MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Validar campo item à classificação do item

    avatar
    VitorGustavo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 05/07/2017

    Validar campo item à classificação do item Empty Validar campo item à classificação do item

    Mensagem  VitorGustavo 5/7/2017, 18:31

    Boa Tarde,

    Eu sou completamente iniciante no access não tenho experiencia com banco de dados, tenho experiencia com excel e vba no excel. Estou querendo migrar um sisteminha que fiz no excel para o access, então devo ter muitas dúvidas pela frente.

    Eu não sei se minha dúvida se aplica a tabela ou a formulário, postei em tabela me desculpem se fiz errado.

    O que estou elaborando é um sistema para registrar as compras da empresa.

    Existe um formulário principal (solicitação de compras) que alimenta duas tabelas:

    -A primeira tabela, "Tabela_Solicitações", com os dados de cada solicitação (solicitante, data pedido, data necessidade e etc).
    -A segunda tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" com os vários insumos que compõe a solicitação, os quantitativos que estão sendo solicitados e etc.

    Elas tem um relacionamento 1 para vários.

    Todos os insumos que podem compor a tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" estão cadastradas em outra tabela "Tabela_Cadastro_Insumos" eles são classificados por categorias.

    São centenas de insumos por isso eles tem que ser separados em categorias.

    Quando eu vou colocar um novo registro na tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" eu vou selecionar o insumos que estão sendo solicitados, porém eu gostaria de selecionar primeiro a categoria para que no campo ao lado ele me permita selecionar os insumos daquela categoria. Tem que ser assim se não fica complicado achar um determinado insumo em uma lista enorme.

    No excel eu resolvi isso criando uma lista para cada categoria de insumo, e no meu formulário utilizei a função =Indireto() no campo que seleciona o item vinculado ao campo que selecionei a categoria.

    No access me parece fazer mais sentido ter uma tabela com todos os insumos e não uma tabela para cada categoria de insumo como eu tinha no excel, mas na hora que eu for entrar com esse dado no formulário de solicitação eu não faço ideia como vou fazer para que baseado em um campo ele me mostre opções diferentes no outro campo.

    Minha dúvida é tem como eu fazer isso? Eu vou resolver isso com uma regra de validação no campo insumo da tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" ou vai ser com uma regra que vou aplicar no formulário de solicitação?

    Espero que tenha ficado claro, desde já agradeço a ajuda.

    Se tiverem criticas a forma que estou estruturando as tabelas do meu banco de dados serão muito bem vindas, pois realmente estou um pouco perdido.

    Obrigado.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Validar campo item à classificação do item Empty Re: Validar campo item à classificação do item

    Mensagem  Dilson 11/7/2017, 22:15

    Olá Vitor seja bem vindo !

    A sua lógica está boa. A maneira como montou e como acha que tem que ser está correto.

    Eu imagino que está trabalhando com form e subform encadeados pelos campos pai e filho do subform. No subform você tem duas combos: Categoria e Insumos. Você poderia fazer uma tentativa usando sql no evento ao receber foco da combo Insumos assim:

    Dim strSQL As String
    strSQL = "SELECT NomeInsumos FROM SuaTabelaInsumos " _
    & "WHERE " _
    & "id_categoria_chaveestrangeira =" & Me!Campo_que_tem_o_id_categoria_chaveprimaria " _
    & "ORDER BY NomeInsumos;"
    Me!NomeDoControleComboBoxInsumos.RowSource = strSQL


    Basicamente esse SQL vai selecionar na combo Insumos todos os registros que coincidam com o id da categoria selecionada ao lado.


    avatar
    VitorGustavo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 05/07/2017

    Validar campo item à classificação do item Empty Re: Validar campo item à classificação do item

    Mensagem  VitorGustavo 12/7/2017, 14:28

    Dilson, Bom Dia !!

    Eu estava com muita urgência para entregar essa planilha e acabei desenvolvendo de uma solução que para meu conhecimento seria mais rápido.

    Eu já tinha programado essa planilha utilizando o excel como formulário e também como banco de dados.

    O principal motivo que estava migrando para o access é que ela tinha que ser utilizada multiusuário, e era muita informação nas tabelas de solicitação, e insumos_solicitação para utilizar o excel como banco de dados.

    A solução que eu fiz foi manter o formulário no excel que já estava pronto porém agora gravando as solicitações e o seu conteúdo dentro do access.

    Dessa forma tornando a multiusuário.

    A lista dos cadastros dos insumos é relativamente grande mas é algo que não cresce mais muito, e tem um tamanho que não tem tanto problema ficar dentro de uma planilha separada do excel, então eu mantive os cadastros dentro do excel levando apenas o conteúdo das solicitações para o banco de dados, assim consegui continuar utilizando a função indireto do excel para resolver o problema levantado.

    De toda forma a maneira que você orientou ficaria melhor pois levaria os cadastros dos insumos para dentro do banco de dados também, sua orientação vai me ajudar, agora que já deixei a planilha rodando vou poder com mais calma trabalhar em melhorias. Te agradeço também pelo posicionamento quanto a minha estrutura utilizada.

    Obrigado.




    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Validar campo item à classificação do item Empty Re: Validar campo item à classificação do item

    Mensagem  Dilson 12/7/2017, 14:48

    Separe à parte um modelo e vá implementando aos poucos. Do momento que estiver funcionando a contento você poderá migrar a solução existente Excel/Access para Access/VBA. O Access é poderoso quando combinado com o VBA.

    Bom estudo e trabalho!

    Conteúdo patrocinado


    Validar campo item à classificação do item Empty Re: Validar campo item à classificação do item

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 15:35