MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

    Customização de Backstage - Possibilidade de utilização do getvisible

    avatar
    edhelx
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 24/03/2022

    Customização de Backstage - Possibilidade de utilização do getvisible Empty Customização de Backstage - Possibilidade de utilização do getvisible

    Mensagem  edhelx 8/8/2023, 21:08

    Pessoal, eu já vi alguns tópicos sobre backstage aqui no Fórum, mas sobre essa dúvida específica não consegui achar nada. Então me perdoem se fiz mal em abrir esse novo tópico.

    Bom, com as dicas do Fórum e com o MontaRibbons do Avelino, aprendi a personalizar as ribbons dos meus projetos. Notei que os trabalhos ficaram bem mais profissionais.

    No caso, dentro de cada tab constante da ribbon, em vez de usar o visible, eu utilizo o "getVisible=fncGetVisible". Assim, o xml redireciona a questão da visibilidade ou não para um módulo vba que contém a função fncGetVisible. Nessa função, eu verifico basicamente o nível de permissão do usuário. Sendo "administrador" eu exibo algumas guias a mais. Sendo comum, eu restrinjo algumas. Isso tem funcionado perfeitamente! É muito top!

    Acontece que, no caso das tabs que ficam dentro do backstage, a getVisible não funciona. Isto é, ele só aceita a propriedade Visible diretamente, o que me impede de aplicar critérios conforme o nível de permissão do usuário. Diante disso, eu acabo ocultando antecipadamente todas as tabs e deixando apenas uma, que é personalizada e traz informações sobre formas de contato, versão etc.

    Entretanto, eu queria mesmo descobrir uma forma de poder aplicar critério ali no backstage também. Já tentei de muitas formas e não consegui. Ao que parece, uma vez que configuramos uma das tabs do backstage, o único jeito de torná-la visível novamente é editando o xml e reiniciando o access.

    No MontaRibbons, existe um botão de "atualizar backstage e qat". Ao clicar nele, parece que o  MontaRibbons faz uma espécie de reinicialização, atualizando o backstage. Entretanto, não sei qual é o código contido nesse botão e ele seria uma alternativa.  

    Alguém saberia alguma forma de contornar o problema?

      Data/hora atual: 23/9/2023, 03:13