MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


+2
Sidney
JVitor
6 participantes

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    avatar
    JVitor
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 55
    Registrado : 09/07/2019

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  JVitor 18/7/2019, 23:08

    Boa noite, Pessoal,

    Não tenho experiencia em programar e estou aprendendo a útilizar a ferramenta Access, estou migrando meus controles de Excel, pois estão ficando muito pesados.

    Bom vamos lá, tenho um Controle de Combustível, onde efetuo lançamentos diarios de varios equipamentos em uma tabela.

    Dai, atravez uma CONSULTA, que filtro qual a frota, período e tipo de combustivel que preciso, e uma última coluna é onde são geradas as MÉDIAS por data de abastecimento.
    ps: Já fiz varias pesquisas para programar via "SQL", porem não tive sucesso.

    Em um segundo momento vou criar um FORMULÁRIO para impressão destas informações.

    Segue o exemplo que vai estar no controle em anexo.

    Posto                                                              Frota     Data_Ab   km    Tipo   Litragem Valor_litro Total_Abast  Média
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Zona Rural    CM051 04/05/19 9140     2    600,06 R$ 3,60 R$ 2.158,42 -
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Caetanopolis CM051 09/05/19 10003   2    495,44    R$ 3,65 R$ 1.806,87    1,742
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Zona Rural    CM051 11/05/19 11047   2    665,43    R$ 3,60 R$ 2.393,55    1,569
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Caetanopolis CM051 14/05/19 11598   2    269         R$ 3,60 R$ 967,59       2,048
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Zona Rural    CM051 17/05/19 12646   2    598         R$ 3,58 R$ 2.140,26    1,753
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Caetanopolis CM051 21/05/19 13189   2    301,37     R$ 3,58 R$ 1.078,61    1,802
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Zona Rural    CM051 24/05/19 14244   2    553,47     R$ 3,58 R$ 1.980,88    1,906
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Caetanopolis CM051 29/05/19 14851   2    361,1       R$ 3,58 R$ 1.292,39    1,681
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Zona Rural    CM051 01/06/19 15894   2    620         R$ 3,58 R$ 2.218,99    1,682
    Rede Dom Pedro de postos LTDA - Caetanopolis CM051 04/06/19 16450   2    276,4       R$ 3,58 R$ 989,24       2,012

    A última coluna (Média) é que eu precise que seja gerada, e veja que a primeira média não pode ser calculada, pois não tem o KM de abastecimento anterior a data pesquisada.

    E quando gerar o FORMULÁRIO, preciso da média Geral do Período.

    Antecipadamente meu muito obrigado à todos.
    Anexos
    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível AttachmentLançamento de Combustível.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (28 Kb) Baixado 61 vez(es)
    Sidney
    Sidney
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 431
    Registrado : 08/10/2012

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  Sidney 22/7/2019, 20:03

    Amigo, Boa Tarde!!

    Não entendi como você está calculando a média, pode mostrar os valores para chegar no reultado da média.

    att; Sidney
    avatar
    JVitor
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 55
    Registrado : 09/07/2019

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  JVitor 23/7/2019, 12:48

    Bom dia Sidney,

    O calculo é;

    O km atual, menos o km anterior e divido pela litragem atual.

    Exemplo, vamor pegar o dia 17/05/19 (5º lançamento).

    (12.646-11.598)/598=1,753 (média)

    km á ser localizado 11.598km.

    O meu problema é que não descobri como localizar/pegar o km da linha anterior para fazer o calculo de SUBTRAÇÃO na linha atual, lembrando que na primeira linha (1º lançamento) não há km anteior.

    Assim o calculo deve ser feito linha por linha, sempre puxando o km da linha anteior e calculando a média.

    Muito obrigado pelo retorno,

    Att., Juliano C. Vitor

    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  Alexandre Neves 24/7/2019, 12:43

    Boa tarde
    SELECT Identificação, Frota, km, Tipo_Combustivel, Litragem, Valor_litro, Total_Abastecimento, Posto, (Km-(SELECT Max(Km) as M FROM Abastecimento as A WHERE A.IdentificaçãoFROM Abastecimento
    WHERE Frota="CM051"
    ORDER BY Abastecimento.Data_Abastecimento;

    Nomeie de forma normalizada. Sem acentos, sem espaços, sem caracteres especiais, nomes significativos, etc. Procure aqui no fórum. Temos abordado muitas vezes


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Edilson Santos gosta desta mensagem

    Sidney
    Sidney
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 431
    Registrado : 08/10/2012

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  Sidney 24/7/2019, 13:42

    Juliano, Bom dia!!

    Tempos a tras montei um sistema parecido com o seu, só que nessa parte eu pegava a ultima kilometragem do abastecimento feito e subtraia pela kilometragem do abastecimento atual pela placa do veículo, mas isso eu fazia em um formulario, e não em uma consulta, usava o seguinte código  abaixo para buscar a ultima kilometragem do veiculo,


    Código:
    movKmInicial = DMax("[movKmFinal]", "tab_Movimentos", "[movPlacaVeiculo] = cboPlacaVeiculo")

    Talves o voce teria que fazer tambem esse calculo em um formuário,


    att; Sidney
    avatar
    DAVIDBHZ
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 21
    Registrado : 21/09/2017

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  DAVIDBHZ 24/7/2019, 18:18

    Bom, Acredito que esse exemplo que montei vai te Ajudar.

    Não Aconselho fazer conta no formulário como você está tentando fazer, porque o mesmo vai ficar constantemente procurando dados para fazer as contas e com isso vai ficar muito lento.

    nesse exemplo montei a media em um relatório, por assim o banco de dados faz apenas um consulta e depois calcula e não fica em um loops eterno de cálculos.

    abraço
    avatar
    JVitor
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 55
    Registrado : 09/07/2019

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  JVitor 25/7/2019, 19:13

    DAVIDBHZ, Obrigado pelo retorno,

    O seu controle apresenta a média geral de cada equipamento dentro de um período, porem o que preciso é a média entre abastecimentos, como no exemplo que demonstrei.

    Entre um abastecimento e outro, qual foi a média?!?! Se houver 10 abastecimentos, teremos 9 médias (à primeira não conta pois não existe um km anterior).

    Espero que tenha explicado,
    avatar
    JVitor
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 55
    Registrado : 09/07/2019

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  JVitor 25/7/2019, 21:23

    Boa tarde, Alexandre Neves,

    Ainda estou aprendendo a utilizar o Access.

    Poderia lançar os comandos no exemplo que encaminhei no anexo.

    Muito grato,

    Att., Juliano
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  Alexandre Neves 25/7/2019, 22:29

    Boa noite
    Abra a consulta em modo SQL e cole o código
    Código:
    SELECT Identificação, Frota, km, Tipo_Combustivel, Litragem, Valor_litro, Total_Abastecimento, Posto, (Km-(SELECT Max(Km) as M FROM Abastecimento as A WHERE A.Identificação<Abastecimento.Identificação and Abastecimento.Frota=A.Frota))/Litragem as Media FROM Abastecimento WHERE Frota='CM051' ORDER BY Abastecimento.Data_Abastecimento;


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    DAVIDBHZ
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 21
    Registrado : 21/09/2017

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  DAVIDBHZ 26/7/2019, 14:34

    Alexandre Neves e um mostro do que se trata de programação, obrigado por todas as vezes que me ajudou.

    só para deixar o que ele colocou um pouco mais dinâmico substitua o 'CM051' por [PREFIXO], assim cada vez que for consultar poderá filtra por todos os equipamentos sem precisar entrar na configuração da consulta



    Código:
    SELECT Abastecimento.Identificação, Abastecimento.Frota, Abastecimento.km, Abastecimento.Tipo_Combustivel, Abastecimento.Litragem, Abastecimento.Valor_litro, Abastecimento.Total_Abastecimento, Abastecimento.Posto, (Km-(SELECT Max(Km) as M FROM Abastecimento as A WHERE A.Identificação<Abastecimento.Identificação and Abastecimento.Frota=A.Frota))/Litragem AS Media
    FROM Abastecimento
    WHERE (((Abastecimento.Frota)=[PREFIXO]))
    ORDER BY Abastecimento.Data_Abastecimento;

    weilleracess e Genilson da Silva Alves gostam desta mensagem

    avatar
    JVitor
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 55
    Registrado : 09/07/2019

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  JVitor 29/7/2019, 20:50

    Alexandre e David, não sei nem como agradecer vocês, ficou simplesmente perfeito, vcs são demais.

    Obrigado Very Happy
    avatar
    Ricardo_Tavares_Cruz
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 22/02/2020

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Dúvida na chegada à solução do problema

    Mensagem  Ricardo_Tavares_Cruz 28/2/2020, 13:48

    Boa tarde, sou iniciante no Access e preciso quase exatamente da mesma coisa que está descrito no post. Descrevo o meu problema em seguida.

    Foi-me pedido um programa para averiguar os consumos médios registados para os diversos equipamentos que constituem a frota da empresa onde trabalho.
    Tenho viaturas ligeiras e pesadas, no qual a média que queria obter seria o consumo em L/100km e temos máquinas onde o consumo que quereria obter seria L/h.
    O meu problema é desconhecer como poderei ir buscar os dados, nomeadamente de quilometragem ao registo anterior desse mesmo equipamento, por forma a obter a distância por ele percorrida entre os 2 abastecimentos de forma a obter o seu consumo. Nas máquinas, teria em vez de a distância em kms, seria o número de horas trabalhadas entre abastecimentos.

    Os meus Inputs que queria na tabela de consulta seriam:

    Nº equipamento|Famíla|Marca|Modelo|Data|Litros abastecidos|Kms que apresenta|Consumo Teórico|Consumo obtido

    Dos inputs anteriores, a inserção no programa do nº do equipamento, família, marca, modelo, e consumo teórico não teria problema, sendo que os únicos dados que teria de inserir em todos os registos seria a data do abastecimento, a quantidade de litros abastecidos, os kms que apresenta e com isso poder calcular o consumo obtido.

    Espero que me tenha feito entender.
    Agradeço a vossa atenção e espero que me possam ajudar a resolver este pequeno grande problema.
    avatar
    Ricardo_Tavares_Cruz
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 22/02/2020

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Dúvida na chegada à solução do problema

    Mensagem  Ricardo_Tavares_Cruz 28/2/2020, 13:50

    Se for possível, gostaria que me enviasses a tua solução do Access para ver a forma como foram implementadas as instruções no programa.
    Contudo, visto o meu problema ter algumas diferenças do descrito neste post, gostaria que me tentassem explicar o que terei de fazer por forma a colocar isto a funcionar de forma mais ou menos correta.
    Obrigado a todos pela atenção.

    avatar
    weilleracess
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1
    Registrado : 26/08/2015

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  weilleracess 7/7/2023, 02:57

    Olá! O código foicou muito bom. Estou tentando implementar o seguinte: Preciso que a divisão pelo combustível ocorra com a litragem anterior (linha anterior) e não com a última linha (linha atual). Não sei se fui claro. Não quero calcular a média (km/L) pela litragem atual. Pretendo calcular dividindo os 'km rodados' pela litragem anterior (penúltima linha) linha a linha. Como ficaria o código SQL? Agradeço pela ajuda.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  Alexandre Neves 16/7/2023, 16:38

    Boa tarde e bme-vindo ao fórun
    Não entendi bem a sua dúvida mas sem dados é mais difícil perceber e trabalhar
    Disponibilize bd com dados significativos e explique, exemplificando pelos dados disponibilizados


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível Empty Re: [Resolvido]Calcular a Média de km/L Combustível

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 23:31