MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável

    avatar
    miguel.serra
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 20/01/2011

    Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável Empty Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável

    Mensagem  miguel.serra 15/3/2018, 12:35

    Olá a todos!

    Tenho alguns casos de tabelas com relacionamentos "muitos para muitos", onde há tabelas intermediárias "conectando" duas ou mais tabelas

    Naturalmente, preciso fazer as consultas para que os formulários sejam populados com todos os dados.

    Mas isto torna a consulta não atualizável e, pra editar, não consigo fugir de programação.

    Até que é tranquilo se os campos são modificado por combobox, pois basta programar um evento que atualiza a tabela mãe e, depois, dá um requery (a grosso modo)

    Contudo, há campos que são texto puro e a bendita consulta não permite fazer nada com os dados no formulário. Ficam estáticos.

    Abrir popup é uma solução, mas, convenhamos, nada como alterar os dados diretamente no formulário....

    Alguém teria uma boa alternativa? Tipo uma máscara de caixa de texto transparente sobre o local, onde, ao clicar, ela captura o texto debaixo, e torna ele "editável". Ao abandonar a caixa, ele atualiza a tabela mãe e dá o requery

    Desde já agradeço!



    avatar
    miguel.serra
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 20/01/2011

    Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável Empty Re: Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável

    Mensagem  miguel.serra 15/3/2018, 12:51

    Este fórum é demais!

    Até para pensar sozinho (Divagar) ele ajuda. A ideia da máscara veio na hora em que eu estava escrevendo.

    Resolvi testar e dá certo!


    Se alguém precisar, segue o código: (O Me.masc_ano é a máscara transparente)

    Dim str_id As String
    str_id = Me.[ID]
    DoCmd.SetWarnings False
    DoCmd.RunSQL "UPDATE pendencias Set ano = " & Me.masc_ano & " WHERE id = " & str_id
    DoCmd.SetWarnings True
    Me.masc_ano = ""
    Me.Requery
    Me.RecordsetClone.MoveFirst
    Me.RecordsetClone.FindFirst "[id] = " & str_id
    Me.Bookmark = Me.RecordsetClone.Bookmark

    Abraços!
    avatar
    miguel.serra
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 20/01/2011

    Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável Empty Re: Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável

    Mensagem  miguel.serra 16/3/2018, 15:08

    Retorno aqui!

    A máscara não recupera o texto debaixo, o que dificulta edições de dados grandes eventualmente contidos em um campo

    Haveria alguma solução do tipo:

    Código:
    Private Sub txt_wp_obs_BeforeUpdate(Cancel As Integer)

    Captura o texto novo/alterado
    Faz um UPDATE com ele na tabela mãe
    Descarta a alteração na field, para evitar o erro (com o back-end no Mysql, ele aparece erro)
    Dá um requery

    End Sub

    Obrigado!

    Conteúdo patrocinado


    Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável Empty Re: Opção de Formulário Contínuo editável para uma consulta não editável

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 12/5/2024, 12:08