MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Seg 26 Dez 2022, 4:24 pm

    Olá amigos;

    Quero pedir-vos ajuda porque não estou a conseguir fazer com que a numeração automática das tabela no Access funcione. Junto o link de um pequeno vídeo para vos mostrar o problema.

    Obrigado

    Joaquim

    Assistir ao vídeo
    avatar
    delsonk
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 203
    Registrado : 26/11/2013

    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  delsonk Ter 27 Dez 2022, 12:17 am

    Prezado Joaquim,

    A autonumeração do Access funciona dessa forma como está no vídeo. Isto é, mesmo compactando e reparando o BD a numeração automática continuará a partir do último registro, mesmo que esse tenha sido excluído. Isso ocorre por causa do controle interno do Access.
    Em princípio, visualizo dois caminhos para solucionar o seu problema:
    1. Caso a tabela que deseja zerar a numeração não tenha relacionamentos com outras tabelas crie uma rotina para deletar a tabela e criá-la novamente; e
    2. Caso não seja possível executar conforme o numero 1., crie um campo personalizado onde você busque o registro de maior número e adicione uma unidade.
    Espero que tenha auxiliado.

    Att, Delson
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Ter 27 Dez 2022, 9:36 am

    Olá Delson;

    Não compreendi o que me indicou.

    O que eu fiz, foi eliminar todas as relações de todas as tabelas.

    Depois, entrei na estrutura de cada uma e o campo ID com numeração automática, passei para número e retirei a chave primária. Criei outro campo com o mesmo ID com numeração automática e inseri a chave primária. Depois, eliminei o campo antigo.

    Depois inseri as relações em todas as tabelas.

    Este processo, penso eu, deveria ter reiniciado a numeração automática em cada tabela, mas não o fez. Quando inseri o primeiro registo, a numeração continuou com a sequência anterior.

    Fiz um vídeo com o exemplo numa tabela. fiz o mesmo a todas.

    Assistir ao vídeo.

    Joaquim
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Silvio Ter 27 Dez 2022, 11:11 am

    Uma coisa eu reparei no vídeo.

    Você está relacionando um campo chave primaria com um campo texto ( IDA com o nome do autor )

    Bom seria ter outro campo na tblcadprodutos (SubIDA / tipo: numero ) e ai sim, fazer o relacionamento, um para muitos.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Ter 27 Dez 2022, 12:48 pm

    Olá Sílvio;

    Vou retificar e depois digo alguma coisa.

    Joaquim

    avatar
    ssvp
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 98
    Registrado : 15/01/2013

    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Mesma dificuldade ao compactar

    Mensagem  ssvp Ter 27 Dez 2022, 2:06 pm

    Teem acontecido o mesmo problema qdo compacto um banco de dados uma vez que ele cresce muito pois faço muitas repetições de copiar e colar numa determinada tabela e depois preciso excluir tudo e refazer o processo novamente,,, e qdo faço isso tenho enfrentado dificuldades na numeracao automatica de uma unica tabela.. quem puder ajudar...

    Jose
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Ter 27 Dez 2022, 2:38 pm

    Olá de novo Sílvio;

    Obrigado pelo seu interesse em ajudar.

    Eu fui verificar o estado do relacionamento e está igual a uma cópia mais antiga, em que a compactação e reparação está a funcionar bem.

    Fiz um novo vídeo para mostrar o que acabo de dizer.

    Obrigado

    Joaquim

    Assistir ao vídeo
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Silvio Ter 27 Dez 2022, 4:24 pm

    Joaquim, eu vi o teu video, grato por ser tão explicativo.

    Quanto se divide o sistema em Back end e Front end, as compactações e reparações tem que serem feitas em cada um.

    Tente fazer isso no teu B. End.

    Outra coisa, cuidado com as palavras que estão nas tuas tabelas que contem acentos e espaços, as boas normas dizem para não fazer isso, então procure eliminar isso nos próximos projetos.

    Não tenho o Access 64Bits apenas o 32Bits.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Ter 27 Dez 2022, 6:56 pm

    Olá Sílvio;

    Eu vou procurar os campos com os nomes com espaços e acentos e fazer a respetiva correção.

    Em relação à rotina de Compactar e reparar, eu executei-a no back-end e funciona bem.

    O problema que se põe agora, é como é que o utilizador que só entra no front-end, pode executar essa rotina através de código, já que não tem acesso à administração do back-end?

    Deixo esta pergunta no fórum, para ver se alguém me pode ajudar.

    Entretanto, agradeço-lhe ter-me elucidado para o facto de a rotina funcionar no back-end.

    Desejo-lhe um feliz 2023, recheado das mais ricas bênçãos dos Céus.

    Um abraço

    Joaquim
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Silvio Ter 27 Dez 2022, 9:16 pm

    Agradeço os votos endereçado a minha pessoa, faço de tuas palavras as minhas.

    Veja se esse link abaixo lhe ajuda. Vai exigir um pouco de atenção, calma e paciência quanto a programação.

    todoexpertos.com/preguntas/9epha597qsqk9vwr/compactar-y-reparar-back-end-desde-front-end


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Ter 27 Dez 2022, 9:47 pm

    Já está resolvido.

    Do link que partilhou comigo, transferi uma base de dados que partilho aqui em anexo.

    Entrei na minha base de dados e importei os dois módulos e o formulário.

    O formulário tem uma imagem com o evento ao clicar.

    Clicando na imagem com o evento, aparece uma mensagem em Espanhol a dizer que a base de dados está compactada.

    Depois fui ver e a numeração automática das tabelas vinculadas que reiniciaram.

    Não precisei de fazer nada e está a funcionar.

    Agora vou eliminar o formulário e vou configurar à minha maneira.

    Mas, valeu a dica.

    Está resolvido e boas festas para todos.

    Obrigado, amigo.

    Nota: Vou eliminar no youtube os três vídeos temporários.
    Anexos
    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar AttachmentCompactar.zip
    (36 Kb) Baixado 16 vez(es)


    Última edição por amilq em Ter 27 Dez 2022, 10:14 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Acrtescentar texto e inserir anexo.)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Qua 28 Dez 2022, 10:18 am

    Olá amigos do Fórum;

    Resolvi inserir um último post no Fórum, para que vejam as ferramentas, “Eliminação de movimentos e registos” e “Compactação das tabelas do Back-end” em funcionamento com a ajuda dos utilizadores deste Fórum.

    Um Feliz 2023 para todos.

    Joaquim

    Assistir ao Vídeo
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Silvio Qua 28 Dez 2022, 12:08 pm

    Bom dia / Boa tarde / Boa noite !

    O fórum agradece a partilha de conhecimentos.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Qui 29 Dez 2022, 4:28 pm

    Olá de novo;

    Eu não podia finalizar este post, sem partilhar convosco a forma que encontrei, de realizar um backup das tabelas do Back-End.

    Foi-me cedido aqui no fórum um link com vários modelos em espanhol. Um deles é precisamente para realizar o backup das tabelas.

    Podem utilizá-lo que está em anexo neste post.

    O último vídeo que partilho convosco, descreve a forma que eu encontrei de realizar o backup.

    Aceder ao vídeo

    Um Feliz 2023 para todos.

    Joaquim
    Anexos
    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar AttachmentBackUpTablasVinculadas.zip
    (21 Kb) Baixado 10 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Convidado Dom 01 Jan 2023, 9:06 pm

    Boa noite;

    Como tinha referido, os vídeos foram retirados do Youtube.

    Joaquim


    Última edição por amilq em Dom 01 Jan 2023, 9:07 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção ortográfica)

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar Empty Re: [Resolvido]A função Compactar e Reparar do Access, não está a funcionar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 1:42 pm