MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário

    avatar
    alecmuller
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 03/12/2019

    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Empty [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário

    Mensagem  alecmuller 28/8/2020, 01:54

    Boa noite senhores,

    Gostaria de solicitar vossa ajuda.

    Estou tentando colocar em um formulário o campo de "Total de Despesas", a partir da informação de subtotal de um subformulário.
    Sei que é uma dúvida recorrente e já procurei de todos os jeitos possíveis, inclusive aqui no fórum, porém não consegui resolver meu problema.
    Em meu BD já fiz este mesmo procedimento em vendas, porém nas despesas está dando #Erro, e não consigo identificar onde está meu erro. É curioso também, pois, quando defino o campo do subform para apenas multiplicar o valor pela quantidade, o campo de contagem de itens funciona, ou seja, se eu tiver 7 registros, ele mostra os 7. Agora, se eu colocar a mesma fórmula de multiplicação do campo de total dentro de uma soma, o campo de contagem dá erro também. Achei bizarro e fiquei completamente perdido.

    Exemplo:
    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Sub_er13

    *****
    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Sub_er14


    Outra coisa engraçada (mas não tô rindo nem um pouco), é que no caso de a contagem funcionar, ainda não é 100%. Só atualiza o total de registros quando eu fecho e abro de novo o formulário. Isso não acontece na contagem que fiz no formulário de venda.


    Não sei se consegui explicar direito, mas o BD segue no link abaixo, para poderem ver melhor. Está dividido em duas partes, em que uma é para formulários e outra para as tabelas.


    PS: sou novato em access, então, se puderem ser o mais simples possível na explicação da solução, agradeço muito!


    https://mega.nz/folder/RJwxAQrD#GamnhUUqSl_iMRhNUWV_8A
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3880
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Empty Re: [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário

    Mensagem  Avelino Sampaio 28/8/2020, 07:21

    Olá!

    Clique AQUI e leia este meu ótimo artigo sobre o assunto. A técnica empregada é realizar todos os cálculos pelo rodapé do sub e exibir o resultado no formulário principal.

    Aguardamos


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    avatar
    alecmuller
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 03/12/2019

    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Empty Re: [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário

    Mensagem  alecmuller 28/8/2020, 10:54

    Oi Avelino, agradeço pela resposta.

    Eu fiz exatamente isso e não funcionou. Se você ver o meu formulário de Vendas, é desse jeito que está. No subform de despesas, que é o que está me deixando louco, eu coloquei o total e a contagem no detalhe somente para poder visualizar o erro acontecendo, porém, quando solucionar o problema, colocarei no rodapé também.
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3880
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Empty Re: [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário

    Mensagem  Avelino Sampaio 28/8/2020, 12:01

    Ok

    a função soma() não opera com campos desvinculados, ou seja, só com campos que tem origem na consulta/tabela, vinculada ao sub. Pela imagem, eu não estou vendo o campo qdt_despesa. Ele tem origem na tabela/consulta do sub ?

    Aguardamos


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    avatar
    alecmuller
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 03/12/2019

    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Empty Re: [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário

    Mensagem  alecmuller 28/8/2020, 12:29

    Não tô acreditando que errei um negócio tão simples Suspect Suspect

    O campo "Qtd_Item" estava vinculado à tabela despesa, com coluna de mesmo nome. Porém, no form, o campo estava com o nome de "qtd_despesa", assim como aparece na formula do total. Não sei pq deixei o campo do form com nome diferente da coluna da tabela. E também não entendi o porquê de não funcionar, visto que a fonte de controle estava certo e, no caso do campo de total, estava com a referência correta tb, que é do campo de qtd_item.

    Enfim, obrigado com a ajuda em erro tão trivial.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário Empty Re: [Resolvido]Total em formulário usando subtotal de subformulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 16:12