MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    avatar
    kleber_mary
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 21/12/2015

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  kleber_mary 13/12/2021, 19:15

    Prezados,

    Estou com um problemão, pode ser até fácil para quem já domina a área, mas, para mim, está sendo difícil, e por isso, peço a ajuda de vocês.
    Vou resumir o que tenho, o que já fiz e o que preciso.

    Tenho um notebook que será usado como "servidor" de banco de dados, de um sistema em Access que estou elaborando. Este servidor, deverá ser acessível para computadores espalhados pelo Brasil.

    Neste servidor, já instalei o WampServer 3.1.0.
    * Já configurei para permitir acesso externo (tanto pela rede local, quando pela internet), talvez tenho configurado de maneira incorreta ou faltando detalhes.
    * Já coloquei o WampServer Online.

    Como informei antes, o sistema que fiz, está em ambiente Access, e precisaria do programa ODBC para a conexão com o banco MySQL. E pela rede interna, usando o IP 192.168.0.45, no campo TCP/IP, e 3306 no campo Porta, consigo acesso sem problemas.
    Usando o mesmo programa, para acessar de uma rede externa, usando o IP externo, dá uma mensagem de erro, informando que o servidor não está online (conforme imagens em anexo).

    Para a rede local, sem problemas.. Mas para a configuração externa não consigo...

    Por favor, me auxiliem.

    Kleber
    Anexos
    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet AttachmentDoc1.doc
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (171 Kb) Baixado 5 vez(es)
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  Alexandre Fim 13/12/2021, 20:29

    Olá Kleber,

    O sistema trabalha com tabelas vinculadas à base MySQL?


    Tenho um notebook que será usado como "servidor" de banco de dados, de um sistema em Access que estou elaborando. Este servidor, deverá ser acessível para computadores espalhados pelo Brasil.

    Você está completamente equivocado em usar um notebook como "servidor". Notebook comuns não tem a arquitetura e nem processamento de uma máquina realmente "servidor". Sua aplicação vai ficar lenta!!

    Para rodar sistemas em Access acessando MySQL, é necessário instalar em todas as máquinas o driver ODBC do MySQL para acessar os dados.
    Veja o link abaixo para download do ODBC:
    "https://dev.mysql.com/downloads/connector/odbc/5.3.html"

    Sugestão:
    Contratação de serviço de provedor (Hostgator, UOLHost, GoDaddy e etc.), pois estes ja vem incluso no serviço a hospedagem de banco de dados MySQL.
    Estes provedores já possuem serviço de backup de dados e garantia de dados online em 99,99%.

    Migrar seu banco de dados MySQL para o serviço de provedor e fazer a conexão do sistema com o banco de dados, usando o ODBc instalado.

    Vale lembrar que os serviços variam muito de preço quando se trata de servidores compartilhados e servidores dedicados.

    É isso

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte

    abs

    FIM


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  DamascenoJr. 14/12/2021, 01:10

    Tópico movido para off-tópic por não ser problema com o Access.

    kleber_mary, tudo que o Alexandre Fim falou é válido. Dependendo da quantidade de máquinas acessando seu banco de dados, a coisa pode ficar nada legal.

    Mas caso queira seguir com sua ideia, mantendo a máquina local como servidor, seu problema é redirecionamento de portas.

    Será necessário obter junto do seu provedor de internet um IP fixo/público para que a partir daí os usuários possam iniciar a localização da sua instalação.

    Com o IP e uma porta, o aparelho que tem o IP fixo/público encaminhará "chamadas" para seu notebook. Caso você tenha aparelhos antes de chegar ao seu notebook (como um roteador), será necessário configurá-los também para fazer encaminhamentos.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    kleber_mary
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 21/12/2015

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  kleber_mary 14/12/2021, 20:44

    Aos meus amigos, obrigado pelas respostas.

    Estou realmente feliz com a ajuda.

    Infelizmente não tenho o conhecimento de todos os moderadores e demais amigos, e por isso solicitei ajuda. Tenho conhecimento limitado, e aceito toda a crítica positiva. Até as negativas transformo em positivas, pois sei que veio para aprendizado.

    Fiz diversos testes aqui e não consegui sucesso.

    Mesmo assim, continuarei tentando. Mesmo sem o auxílio esperado.

    Muito Obrigado Damasceno, acredito que sua posição pode dar sucesso. Vou tentar aqui.

    Sem mais,

    Obrigado mais uma vez.
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  DamascenoJr. 15/12/2021, 23:36

    kleber_mary escreveu:Mesmo sem o auxílio esperado.

    Qual auxilio era o esperado?


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    kleber_mary
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 21/12/2015

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  kleber_mary 8/1/2022, 15:28

    Prezados,

    Peço auxílio aos mestres.

    Preciso acessar o banco de dados, que está no meu servidor phpmyadim (sql), externamente da minha rede, através da internet.

    Já deixei o wampserver (servidor online).
    Já habilitei a porta junto ao meu roteador de internet (no caso a porta 4000)
    Pelo site (pelo ip externo) consigo acessar o wampserver (no phpmyadim), normalmente. Acesso ao banco através do navegador (isso externamente).

    Até que eu sei, o access precisa ter o acesso pelo ODBC, instalei o programa ODBC, e configurei o acesso. Mas infelizmente só funciona na rede local. Quando configuro na máquina externa (com o acesso pelo ip externo), a mensagem que dá é que o servidor (wampserver) está offline. Mas para a rede local funciona...

    O meu sistema, precisa acessar o banco com tabelas vinculadas.

    Se porventura alguém puder me auxiliar, até mesmo com outra forma de conexão, me ajudem.

    Muito obrigado.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  Alvaro Teixeira 8/1/2022, 20:01

    Olá a todos,

    Kleber, se pretende dessa forma (portatil a servide de servidor) sera melhor pesquisar num forum de configuracoes de rede e Winamp.
    O ip que indica (192.168.0.45) é da rede interna, pelos vistos já fez o encaminhamento de portas do IP externo (do seu ISP) e creio que o problema está aí.
    Por outro lado normalmente o IP fornecido pelo ISP é dinamico, ora se nao for fixo vai para isso vai precisar de configurar um fornecedor de DNS, tipo No-IP, dynu.com ou outro.

    Creio que a sugestão dos colegas online evitaria uma caga de trabalho.
    Volto a repetir, pesquise em foruns de Rede , encaminhamento de portas e Winamp.

    Quanto ao obdc, veja link do topico abaixo na mensagem nr. 2:
    https://www.maximoaccess.com/t20742-sistema-gestao-de-contactos-online-access-mysql

    Abraço a todos

    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  DamascenoJr. 9/1/2022, 20:11

    Pitaco: a porta de acesso ao mysql é 3306.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    kleber_mary
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 21/12/2015

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  kleber_mary 31/1/2022, 23:20

    Prezados,

    Como ainda não consegui resolver o meu problema, neste sentido... Gostaria de poder mudar o foco, e saber se alguém possa me orientar, de modo prático, o que posso fazer.

    Estou fazendo um sistema de cadastro, de certo modo simples, e preciso estar copiando para pessoas que precisam trabalhar em home-office.

    O sistema tem que acessar um único banco de dados.

    As perguntas que faço são:

    1 - Qual seria o melhor modo de ter um "servidor" para este banco de dados.
    2 - No meu caso, o sistema pode acessar as tabelas vinculadas, existe um modo mais fácil e prático para estar acessando o banco sem ser por tabelas vinculadas?
    3 - Como poderia estar fazendo para que as máquinas acessem este servidor?

    Obrigado pela atenção de todos...

    Kleber Cristiano Rosa

    PS.: Se precisar, refaço o sistema mediante a melhores dicas dos mestres.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  Alexandre Fim 31/1/2022, 23:37

    Kleber boa noite,

    Os usuário vão usar máquina remota para trabalhares?
    Nesta máquina remota, todos estarão em uma mesma rede?

    Se sim, vc pode colocar seu banco de dados (Back End) na rede, o sistema (Front-End) com as tabelas vinculadas ao Back-End na máquina remota do respectivo usuário.

    NOTA: o desempenho do sistema vai depender da velocidade da internet de cada usuário e também da rede de servidores remotos e etc.

    É isso

    Espero ter ajudado
    []'s

    FIM


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    avatar
    kleber_mary
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 21/12/2015

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  kleber_mary 1/2/2022, 11:41

    Bom dia...

    Obrigado por responder.

    Então, os usuários deverão usar o sistema em suas respectivas máquinas, sendo que a base de dados (o banco) deve estar em um "servidor".

    Neste caso, eu fiz os questionamentos. Como poderia proceder com a criação do servidor, e o banco sendo acessado pelos usuários espalhados pelo Brasil, fora da rede local?

    Como poderia criar o acesso do sistema em cada máquina com a base de dados (o banco)?

    Existe um modo de ter o acesso, sem ser tendo tabelas vinculadas?, ou apenas tendo as tabelas vinculadas?

    O acesso, eu entendo que o desempenho dependerá da internet de cada usuário.

    Mais uma vez agradeço a atenção de todos.

    Kleber Cristiano Rosa
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  DamascenoJr. 1/2/2022, 22:30

    1 - Qual seria o melhor modo de ter um "servidor" para este banco de dados.
    A resposta é bem relativa. Mas sendo direto, sugeriria hospedar o banco no UOL. Custa 5 reais por mês, é barato e estaria pagando só pelo que está usando, sem precisar de plano de hospedagem de site nem nada que não usaria.

    2 - No meu caso, o sistema pode acessar as tabelas vinculadas, existe um modo mais fácil e prático para estar acessando o banco sem ser por tabelas vinculadas?
    Facilidade e praticidade seria com tabelas vinculadas. Sem ser usando vínculos, e continuando sendo fácil e prático, só criando funções genéricas que acessam e realizam operações de adição, edição, exclusão.

    3 - Como poderia estar fazendo para que as máquinas acessem este servidor?
    Com o driver instalado, uma função abriria a conexão, realizaria a operação e fecharia a conexão. Nem precisaria preocupar-se com conexão compartilhada ou queda de conexão com o banco.

    Como poderia proceder com a criação do servidor, e o banco sendo acessado pelos usuários espalhados pelo Brasil, fora da rede local?
    veja a página dos serviços de banco de dados do UOL para sua avaliação: uolhost.uol.com.br/banco-de-dados

    Como poderia criar o acesso do sistema em cada máquina com a base de dados (o banco)?
    link de um exemplo: https://www.maximoaccess.com/t35051-gerenciador-de-licencas-online-em-mysql#240092

    Existe um modo de ter o acesso, sem ser tendo tabelas vinculadas?, ou apenas tendo as tabelas vinculadas?
    Pode ser sem tabelas vinculadas, conforme exemplo do link anterior


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Conteúdo patrocinado


    Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet Empty Re: Acesso ao Banco de dados em MySQL (PhPMyadim, em WampServer on line) fora via internet

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 05:36