MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


+2
caiosouza
blonde85
6 participantes

    Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    blonde85
    blonde85
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/03/2018

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  blonde85 24/3/2018, 15:30

    Bom dia!!!

    Preciso da ajuda de vcs... bounce  bounce  bounce

    Tenho um banco de dados, com várias tabelas relacionadas.

    No formulário principal, existe o campo para cadastro, por ex "cadastro de produto", e antes disso tem o campo de código. O código é gerado automaticamente pelo Access.
    Ocorre que, agora, do nada, ele pula código automático, por ex, cadastrei o 1890 e o próximo já pulou para 1892. Depois, mais adiante, aconteceu denovo, do 1905 por ex pulou para 1907.

    O problema é que tipo, na barra do programa embaixo, aparece, por ex, quando sai do 1890, no formulário, pulou para o código 1892, mas na barra em baixo ainda aparece como 1891, seguindo a ordem normal.

    Não posso perder os dados que estão cadastrados, ali, então não posso "zerar" o banco de dados, até porque tenho mais 1500 cadastros e todos relacionados com outras tabelas, então não sei como resolver.

    Tem como corrigir esse erro de pular código???

    Outro detalhe... fazer backup do banco de dados com frequencia é suficiente? ou vcs tem alguma outra dica de segurança para me repassar?


    Obrigada!
    caiosouza
    caiosouza
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 419
    Registrado : 05/12/2016

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  caiosouza 24/3/2018, 16:24

    Boa tarde,

    Verificou no formulário de inserção de dados nessa tabela como ta o tratamento caso o usuário desista de criar um novo registro?
    Por ex. se eu abro um form como Novo Registro e insiro algum dado no campo, automaticamente já gera o id. caso eu desista o cód. desfaz o registro na tabela, porém o id não se desfaz...

    Entendeu?


    .................................................................................
    Caio Souza

    Engenheiro de Software
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3226
    Registrado : 13/12/2016

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  Alexandre Fim 24/3/2018, 16:54

    Ola Blonde85,

    Por gentileza, poste seu banco de dados para que o fórum analise e busque uma solução.
    Grato.

    Att,

    Alexandre
    blonde85
    blonde85
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/03/2018

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  blonde85 25/3/2018, 15:16

    Bom dia.

    Alexandre, não tenho como postar o banco de dados pq nesse meu caso tem sigilo dos cadastros.

    Caio Souza, com relação a "desistir" do cadastro, parece que não aconteceu isso, simplesmente o banco de dados teria "pulado" o código. Eu não uso o BD, apenas desenvolvi, mas a pessoa que usa me disse que simplesmente "pulou", quando ela foi digitar o próximo campo depois desse código automático, aconteceu isso... é difícil saber com detalhe como aconteceu pq não sou eu q uso o BD e eu não estava junto, mas a princípio, o BD teria feito isso "do nada".

    Alguém já viu isso acontecer? Alguém pode me ajudar? E, principalmente, alguém sabe como faço para corrigir esse problema? rs No caso, retornar esse código e fazer o banco numerar novamente corretamente?

    Não sei o que pode ter sido mas o problema é que não posso "restaurar" esse BD do zero pq tem mto cadastro já, mais de 1500.

    Agradeço a ajuda Embarassed Smile

    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  Noobezinho 25/3/2018, 16:18

    Josiante


    O que precisamos é da tabela/Consulta e do formulário para analisar.

    Não queremos o registros do teu cliente e sim que você separe  o que disse acima, e

    coloque registro fictícios.

    Agora...

    Se ainda não testou para ver se o erro não está naquela peça que fica na frente do teclado...

    Sugiro o seguinte: Teste você,  faça uns 15 registro,  só  preencha o primeiro campo, pois é um teste

    para ver se está pulando mesmo, o que eu duvido muito.

    Como você disse, que na barra de navegação a ordem está correta...

    Bem se nos 15 registros que vc adicionou pra testar não deu erro, melhor fazer de uma outra maneira:

    Só salvar o registro na tabela quando o usuário tiver certeza disso, com mesangem (Deseja salvar?).

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    blonde85
    blonde85
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/03/2018

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  blonde85 1/4/2018, 00:03

    Nooobezinho,

    entendi o que você disse, vou tentar fazer o teste.

    Pergunta: Se por ex você formata o campo do código automático com certa formação, ex "000.000.00-00", e a pessoa não respeita isso, digitando de outra forma, isso pode gerar esse erro, de "pular" de código?

    Outra pergunta: Tenho como recuperar esse código perdido e arrumar daqui pra frente pra ficar certo, sem ter que deletar/perder nenhum registro?

    Obrigada!
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty PRECISO DE AJUDA! Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  toyebom 1/4/2018, 00:10

    Se formatares a mascara de introdução não é possível colocar de outra forma a não ser na própria tabela ou na extrutura, agora se for de escrita livre ai sim é possível.
    Poderás ter é entrado no form e gerado numero e saído sem colocares mais dados ficando os outros campos em branco o que pode originar esse erro uma vez que podes ter alguma linha que oculte o registo se não tiver algum campo preenchido por exemplo.


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  Noobezinho 1/4/2018, 00:45

    Josiane

    Código não se digita, ele deve ser automático para evitar exatamente isso que está dizendo, erros.

    Se está utilizando essa formatação "000.000.00-00", então teu código não é automatico, acredito que

    esteja usando o método Dmax() para automatizar o código?

    Se não, deve usá-lo.

    Seria bom, explicar como é preenchido esse código, o que significa cada grupo de dígitos.


    Aguardo





    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    blonde85
    blonde85
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/03/2018

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  blonde85 1/4/2018, 15:55

    Noobezinho, desculpa, eu que não fui clara.

    Quando falei sobre o formato "000.000" por ex e se a pessoa não "respeita" esse código e digita de outra forma, se isso pode fazer "pular" o código, não é o código automático que me refiro.

    Por ex, no meu formulário, a primeira caixa que tem é a do código automático, que ngm pode alterar.

    Mas meu segundo campo, que é o "código do produto", ele tem uma formatação pré-definida... e percebi que os usuários do meu BD digitavam por ex "782" apenas quando o campo todo estava com formatação prevista para "000.000" por ex.

    Ou seja, o que falei que tem a formação pré-definida é o "código do produto" que é a pessoa quem alimenta no BD, não o campo do código automático do Access.

    Minha dúvida era se isso pode causar algum erro no código automático... de pular assim...


    mas meu maior problema é retornar a funcionar novamente os códigos na ordem... pq está pulando do 1290 pro 1292 e gostaria de recuperar esse código automatico perdido, sem perder nada do cadastro. Tem como?

    Obrigada.
    blonde85
    blonde85
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/03/2018

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  blonde85 1/4/2018, 15:56

    Toyebom, eu também suspeito que a pessoa tenha feito isso.
    blonde85
    blonde85
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/03/2018

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  blonde85 1/4/2018, 22:19

    Noobezinho, olha só! cat

    Estava agora testando aqui, e fiz o seguinte, gostaria de uma opinião.

    1. Retirei as relações das tabelas;
    2. Fui até a tabela principal, removi a chave primária da minha coluna de código automático e, depois, removi a coluna do código automático;
    3. Inseri ela novamente, e também reapliquei a chave primária e fiz novamente as relações.

    Pelo que testei, a numeração foi corrigida!


    Sabe me dizer se já fez algo parecido com isso?


    PS: Vc tem alguma dica importante para segurança do BD? Eu por ex orientei que quem usa o BD faça backup regularmente para não perder os dados... e eles também emitem relatório impresso constantemente. Tem alguma outra dica que você sugere? Pq com o tempo o número de registros vai aumentar... temos de 2014 pra cá mais ou menos 1300 registros, 7 tabelas relacionadas.


    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  Noobezinho 2/4/2018, 00:19

    Josiane

    Já fiz isso a muuiiiito tempo, mas eram poucos registros e não houve problemas.

    O que vc deve verificar, é se não tem registros orfãos  na tabela relacionada.

    O que sempre digo para o pessoal, sobre relacionamento é:

    O Access é um banco de dados relacional, mas nem por isso devemos abusar desses relacionamentos,

    deixando a folha de relacionamento parecida com uma teia.

    Se crio uma tabela somente para colocar dados fixos, por exemplo , o status de uma parcela:

    Isso pode variar de acordo com o estabelecimento do cliente.

    Seria: quitado, atrasado, SPC

    Veja que são dados simples não precisa de uma tabela e sim de uma caixa de combinação, com esses status listados

    Muita gente  coloca chave primeira na segunda tabela (lado muitos) o que não precisa já que está relacionada com registro da primeira(principal).

    Pondere bem esses relacionamento, demais eles atrapalham.

    ------
    Para que não se percam os números automáticos, obrigue os usuários a preencher corretamente o campo.

    É só testar o tamanho dele [  Len( ) ] se for menor, não deixa continuar.

    ----
    Segurança do Banco de dados (Back End)

    Primeiro: Backup no mesmo computador não tem segurança, se queimar o HD, já era.

    Backup deve ser feito em periférico, como por exemplo Pendrive, e/ou melhor se puder num local da internet.

    Backup diário, faça isso automático,  e no momento de entrar no aplicativo, porque  o ser humano é preguiçoso,

    não tem paciência de esperar o término do backup para sair do aplicativo.

    Se tiver alguém de confiança, fale com teu cliente para responsabilizar essa pessoa a fazer o backup.

    -----
    Um dos meus clientes  tinha no computador dele, desde a Versão 97 até o ano 2012  que foi a ultima

    vez que fui na clínica dele para atualizar o sistema para o 2010, um total de 8.500 Proprietários  com seus

    bichinhos de estimação, a tabela de mascotes tinha até então, 11.100 registros, hoje deve estar bem além disso.

    Ah! E o computador dele era um "fuleirinha", nessa ultima vez ele também trocou de computador.

    Agora o Access ao compactar o banco de dados, também repara, deixando o banco de dados sempre em ordem.

    Isso se faz no momento de fazer o backup.

    É isso!

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  toyebom 2/4/2018, 18:12

    O problema também pode ser que esse código que pula seja a chave primária e alguém apagou o registo que falta, nesse caso não o podes recuperar.
    O mais facil é criares um campo de numeração sequencial sem ser a chave primária, nesse caso, se apagares o ultimo registo podes gerar outro com o mesmo numero.


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1397
    Registrado : 07/12/2011

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  tauron 2/4/2018, 20:36

    Ja passei por algumas situacoes semelhantes e acredito que seu formulário esteja com o codigo "docmd.gotorecord,, acnewrec" no evento ao abrir e portanto, sempre que alguém abri-lo ira e simplesmente fechar, o access ira entender que aquele id foi utilizado disponibilizando o proximo. Não estou conseguindo enviar meu limite de arquivo já esgotou. veja um modelo

    https://www.dropbox.com/s/t8y8fg1gmgfsh45/IDAutomatico.accdb?dl=0



    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  Noobezinho 2/4/2018, 21:27

    Nuno

    Tem sim como reaproveitar uma sequencia que falta num campo auto numeração.


    Veja esse Exemplo.

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  toyebom 2/4/2018, 22:15

    Sim isso eu sei e utilizo, mas como eu disse não pode ser numeração automática.


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1397
    Registrado : 07/12/2011

    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  tauron 2/4/2018, 22:28

    Boa noob, eu tinha algo parecido mas nao encontrei em meus arquivos essa recuperacao de numeracao automatica eh perfeita para aqueles sistemas onde ha exclusao de registros.

    Conteúdo patrocinado


    Códigos automáticos pulam, o que fazer? Empty Re: Códigos automáticos pulam, o que fazer?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 21:19