulário não estava cabendo no meu monitor, então está tudo meio bagunçado  Very Happy

    Se não tiver entendido minha explicação, só falar porque o mais importante aqui não é simplesmente ter resolvido o problema, é você entendido o porque dele e como foi resolvido.

    Abraço.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Silvio 3/2/2017, 10:47

    Se me permitem um pitaco.

    Relacionamento...é tudo.

    A tbldados está ligada, ao meu ver, erroneamente a tblPeculiaridades.

    Veja as imagens abaixo e refaça as mudanças se necessária.

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal 2mev2c0

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal 25g7ax3


    É de bom tom, sempre haver uma chave primária e um chave estrangeira.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  CassioFabre 3/2/2017, 10:51

    Bom dia,

    Silvio tem razão, eu não havia visto isso pois apenas mexi na tblEventos. A tblPeculiaridades deve ser alterada como ele disse.

    Abraço.
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 3/2/2017, 11:36

    Obrigado, pessoal!!!

    Vamos lá, com relação ao modelo do CassioFabre, o problema gerado é que para os dados da tblEventos ficarem salvos, estouo precisando inserir o código do registro tblDados de maneira manual...o que me causará problemas futuramente.

    Já com relação as orientações do Silvio, ao salvar os dados das tblPeculiaridades etblEventos, estes não ficam relacionados com os respectivos registros da tblDados.

    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Silvio 3/2/2017, 11:52

    Bom..como não há dados inseridos no exemplo, gentileza passa uma "receita de bolo" de como cadastrar ou seja faça um passo a passo para que compreendamos a lógica do teu sistema e assim a vermos onde está ocorrendo o erro. Seja detalhista nesse passo a passo.

    Grato.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  CassioFabre 3/2/2017, 12:01

    Bom dia,

    O modelo que passei pega automaticamente o codigo do formulario frmDados quando tiver um registro selecionado e passa automaticamente para o campo do frmEventos, ou seja, não precisa preencher nada manual. Como chegou nessa conclusão?

    Abraço.
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 3/2/2017, 12:38

    Silvio,
    1-Botão Novo - Abre o frmDados para inserir os dados pessoais
    2-Botão Peculiaridades - Abre o frmPeculiaridades para inserção de eventuais tatuagens, manchas, deformidades, etc
    3-Botão Eventos - Abre o frmEventos para inserçãos das ocorrências que porventura a pessoa se envolveu
    Cada frm tem origem em tabelas que levam o mesmo nome.

    CassioFabre,
    No seu exemplo, após inserir uma nova pessoa, quando fui salvar um evento, o campo código.txt estava em branco, gerando um erro.
    Funcionou somente após eu mesmo inserir o número referente ao código do registro na tblDados.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Silvio 3/2/2017, 13:07

    Veja se isso que precisa.

    Fiz algumas alterações no teu sistema.

    1- criação de consultas ( QyrEventos e Peculiaridades)
    2- criação de rotinas ao carregar formulários.
    3- criação do campo " código" na TblEventos e TblPeculiaridades
    4- refeita as relações de tabelas.

    Em tempo procure melhorar a estética dos teus formulários usando ícones menores, 32px por exemplo, e diminuir o tamanho dos mesmos.    Outra coisa deixar esses formulários como movível.
    Note nos formulários eventos e peculiaridades que contém o campo ( código ) da tbldados.  É onde ocorre a ligação entre as tabelas.

    Jamais use a tabela para criar as listbox, use sempre uma consulta, pois assim poderá fazer vários filtros de formas diferentes.

    Bons estudos.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    pcnet
    pcnet
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 302
    Registrado : 16/12/2015

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  pcnet 3/2/2017, 15:07

    Olá caros amigos,

    No sistema que estou a tentar montar para mim tenho os meus formulários a funcionar da mesma forma.
    Tenho um formulário principal e vários subformulários que acedo através de botão.

    A diferença é que dentro desses subformulários tenho subformulários acoplados que me permitem adicionar os registos necessários.
    Por essa causa não enfrentei esta dificuldade de dar erro ao adicionar novos registos.

    Como pensei estar a trabalhar mais ou menos da mesma forma tentei auxiliar o nosso amigo Veríssimo.
    Infelizmente não tenho conhecimentos para continuar a participar neste tópico, mas vou acompanhá-lo até ao fim, pois interessa-me bastante.

    Amigo Veríssimo você está em boas mãos, os mestres CassiFabre e Silvio são grandes máquinas (,")

    Cumprimentos a todos
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 3/2/2017, 17:13

    Amigos,

    Com vossas ajuda, consegui chegar próximo de meu intento.

    Agora os frmPeculiaridades e frmEventos estão relacionados com o frmDados, através de suas tabelas, conforme se vê nos campos Código de cada form o número correspondente da tblDados.

    Só não consegui ainda fazer com que os registros nos frmPeculiaridades e frmEventos sejam salvos, relacionando seus dados com o frmDados.


    PS. Silvio, ainda estou estudando as mudanças que fez no seu exemplo.


    Desculpa, pessoal, havia anexado ao arquivo sem as Chaves Estrangeiras. Atualizei agora.
    Veríssimo
    Veríssimo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 296
    Registrado : 07/06/2011

    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Veríssimo 13/2/2017, 13:48

    Com a grande ajuda do mestre Avelino Sampaio, consegui resolver meu problema:
    No botão para chamar o formulário Eventos do formulário frmDados vc tem que passar o valor do campo Código (chave primária), da tabela Dados:
    Private Sub btnEventos_Click()
    DoCmd.OpenForm "frmEventos", OpenArgs:=Me!Código
    End Sub
    e no evento ao abrir do frmEventos:
    Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
    Me!Código_Id_Dados_Eventos.DefaultValue = Me.OpenArgs
    End Sub
    Para o formulário Peculiaridades é só realizar o mesmo procedimento.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal Empty Re: [Resolvido]Abrir subForms com botões no formPrincipal

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 01:46