MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Pesquisa de valor em um campo tipo texto

    avatar
    salomaojosealves.melo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 29/06/2015

    Pesquisa de valor em um campo tipo texto Empty Pesquisa de valor em um campo tipo texto

    Mensagem  salomaojosealves.melo 3/8/2019, 18:49

    Boa tarde a todos,

    Estou com o seguinte problema, do que, até então, não encontro solução viável:

    Em uma tabela denominada "NOTA FISCAL" tenho um campo chamado "NUMERO_DA_NOTA", tipo "Número", tamanho do campo "Duplo". Numa outra tabela, denominada de "LANCAMENTOS_CONTABEIS", tenho um campo chamado "HISTORICO_DO_LANCAMENTO", tipo "Texto Longo". Preciso, assim, criar uma rotina que localize os lançamentos na tabela "LANCAMENTOS_CONTABEIS" que faça referência, no campo "HISTORICO_DO_LANCAMENTO" de cada uma das Notas Fiscais que estão na tabela "NOTA FISCAL", tendo como base de referência o "NUMERO_DA_NOTA". Contudo, no histórico, conforme alguns teste que realizei, aquele número da Nota Fiscal aparece com variações: por exemplo, na tabela "NOTA FISCAL" o número consta armazenado como o número 1589358. No campo "HISTÓRICO_DO_LANCAMENTO" aquele número esta registrado com o texto "1.589.358" ou "1589358" ou "1.589358" ou "001.589.358".

    Assim, qual é a necessidade: uma função que me permita pesquisar num campo texto o valor correspondente ao número da Nota Fiscal, de forma que o sistema verifique, também, as possíveis variações da estrutura daquele número. Por favor, alguém tem alguma ideia ou solução para sugerir? Desde já agradecido pela atenção dispensada ao caso.
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3890
    Registrado : 04/04/2010

    Pesquisa de valor em um campo tipo texto Empty Re: Pesquisa de valor em um campo tipo texto

    Mensagem  Avelino Sampaio 3/8/2019, 19:05

    Olá!

    Utilize a função REPLACE() para retirar os pontos e depois utilize a função VAL() para retirar os zeros a esquerda.

    val(replace("001.589.358",".","")) :::> 1589358

    ou

    val(replace(me!HISTORICO_DO_LANCAMENTO,".",""))

    em uma consulta:

    val(replace([HISTORICO_DO_LANCAMENTO];".";""))

    Sucesso!



    avatar
    salomaojosealves.melo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 29/06/2015

    Pesquisa de valor em um campo tipo texto Empty Re: Pesquisa de valor em um campo tipo texto

    Mensagem  salomaojosealves.melo 3/8/2019, 20:19

    Prezado,

    Primeiramente obrigado pelas sugestões. Já havia tentado estas funções e não funcionou muito bem... Vou tentar mais uma vez utilizando-as. Talvez um detalhe que não inclui inicialmente é que neste campo "HISTORICO_DO_LANCAMENTO", o número da Nota Fiscal aparece entre as demais "strings" do registro. Veja o exemplo de um registro contido no campo "HISTORICO_DO_LANCAMENTO": 'VENDA A PRAZO CONF. NF 1.589.358'. Já em outro lançamento tenho o seguinte: 'RECEBIMENTO DA DUPLICATA REF. NF 1589358 DE VENDA A PRAZO'. Observe que o valor procurado, que é o número da Nota Fiscal, pode aparecer em locais distintos no texto geral.

    Mais uma vez, obrigado.
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3890
    Registrado : 04/04/2010

    Pesquisa de valor em um campo tipo texto Empty Re: Pesquisa de valor em um campo tipo texto

    Mensagem  Avelino Sampaio 4/8/2019, 00:08

    Partiria então para "expressões regulares".

    Veja no meu artigo um exemplo de como extrair sequencia numérica de um texto:

    https://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/expressoes-regulares-microsoft-access.asp?id=1#inicio
    Copie cole o endereço no seu navegador.


    Conteúdo patrocinado


    Pesquisa de valor em um campo tipo texto Empty Re: Pesquisa de valor em um campo tipo texto

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/7/2024, 07:11