MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Não consigo manipular campos que estão Null / vazio

    avatar
    brunoluan
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 28/10/2017

    Não consigo manipular campos que estão Null / vazio Empty Não consigo manipular campos que estão Null / vazio

    Mensagem  brunoluan 28/10/2017, 01:21

    Olá!

    Tenho um aplicativo em Access que integra vários processos no meu trabalho.
    Essa semana fiz um módulo para controlar materiais que devem ser reembolsados as empresas contratadas que compraram o material.

    Tenho um form com guias (esse é o nome?) e em uma das guias tenho um subform que é preenchido cada vez que é utilizado um material.
    Esse preenchimento tem como referência uma única tabela.

    Fiz uma consulta que confronta duas tabelas: 1 com as compras de material e 1 com a tabela de utilização de material.

    Nessa consulta eu não consegui de maneira nenhuma calcular saldo quando não há utilização. Ou seja, caso eu tenha comprado 10 unidades de X e utilizado 3, a consulta retorna o saldo de 7 para esse material. Já se eu comprei 15 de Y e ainda não utilizei nenhum, minha consulta retorna o campo em branco.

    Meu problema é que eu quero usar esse saldo no primeiro subform que comentei. Ou seja, sempre que eu vou registrar o uso de um material eu quero apareça quanto é meu saldo assim que eu o selecionar no cbbox.

    O aplicativo está funcionando lisinho, só tenho problema quando não há utilização. Aí meu saldo é null e não consigo mostrar que existe saldo (=quantidade comprada).

    Já tentei de várias formas alterar o saldo null para saldo = quantidade comprada mas nenhuma funcionou.

    Tentei colocar um Seimed na consulta e ele não funciona.
    Tentei colocar um select case ou um if por vba e também não funciona.
    Inclusive coloquei um if saldo = null then msgbox "saldo deu null" e simplesmente não recebo essa msgbox.

    Que mistério é esse???
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7938
    Registrado : 15/03/2013

    Não consigo manipular campos que estão Null / vazio Empty Re: Não consigo manipular campos que estão Null / vazio

    Mensagem  Alvaro Teixeira 28/10/2017, 11:49

    Olá Bruno,
    Tente com a função nativa do Access NZ([seuCampo],0)
    Abraço

      Data/hora atual: 27/7/2024, 10:07