MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mylton
    Mylton
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 23/08/2010

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  Mylton 30/5/2019, 20:08

    Quando desenvolvemos um sistema a quem pertence o BE e o FE?
    Ao programador ou ao cliente?
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3218
    Registrado : 13/12/2016

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  Alexandre Fim 31/5/2019, 03:25

    Ola Mylton,

    Depende.

    Você desenvolveu na sua casa ou na empresa?
    Você utilizou os recursos da empresa (máquina, impressora,internet e etc.) ou utilizou a sua máquina?
    Você trabalha diretamente no T.I?
    Você foi contratado para desenvolver sistemas?

    Tem uma série de fatores que implicam no que diz respeito ao software desenvolvido.







    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  Alvaro Teixeira 31/5/2019, 07:46

    Olá a todos,

    Mylton, na minha opinião, considerando que desenvolveu em casa e no seu tempo quer o FE quer o BE são partes (componentes) do seu projeto, alem disso normalmente os aplicativos tem os "Termos de utilização" que devem ser claros.

    Quanto à informação que está nas tabelas do BE (dados clientes, etc), na minha opinião são do cliente.

    Agora levanta-se a questão, se o BE está protegido (e muito bem) e o cliente quer os dados?

    Se ele quando adquiriu tinha colocado essa função, teria que ser desenvolvida forma de acesso aos dados.
    Se pretende agora:
    A) tem que atualizar sistema com essa funcionalidade;
    b) pode negociar desbloqueio do BE com termo de responsabilidade.
    c) recorrer a terceiros

    São sempre situações delicadas que devem estar previstas no fornecimento do programa ao cliente.

    Fica a minha opinião e aguardamos mais de outros colegas do fórum.

    Abraço a todos

    Mylton
    Mylton
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 23/08/2010

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  Mylton 31/5/2019, 11:35

    Bom dia.
    Li as respostas de vcs.
    Mas gostaria de "apimentar" um pouco mais.
    RS.

    No FE está, penso eu, toda a engrenagem necessária a visualização dos dados. Nesse ficam os "segredos" de como funciona o sistema.
    No BE estão as informações, os dados.
    Dados esses que foram coletados pelo cliente. Correto?
    Não seriam essas informações propriedades dos clientes?
    Os dados não seriam deles?
    Se sim, não deveríamos permitir a esses clientes acesso a esses dados?

    O que pensam?

    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  Alvaro Teixeira 31/5/2019, 12:29

    Olá a todos,

    Mylton, leia atentamente a minha resposta anterior, creio que responde à sua última questão.

    No entanto, posso relatar um exemplo de um projeto que desenvolvi.
    Foi-me solicitado uma projeto com proteção máxima dos dados, mesmo internamente copia da base de dados.
    Não é tarefa fácil mas expliquei o que era possível fazer em questão de proteção e segurança.
    Pois na minha opinião nada é infalível, o que por vezes fazemos é criar várias "barreiras".

    Logicamente exoliquei que se um dia quisessem migrar para outro aplicativo não podiam.
    Pois o BE é emcriptado e não partilho a password, propondo que o adequado seria ter um modulo de exportação no próprio sistema desenvolvido, que regista quando por quem e pede palavra passe que foi disponibilizada na aquisição.
    Ora como podem verificar pediram segurança máxima, mas acesso aos dados para exportação apenas.

    Fica mais este meu testemunho.

    Abraço a todos
    Mylton
    Mylton
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 23/08/2010

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  Mylton 31/5/2019, 12:54

    Obrigado AHTexeira.
    Como não vivo de programação no dia a dia desse mundo não possuo a "espertesa" necessaria. Diria que a malandragem, no bom sentido por favor, de saber os caminhos da pedra.
    O que penso é que os dados são deles, dos clientes.
    E não vejo ou melhor não entendo o porquê de não se dar o password do BE à eles.
    Afinal, se ele der a terceiros ou perder e de responsabilidade dele.
    Claro que proteger o acesso a estranhos é válido.
    Mas...no meu caso, o que vou criando é para uso pessoal, no máximo uma secretária e um colega de profissão.
    E aí penso...
    Porque não oferecer a senha do banco dele à ele?
    Por que dividir?
    Enfim...
    Esse tópico, pelo menos para a minha pessoa é para amadurecer mais essa questão.
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  DamascenoJr. 1/6/2019, 01:07

    Penso igual ao colega Álvaro. As informações alimentadas nas tabelas do backend são de propriedade do cliente e devem ser devolvidas em planilhas/relatórios ao fim de um contrato. Mas garantir a segurança das tais informações é papel do software e compartilhar a senha põe essa tarefa em xeque. Vale lembrar que a estrutura do backend não foi criada pelo cliente, mas é propriedade intelectual do desenvolvedor e é o backend e sua estrutura que permitem que as engrenagens do frontend funcionem. Estando com a senha é fácil o cliente danificar a estrutura do backend e culpar e cobrar o desenvolvedor por prejuízos causados por mal funcionamento do software. Eu, particularmente, nunca arriscaria.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    romeufinda
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 39
    Registrado : 08/10/2015

    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  romeufinda 3/6/2019, 08:22

    Olá a todos
    eu também quero partilhar a minha experiencia.
    Eu cresci com o máximoaccess e hoje sou um desenvolvedor e vivo disso.

    1º por inexperiência os meus primeiros projectos eu partilhava a senha com os cliente, e quando menos esperava o aplicativo foi passado para mais clientes sem o meu consentimento.
    2º Hoje nos meus projectos normalmente no FE coloco gatilhos de exportação para planilhas de Excel de modos a que no fim de um contracto, o cliente tenha os seus dados em planilhas.
    3º No termo de desenvolvimento e fornecimento de qualquer aplicativo coloco uma clausula que diz:".....o sistema é propriedade do desenvolvedor que cede sua licença de uso ao cliente….", modelo de contracto de Avelino Sampaio. e funciona.
    Por isso minha opinião, nem a senha do BE nem do FE devem ser passadas para o cliente. Porque se eu tenho acesso ao BE tenho o Aplicativo todo e posso fazer o FE e vice-verso.

    Espero ter ajudado.
    Abraços

    Conteúdo patrocinado


    A quem pertence um sistema desenvolvido? Empty Re: A quem pertence um sistema desenvolvido?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 1/5/2024, 21:47