MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  lspetrucci 3/1/2020, 13:05

    Bom dia pessoal!!!

    Mais uma vez, conta com a ajuda de todos. Estou com uma dificuldade de fazer um select com count e com o critério de contabilizar apenas se todos os registros de um item tenha o mesmo status via VBA e exibir o resultado deste count em um label no formulário.

    Exemplo:

    Tenho uma tabela chamada "Gerar" e outra chamada "Baseline", nesta tabela eu tenho a seguinte estrutura

    Vamos a estrutura da tabela
    =====================
    Nome tabela: Gerar
    Campos:

    ID -> Autonum
    Loja -> String
    Status -> String


    Nome tabela: Baseline
    Campos:

    ID -> Autonum
    Loja -> String
    Qtd.Equip -> Integer


    No fomulário chamado dashboard eu tenho um label chamado "lb_suspeito", este label tem que receber o valor da quantidade de registro de um select. Neste select tem que fazer o count apenas se todos os registros relacionado a loja seja "suspeito". Se um dos registro relacionado a loja for diferente de "suspeito" ele não deve fazer o count.


    Exemplo1: Registros da loja com status diferentes
    ====================================
    Tabela: Gerar

    ID Loja Status
    =================
    001 Lj098 Suspeito
    002 Lj098 Suspeito
    003 Lj098 Manutenção

    OBS: Neste caso acima, não deve ser feito a contagem da loja como suspeito.


    Exemplo2: Registros da loja com status diferentes
    ====================================

    ID Loja Status
    =================
    001 Lj098 Suspeito
    002 Lj098 Suspeito
    003 Lj098 Suspeito


    OBS: Neste caso acima, deve ser feito a contagem da loja como 1(uma) loja como suspeito.

    ***Como eu tenho uma tabela chamada "Baseline", onde, eu tenho a quantidade dos equipamentos por loja, pensei se é possível fazer um select count, comparando se a quantidade dos registros da loja da tabela "Gerar" com o status de "suspeito" gerado pelo select for igual ao número de equipamento da tabela "Baseline", a loja será contabilizada. Caso contrário não irá contabilizar está loja.


    Obrigado a todos!!!!
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  Silvio 7/1/2020, 20:07

    Boas...

    Poste a base de dados com as entidades envolvidas para que possamos lhe ajudar.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  lspetrucci 8/1/2020, 19:14

    Boa tarde a todos!

    Segue o banco de dados anexado com as entradas.

    Obrigado a todos pela ajuda!!!
    Anexos
    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. AttachmentTeste_maximoaccess.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (58 Kb) Baixado 9 vez(es)
    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Filtro em subform com agrupamento (Group By)

    Mensagem  lspetrucci 10/1/2020, 17:54

    Boa tarde Mestres do Ms Access!!!

    Estou com um dilema em um projeto que estou fazendo. Tenho um form chamados Dashboard que pega as informações da tabela "Gerar" e neste form (Dashboard) tem um subform que buscas outras informações da tabela Gerar também.

    No Form Dashboard eu tenho alguns labels que exibem a quantidade de registros ("SELECT Count(Gerar.ID) AS conta ,Gerar.Loja, Gerar.Status FROM Gerar GROUP BY Gerar.Loja, Gerar.Status HAVING (((Gerar.Status) = 'enviado'))ORDER BY Gerar.Status;") de acordo com o status assim que o form é aberto.

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Dashbo10


    No evento "On click"destas labels eu faço um filtro para o subform (Gerar_subform) que exibe os dados de acordo com o status (neste caso é o manutencao). Este filtro funciona, mas eu preciso que ele seja agrupado pelo campo Loja (Exemplo abaixo).

    Filtro no Evento On click da label
    =======================================
    Private Sub Lb_manutencao_Click()

       Me.Gerar_subform.Form.Filter = "Status Like 'manutencao'"
       Me.Gerar_subform.Form.FilterOn = True

    End Sub


    Hoje quando faço um click no Label de manutencao o fitro no subform ao lado fica assim:

    OBS: Cada entrada repetida (Lj098) indica um equipamento na loja

    Lojas    Pong_ts    Conf_ts     last_ts   Status
    ===================================================
    Lj098     xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj098     xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj098     xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj098     xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj1098   xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj1098   xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj1098   xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj1098   xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao
    Lj1098   xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao


    Gostaria que este filtro fosse agrupasse todos os equipamentos em apenas uma entrada no subform indicado que a loja tem equipamentos em manutenção.

    Lojas    Pong_ts    Conf_ts     last_ts   Status      Qtd_equip.
    ===============================================================
    Lj098    xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao     3
    Lj1098   xxxxxx    xxxxxx      xxxxxx    manutencao     4


    Desde já agradeço a ajuda de todos.
    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  renpv 10/1/2020, 23:14

    É perfeitamente possível. Você vai ter que fazer isso na consulta que gera os dados desse subformulário.
    Se não conseguir manda essa parte do BD que eu faço pra você.
    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Filtro em subform com agrupamento (Group By)

    Mensagem  lspetrucci 13/1/2020, 12:55

    renpv, bom dia!

    Agradeço muito se você puder me ajudar, pois sou novato no Access e não tenho ideia de como se faz isso. Segue o banco anexado.

    Mais uma vez, obrigado!
    Anexos
    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. AttachmentTeste_maximoaccess_2.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (174 Kb) Baixado 8 vez(es)
    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  lspetrucci 13/1/2020, 17:53

    Mestres do MS Access, boa tarde!

    Alguém consegue me ajudar com este tópico?

    Desde já, agradeço a todos.
    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  lspetrucci 13/1/2020, 17:53

    Mestres do MS Access, boa tarde!

    Alguém consegue me ajudar com este tópico?

    Desde já, agradeço a todos.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  Alexandre Neves 13/1/2020, 22:01

    Boa noite, lspetrucci
    Respeite as regras. Não duplique os temas. Fundi-lhe os dois temas para respeitar as respostas já publicadas pelos colegas.
    As regras indicam para eliminar o segundo tema mas atendi à existência de anexo. Esteja atento para mantermos o fórum organizado, a bem de todos


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  DamascenoJr. 14/1/2020, 03:10

    Agrupar registros significa procurar linhas totalmente iguais. Algo que não seria possível já que você possui três campos que indicam data e hora. Imagina aí se seria possível encontrar registros em que esses dados se repetissem de forma exata?

    Pra diminuir as variações eu retirei a informação da hora nos campos de data. Veja o resultado.
    Anexos
    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. AttachmentTeste_maximoaccess_2_rev.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (178 Kb) Baixado 21 vez(es)


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  renpv 14/1/2020, 12:36

    Segue uma alternativa ao código do DamascenoJr.
    Como ele explicou, para agrupar dados a linha toda deve ser idêntica.
    No meu caso eu escolhi deixar apenas a coluna que identifica a loja e a outra que dá o total. Com a opção de um sub-formulário no formato folha de dados com o restante dos dados caso haja necessidade de consultar (e imagino que haja).

    De qualquer forma, segue para apreciação.
    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  lspetrucci 15/1/2020, 13:11

    renpv e DamascenoJr;

    Agradeço muito a ajuda de vocês. renpv, achei a sua solução muito boa em fazer um sub-formulário no formato folha de dados com o restante dos dados, mas eu preciso que ao clicar nos status ao lado "Online", "Suspeito" e etc... seja feito um filtro neste subform exibindo apenas as lojas e os seus dados de acordo com o status que foi clicado.

    Em cada label que se encontra no centro dos gráficos(onde são exibidos os números) no evento "On click" encontra-se este código abaixo, mas apontado para o sub-formulário Gerar_subform, mas não vai funcionar, pois os dados do status agora se encontra no sub-formulário subDetalhes e não conseguir fazer um filtro neste sub-formulário através do evento "On click" do label que se encontra o formulário principal (Dashboard).


    Private Sub Lb_online_Click()

    Me.Gerar_subform.Form.Filter = "Status Like 'Online'"
    Me.Gerar_subform.Form.FilterOn = True

    End Sub

    Por favor, poderia me ajuda a fazer este tipo de filtro?

    Obrigado!
    Cordialmente;
    avatar
    lspetrucci
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 23/12/2019

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  lspetrucci 11/2/2020, 18:33

    Resolvido, consolidei os 2 exemplos que me enviaram e funcionou.

    Muito obrigado
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  DamascenoJr. 11/2/2020, 23:20

    O fórum agradece o retorno. Sucesso.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas. Empty Re: [Resolvido]Consulta count com critério de comparação entre duas tabelas.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 11:16