MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

[Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo

brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo Empty [Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo

Mensagem  brunoluizmaia 5/6/2019, 11:56

Boas,

Estou precisando de uma imensa ajuda.

Tenho 2 tabelas relacionadas de 1 para 1, onde a tabela "Documento_Controlo" é a principal e a "Protocolo_Producao" é a secundária. Para cada registro na "Documento_Controlo" tenho que ter somente 1 registro na "Protocolo_Producao".

No formulário vinculado com a "Protocolo_Producao" faço um DLOOKUP do Primary Key  "Num_Doc_Controlo" da tabela "Documento_Controlo" e preencho automático os dados que são referência para o preenchimento da tabela "Protocolo_Producao".

O que preciso é após atualizar a combo box do "Num_Doc_Controlo" no formulário vinculado da tabela "Protocolo_Producao", se existir registro para este "Num_Doc_Controlo" na tabela "Procolo_Producao" ele carrega os dados inseridos anteriormente, se não exisitir ele cria um novo registro na tabela "Protocolo_Producao".

Estou disponibilizando o arquivo para melhor compreensão e análise em erros que estou cometendo por ser iniciante.

Copiar link abaixo e colar no navegador
    we.tl/t-Xm42RDmysB

[Não são permitidos links externos, colocar desta forma]

Cumprimentos,

Bruno Nunes

Última edição por brunoluizmaia em 5/6/2019, 13:49, editado 2 vez(es)
    maguim
    maguim
    Avançado
    Avançado

[Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo Empty Re: [Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo

Mensagem  maguim 5/6/2019, 13:11

opa! só um pitaco.

As informações estao no mesmo formulario certo?

se tiver é simples

faça dois dlookup pra validar:

Código:
    dim suavariavel1 as string
    dim suavariavel2 as string
    dim rs as dao.recordset
    dim db as dao.database

suavariavel1 = dlookup blá blá blá
    suavariavel2 = NZ(dlookup blá blá blá), "")

if suavariavel1 then
    recordset intrução
       if suavariavel2 = "" then 'aqui o "" do nz trata o nulo, ous eja se nao encontrar nada ele ira informar
       recordset
       end if
    end if

abraços

.................................................................................
    O conhecimento é a Dadiva da Vida. Sem ele o que seriamos ?! Surprised
    brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo Empty Re: [Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo

Mensagem  brunoluizmaia 5/6/2019, 14:03

maguim, obrigado pela ajuda!

Não é bem isso que procuro.

Preciso que ao selecionar o valor "Num_Doc_controlo", se existir na tabela "Protocolo_Producao", me retorne os dados anteriormente cadastrado com este número, se não existir abre um novo registro.

Lembrando que o "Num_Doc_Controlo" pertence a tabela "Documento_Controlo" e o registro relacionado será na tabela "Protocolo_Producao".

Cumprimentos,

ahteixeira
    ahteixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  ahteixeira 5/6/2019, 14:56

Olá a todos,

Bruno, os campos que descreve na questão, não estou a ver no projeto que partilhou.
    No entanto como foi em cima do joelho, vai aqui como pode fazer:

Código:
    Private Sub Num_Doc_Controlo_AfterUpdate()
        'ahteixeira 2019
        If DCount("[Num_Prot_P_Tex]", "DB_ProtProd_Tex", "[Num_Prot_P_Tex] = " & Me.Num_Doc_Controlo) > 0 Then 'se maior que zero tem registos
        '... faz consulta acrescentar
        Else
        '... faz um novo registo
        End If
    End Sub

Abraço
    brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  brunoluizmaia 5/6/2019, 16:11

AH Teixeira,

Vou fazer um exemplo para compreender e me ajudar nesta rotina porque estou tentando aqui de todas as maneiras, mas sem sucesso.

Tenho a tabela  "DB_Documento_Controlo" e formulário "Documento_Controlo" que gera a entrada do produto, quando o produto entra em produção precisamos gerar um documento técnico pelo formulário "Protocolo_Producao_Tex".
    O formulário "Protocolo_Producao_tex" busca as informações pela combo box "Numero_DC" que traz os dados de entrada cadastrados no "Documento_Controlo".
    Mas não posso ter 2 protocolos de produção para 1 Documento de controlo.

Exemplo:

O Documento Controlo nº 6, tem o protocolo de produção nº2. (Não posso conter outro protocolo de produção para o Documento de Controlo nº6)
    Se no formulário "Protocolo_Producao_tex", selecionar na combo box "Numero_DC" o número 6, ele busca o registro existente do protocolo de produção nº2.

Se no formulário "Protocolo_Produca_tex", selecionar na combo box "Numero_DC" o número 4, ele busca os dados básicos (nome cliente, numero cliente, etc) e libera a geração de um novo protocolo de produção.

'Maguim' - o banco está no link abaixo

Copiar link abaixo e colar no navegador
    we.tl/t-Xm42RDmysB

Cumprimentos,

Bruno Nunes
    ahteixeira
    ahteixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  ahteixeira 5/6/2019, 16:41

Olá Bruno,

Estou no celular, mas o código da minha mensagem n. 4 mostra o caminho das pedras.

Pois será colocar no evento correto, com o Dcount verificamos se a tabela tem registos (protocolo de produção), aqui nesta parte já controla se vai buscar os registos ou se vai para novo.

Abraço

brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  brunoluizmaia 5/6/2019, 16:50

Olá, AH Teixeira!

Sim, sei que tem o caminho das pedras, mas tentei aqui gerar a consulta ou filtro para retornar o registro mas não consegui.

Já tentei várias formas, mas meu conhecimento é bem limitado, por isso não consigo.

Se tiver algum exemplo de consulta ou filtro para retorno. Eu agradeço.

Cumprimentos,

Bruno Nunes
    ahteixeira
    ahteixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  ahteixeira 5/6/2019, 16:55

Olá Bruno,

Quando estiver com PC tento verificar, entretanto pode ser que algum colega ajude.
    Enquanto aguarda, compile o projeto e verifique se tem erros, pois o da mensagem n. 1 tinha erros.

Abraço
    brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  brunoluizmaia 5/6/2019, 17:02

Muito obrigado pela ajuda!

Eu já tratei os erros, que vinham acontecendo. É por causa dos relacionamento 1 para 1 que havia tentado realizar para resolver este caso. Mais algumas tentativas sem sucesso que acabou importando para a parte do banco que disponibilizei.

Grato,

Bruno Nunes
    ahteixeira
    ahteixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  ahteixeira 7/6/2019, 14:55

Olá Bruno,

Gostaria de ajudar, mas o segundo projeto que disponibiliza ainda apresenta erros de compilação, não está funcional.
    Para isso aperte as teclas ALT+F11, DEBUG -> Compile

Quanto ao que pretende, acho que está a complicar o simples ou não estou a chegar à ideia.
    Como diz o nosso Grande JPaulo, existe várias formas de fazer Nestun, ou seja várias formas de obter o mesmo resultado.

Veja, está a dizer "O Documento Controlo nº 6, tem o protocolo de produção nº2. (Não posso conter outro protocolo de produção para o Documento de Controlo nº6)"

Certo, então quando um documento de controlo tem um codigo (registo) de protocolo de produção já atribuido,já não pode ter outro.
    Estive a ver a estrutura e relações e parece estar bem:
    [Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo 064

Creio que a questão está nos "formularios" da forma que quer apresentar os dados (como referi não está funcional, apresenta erros).
    Na minha opinião deve reformular como o utilizador vai introduzir os dados.

Se está confuso, pare e efetue um esboço no papel qual as etapas e ordem de como as operações são efetuadas.

Vamos imaginar, para adicionar um registo de controlo é necessário ter criado previamente o protocolo de produção.
    Ao usar um protocolo de produção, já não pode ficar disponivel para outro registo de controlo (ou pode ficar disponível) ...

Fica a minha sugestão.

Abraço a todos
    brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  brunoluizmaia 12/6/2019, 09:44

Bom dia!!

Álvaro, muito obrigado pela ajuda! Realizei o Compile e resolvi os erros detectados. Tenho uma dúvida sobre a rotina que havia informado anteriormente. Tentei utilizar os métodos abaixo e não resultou sempre dá o erro 2501.

Peço vossa ajuda ou a de outro mestre que esteja acompanhando o tópico.

Código:
    ahteixeira 2019
       If DCount("[Numero_DC]", "DB_ProtProd_Tex", "[Numero_DC] = " & Me.Numero_DC) > 0 Then 'se maior que zero tem registos

'DoCmd.OpenForm "Protocolo_Producao_Textura", acNormal, "", "[Numero_DC]=" & Numero_DC
       'DoCmd.Close acForm, "Pesquisa_Prot_textura"

'MsgBox "Este documento de controlo, já possui um Prot. Textura. Favor utilizar a pesquisa!", vbOKOnly, "Informação"
       'DoCmd.GoToRecord acDataForm, , acGoTo, "Numero_DC=" & Numero_DC
       'DoCmd.FindRecord "Numero_DC=" & Numero_DC, acEntire, True, acSearchAll, True, acCurrent, True

Else

'... faz um novo registo
       DoCmd.GoToRecord , , acNewRec
        End If

Cumprimentos,

Bruno Nunes
    ahteixeira
    ahteixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  ahteixeira 12/6/2019, 19:28

Olá a todos,

Bruno, veja exemplo simples com base do que foi dito na mensagem n. 4.
    Espero que ajude.

Abraço
    Anexos
    [Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo Attachmentavisa_duplicado.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (17 Kb) Baixado 31 vez(es)
    brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  brunoluizmaia 13/6/2019, 15:44

Olá,

Agradeço a ajuda, a intenção é essa mesmo que enviou.
    Mas preciso que, se exista um registro, ele retorne com o registro para edição do mesmo.

Estou com dificuldade nesta consulta. Já tentei de várias formas.  pig

Código:
    ahteixeira 2019
       If DCount("[Numero_DC]", "DB_ProtProd_Tex", "[Numero_DC] = " & Me.Numero_DC) > 0 Then 'se maior que zero tem registos

'??????? Não consigo ...

Else

'... faz um novo registo
       DoCmd.GoToRecord , , acNewRec
        End If
    brunoluizmaia
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  brunoluizmaia 14/6/2019, 12:31

Olá!

Coloco o tópico como resolvido.

Estou seguindo a dica do AH Teixeira sobre o fluxo de informações e sequência de trabalho do usuário no sistema.

Agradeço a atenção e disponibilidade de todos.

Cumprimentos,

Bruno Nunes
    ahteixeira
    ahteixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  ahteixeira 14/6/2019, 14:57

Olá a todos,

Bruno Nunes, fico feliz por seguir essa via!
    É muito importante uma boa estrutura.
    [Resolvido]Verifica se existe registro antes de gravar um novo Md13

Obrigado pelo retorno.

Abraço a todos

Data/hora atual: 1/8/2021, 11:36