MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    MVC no Access/VBA

    MS Kid
    MS Kid
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 64
    Registrado : 22/01/2013

    MVC no Access/VBA Empty MVC no Access/VBA

    Mensagem  MS Kid 18/3/2020, 14:31

    Bom dia à todos!

    Tudo bem?

    Por acaso alguém aí já aplicou o padrão MVC no Access com VBA? Como eu poderia fazer isso?

    Obrigado.

    Sds,

    Alex.
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1022
    Registrado : 23/09/2011

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  cleverson_manaus 18/3/2020, 15:13

    Bom dia amigo,

    Da uma olhada no link abaixo:

    guj.com.br/t/padrao-dao-e-mvc/274701/9

    Abraços,


    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    MS Kid
    MS Kid
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 64
    Registrado : 22/01/2013

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  MS Kid 18/3/2020, 15:24

    valeu Cleverson. vou dar uma olhada sim.
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3939
    Registrado : 21/04/2011

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  Marcelo David 18/3/2020, 15:32

    Bom dia amigo,

    O Access/VBA não dispõe de recursos que possibilitem usar esse modelo, no entanto é possível trabalhar com certa semelhança.
    Mas não será MVC.

    O fato do access trabalhar com tabelas vinculadas, isso já meio que dá um atalho entre a View e Controller. A camada intermediária
    chamada Model, poderia ser feita por VBA. Mas aí para ser mais semelhante ainda teria que sacrificar a facilidade dos vinculos.

    Na minha opinião: é mais trabalho para obter um mesmo resultado.

    Quer trabalhar de verdade com MVC, vá de C#, Java, etc. Mas tenha em mente que nenhuma dessas tecnologias é tão produtiva
    quanto o Access.

    Eu programo em 3 ou 4 camadas considerando a de modelo, mas usando .NET (C#). A aplicação é dividida em DAL (data access layer), BLL (Bussiness Logic Layer), UI (User Interface) e DTO (Data Transfer Object).

    Uso frameworks para esse fim, não ousaria fazer na unha.
    Já no Access teria que ser feito na unha e isso não será possível. Como falei, pode fazer algo similar. Compensa? NÃO.

    Mas cada cabeça uma sentença. Somos livres.

    Apenas minha opinião. Very Happy


    .................................................................................
    MVC no Access/VBA Favicon-16x16   Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
    MVC no Access/VBA Favicon-16x16   Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
    MVC no Access/VBA Yt_16x10 Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    MVC no Access/VBA Marcel11
    MS Kid
    MS Kid
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 64
    Registrado : 22/01/2013

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  MS Kid 18/3/2020, 15:44

    Marcelo,

    Eu quero mesmo é programar em VBA/Access com o máximo de orientação a objeto possível, utilizando um padrão de projeto. Na sua opinião, qual seria o melhor padrão a ser adotado considerando as características do VBA/Access?

    Obrigado.

    Alex.
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3939
    Registrado : 21/04/2011

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  Marcelo David 18/3/2020, 18:28

    Você pode adotar orientação a objetos no access, mas não acho produtivo.
    No site do Avelino Sampaio há um artigo que ensina passo a passo usar orientação a objetos
    com Access/VBA na criação de um PDV. Que na verdade é uma pseudo orientação a objeto.
    Acho que se você pegar o conceito da coisa (OOP), seria melhor partir para linguagens que dão
    suporte completo a esse método de desenvolvimento.

    A mesma coisa que você faria com quase nenhuma codificação, sendo orientado
    a objetos precisaria de muito mais código.

    E se é para escrever muito código, já compeçaria partir para uma ferramenta mais robusta para tal.

    MS Kid escreveu:Eu quero mesmo é programar em VBA/Access com o máximo de orientação a objeto possível, utilizando um padrão de projeto.
    Como falei, não compensa. O VBA não dispõe de todos os recursos adotados hoje em dia.

    Aproveite que quer aprender OOP e vá para C# ou Java. Caso contrário, se aprofunde no VBA, use e abuse de funções para evitar reescrever códigos.
    Garanto que você será mais produtivo.




    .................................................................................
    MVC no Access/VBA Favicon-16x16   Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
    MVC no Access/VBA Favicon-16x16   Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
    MVC no Access/VBA Yt_16x10 Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    MVC no Access/VBA Marcel11
    MS Kid
    MS Kid
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 64
    Registrado : 22/01/2013

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  MS Kid 18/3/2020, 19:40

    Por enquanto não dá pra investir tempo em uma outra linguagem agora, pois, no VBA/Access eu consigo desenvolver todo o sistema. Eu só quero mesmo é fazer os sistemas que já faço utilizando mais os recursos de orientação a objetos que o VBA possui, mas, seguindo um padrão de projeto. Sei que o VBA é limitado quanto a orientação (não existe herança, por exemplo), mas, dá para tornar o código mais reutilizável e melhor para se fazer modificações.

    Eu procurei o site do Avelino Sampaio, mas, não aparece nada na busca.

    Um abraço.
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  DamascenoJr. 18/3/2020, 22:51

    Aqui um dos artigos do Avelino
    usandoaccess.com.br/tutoriais/utilizando-classe-no-access-introducao.asp?id=1#inicio

    Marcelo David escreveu:A mesma coisa que você faria com quase nenhuma codificação, sendo orientado
    a objetos precisaria de muito mais código.
    Eis aqui uma verdade. Usar OO exige mais código, mas na minha opinião isso é compensado no final com a organização do projeto.

    Para projetos simples em Access não aconselho tentar a Orientação a Objetos. Mas para projetos um pouco mais complexos (desvinculados, por exemplo) compensa usar o pouco da orientação que o VBA/Access oferece pois facilita a organização do código, dos eventos e futuras manutenções. Praticando, com a experiência, passamos a tirar o máximo que a linguagem VBA pode oferecer nesse sentido. E é isso que você está buscando.

    Já pensei em mudar de linguagem, porém mesmo com a codificação extra exigida o VBA/Access não me espanta, muito pelo contrário, só me atrai ao possibilitar organizar os códigos.

    Eis um pequeno projeto meu buscando OO
    https://www.maximoaccess.com/t35051-gerenciador-de-licencas-online-em-mysql#240092

    E pergunto o objetivo de buscar a padronização. Desenvolvimento em equipe?


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    MS Kid
    MS Kid
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 64
    Registrado : 22/01/2013

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  MS Kid 19/3/2020, 11:58

    Damasceno,

    Excelente artigo do Avelino. Explica muito bem como programar em VBA orientado a objeto. Baixei o seu projeto e vou estudá-lo.

    DamascenoJr. escreveu:E pergunto o objetivo de buscar a padronização. Desenvolvimento em equipe?
    O objetivo de buscar a padronização é desenvolver um sistema robusto, possibilitando uma melhor manutenção e até mesmo desenvolvimento em equipe. Hoje, eu trabalho sozinho. Meu último trabalho foi como autônomo. Desenvolvi um sistema de gestão documental para uma multinacional. Gostaria muito de ter mais uma pessoa para desenvolver as diversas ferramentas que tenho como projeto, com origem na necessidade das empresas que visitei, além de ferramentas que já desenvolvi para outras empresas.

    Um abraço.
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  Avelino João 20/3/2020, 09:54

    MS Kid Bom Dia!

    Pode mandar uma copia do teu sistema de gestão documental para dar uma analise.


    .................................................................................
    Proaccess - Angola
    MS Kid
    MS Kid
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 64
    Registrado : 22/01/2013

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  MS Kid 20/3/2020, 14:30

    Avelino João escreveu:Pode mandar uma copia do teu sistema de gestão documental para dar uma analise.
    Tudo bem? Esse projeto eu perdi. Ele estava num notebook que deu bad block. Era um sistema de cadastro e busca de documentos.
    Você quer alguma ajuda? Como posso te ajudar?

    Um abraço.
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  Avelino João 20/3/2020, 15:48

    Apena queria analisar o programa de gestão de documentos.


    .................................................................................
    Proaccess - Angola
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1022
    Registrado : 23/09/2011

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  cleverson_manaus 20/3/2020, 16:22



    com certeza todos queriamos.


    boa sorte pra recuperar seu programa.


    abraços,


    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    MS Kid
    MS Kid
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 64
    Registrado : 22/01/2013

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  MS Kid 20/3/2020, 22:55

    É por isso que estou aqui. Quero refazer esse projeto (e outros), só que orientado a objeto e com um padrão de projeto. Quando fiz esse sistema de gestão documental, ele foi um sucesso, mas, fiz tudo na base de fórmulas reutilizáveis. Algumas coisas eu fiz mesmo sem reutilização, que dava trabalho para alterar. Mas, funciona perfeito até hoje.

    Já fiz algumas pesquisas e vou aplicar o padrão MVC no VBA/Access. Dessa forma, vou poder desenvolver um sistema mais robusto e melhor para se fazer manutenção, etc. As classes da camada de Modelo irão fornecer dados direto das tabelas e cuidar da regra de negócio. As classes da camada de View irão manipular os objetos dos formulários (botões, caixas de texto, etc) e apresentar os dados vindos da camada de Modelo. Já as classes da camada de Controller irão lidar com a interação entre as camadas de Modelo e View de forma que os dados possam transitar entre BackEnd e FrontEnd, ou seja, salvos nas tabelas e atualizando os campos do formulário. No código do formulário eu vou trabalhar somente com o objeto da camada de Controller, que irá interagir com as outras camadas sem eu ter que me preocupar em como elas estão trabalhando.

    Um abraço.

    Obs: Dêem uma olhada nesse site. Ele dá um exemplo interessante pra quem quer aplicar o padrão MVC usando VBA: MVC no Excel/VBA
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  Avelino João 21/3/2020, 06:15

    Aqui tens o gerador de
    tabelas e classes.


    Genesis para criar tabela e classes


    .................................................................................
    Proaccess - Angola
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  DamascenoJr. 21/3/2020, 16:19

    Tradução da parte final

    Conclusões

    Organizar seu código dessa maneira pode parecer demorado, e de fato você pode estar pensando que isso é muito código a ser implementado para o que tem sido um aplicativo relativamente simples em nosso exemplo. Mas, o benefício real ocorre quando seu aplicativo cresce em tamanho e complexidade. Mantendo essa abordagem, ele pode ser administrado para que as alterações possam ser facilmente acomodadas de maneira limpa. Mesmo se você achar que o padrão MVC é um exagero para suas necessidades, o importante disto é que manter o código relacionado aos dados separado do código da interface do usuário acabará por levar a uma solução mais limpa e sustentável a longo prazo.

    Parafraseando o site UsandoAccess: Isso é programar com classe.

    Programar com classe é organização e sem dúvida organização é uma boa base para trabalhar projetos.

    Deixo meu trajeto de aprendizagem sobre trabalhar com classe, e espero que ajude aos membros que desejam aprender ou complementar o aprendizado sobre o assunto:
    Vídeos da série A
    youtube.com/watch?v=aR7CKNFECx0&list=PLHz_AreHm4dmGuLII3tsvryMMD7VgcT7x&index=3

    Artigos relacionados sobre o projeto VendaOO
    usandoaccess.com.br/tutoriais/classe-access-modelagem-sistema-de-vendas.asp

    Também este
    sourcedaddy.com/ms-access/object-oriented-programming-with-vba.html

    E os vídeos desta playlist, do 47 ao 52
    youtube.com/watch?v=2vBD_R7dsic&list=PLYMOUCVo86jEeMMdaaq03jQ_t9nFV737s&index=47

    A todos, bons estudos e boas práticas.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Conteúdo patrocinado


    MVC no Access/VBA Empty Re: MVC no Access/VBA

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 23/10/2024, 02:18