MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    avatar
    cantu
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 126
    Registrado : 24/03/2012

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  cantu 11/10/2023, 14:24

    Boa Tarde,

    Deparei-me com um problema durante uma operação de rotina.
    Tenho um front end e um back end com as tabelas vinculadas. O que acontece é que existem mais registos na tabela vinculada do FE do que na tabela do BE e são cerca de 70 registos.... Teóricamente todos os registos efectuados no FE irão aparecer no BE e isso não está a acontecer já que a tabela vinculada no FE tem mais 70 registos que a tabela do BE.

    Agradeço desde já a colaboração do Forum
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  abreuluiston 11/10/2023, 16:37

    Olá Cantu, boa-tarde!

    Posso tentar te ajudar, mas antes, realmente é preciso entender uma coisa. Você fala em BE (backend) e FE (frontend) que é um conceito o BE seria um banco de dados pq está por trás do FE. Ou seja, o FE seriam as telas e o BE a base de dados.

    Então, para entender, na vdd você tem duas bases de dados e uma chama de FE e outra de BE? Pergunto pq vc menciona que cada uma delas possui uma tabela vinculada.

    Dessa forma, pode ser :

    1) que a tabela vinculada seja apenas uma e está vinculada em ambas as visões FE e BE. Nesse caso seu problema estará na origem, o arquivo que está servindo de base para as visões.

    2) que não seja apenas uma tabela vinculada. Nesse caso, qual a sua estratégia de conciliação entre esses arquivos que estão servindo de base para o vínculo do Access?

    At.
    Luis Abreu

    cantu gosta desta mensagem

    avatar
    cantu
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 126
    Registrado : 24/03/2012

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  cantu 11/10/2023, 17:18

    Boa tarde Luís,
    Em primeiro lugar os meus agradecimentos pelo interesse demonstrado.
    Dividi a BD de modo a permitir trabalhar em rede e o que acontece é que as tabelas do Front End são vinculadas às tabelas do Back End, as tabelas no FE aparecem precedidas pela setinha azul e por isso teoricamente todo e qualquer novo registo efectuado no FE deveria aparecer nas tabelas do BE e não aparece mas na tabela vinculada do FE aparece. Isto só acontece desde há cerca de 4 meses porque até essa altura qualquer registo efectuado no FE era vinculado à tabela respectiva no BE.
    Atenciosamente
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  abreuluiston 11/10/2023, 18:05

    Imagina Cantu, tamo junto!

    Certo, entendi o seguinte: o FE não possui tabelas pq essas tabelas estão no BE. O FE apenas possui os formulários e, portanto, estamos falando de apenas uma fonte de dados.

    Se esse for o caso, a questão pode estar relacionada ao seu ambiente de rede. Por exemplo, é possível dizer que uma nuvem, por exemplo o OneDrive é um local de rede onde os arquivos e dados podem ser compartilhados. Porém, tenho vários problemas com ele no sentido de que as vezes demora para que uma máquina B enxergue alterações feitas pela maquina A.

    Se você tinha uma base estável e que esse problema de sincronização não ocorria e passou a ocorrer é possível que você tenha atualizado alguma coisa no seu sistema, seja o SO do servidor ou da máquina usuária. Ou então alguma atualização do pacote Office. Ou seja, se a minha afirmação acima é correta não tem pq os dados não serem sensibilizados somente pensando nos vínculos. Algo no ambiente mudou.
    avatar
    cantu
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 126
    Registrado : 24/03/2012

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  cantu 11/10/2023, 19:14

    Boa tarde Luís,
    Aparentemente nada mudou quer na rede, SO ou aplicações Office. Aliás o programa ainda não estava a funcionar em rede. Tenho uma pasta onde tenho o FE e o BE. Todos os registos em falta estão na tabela do FE.
    Obrigado
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  abreuluiston 11/10/2023, 20:10

    No mínimo é sinistro já que vc não diz que eu estou errado na minha interpretação de se tratar de apenas uma tabela vinculada e ela ser a origem em uma das visões FE/BE. É algo a ser investigado com mais detalhe.

    Volto a dizer, não vejo como um INSERT, UPDATE ou DELETE sensibilize os dados numa tabela vinculada e a origem desse vínculo não seja atualizado. Por outro lado se existem tabelas locais que são atualizadas e depois é necessário uma rotina de atualização na outra tabela uma possibilidade de erro em virtude dessa rotina não sincronizar os dados por algum motivo especifico é real e muito possível. Uma ou várias exceções não mapeadas, por exemplo, que não sensibilize os dados na fonte e que não havia sido percebida até agora.

    Um caminho possível é avaliar o conjunto de dados ausentes e perceber se neles existe algum tipo de lógica (grupo de dados similares) que possam dar uma pista para a investigação. Por exemplo, veja é só um exemplo: chave primária. Digamos que você tenha duas tabelas idênticas, mas que uma tem chave primária e a outra não. Se você executar um INSERT via VBA o Access pode não retornar o erro e, se você não controlar os dados, ficará sem saber se os dados foram inseridos na tabela. Só saberá se após a execução do SELECT de INSERT for na base e procurar pelos novos dados. Veja, é só um exemplo, mas é algo que poderia sim estar acontecendo. Outro exemplo: as tabelas do BE estão relacionadas e existem regras do relacionamento que um determinado conjunto de dados a ser inserido numa tabela viole a integridade. É outro erro possível se no FE os relacionamentos não existirem.

    Enfim, são muitas possibilidades e análises possíveis para detectar o real problema que você está enfrentando.

    Não imagino o tamanho das bases se é ou não possível compartilhar elas por inteiro pra que eu pudesse ajudar a analisar.

    At.
    Luis Abreu

    cantu gosta desta mensagem

    avatar
    cantu
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 126
    Registrado : 24/03/2012

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  cantu 12/10/2023, 10:10

    Bom dia Luís,

    Infelizmente não é possível partilhar a BD já que ela é muito grande... [Resolvido]Tabelas não sincronizadas 1f623

    Tive uma ideia (espero que seja boa) que é copiar a tabela do FE que tem efectivamente todos os registos e colar a mesma tabela (com o mesmo nome lógicamente) no BE.... Não sei se é viável ou não...

    Outra ideia seria juntar novamente a BD (FE+BE) num único e copiar a tabela do FE...

    Enfim muitas ideias mas suspeito que não será assim tão linear.

    Cumprimentos
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  Alvaro Teixeira 12/10/2023, 15:16

    Olá a todos

    Alberto Rodrigues, não sei se compreendi bem o que está a relatar.
    Quando fala em sincronização fico na dúvida se tem duas tabelas de dados distintas e que as "sincroniza" e assim poderá haver inconsistência entre as duas tabelas.

    No entanto se tem as tabelas de dados no BE ligadas (vinculadas) ao FE, deveria mostrar os mesmo registos ao ver no FE ou no BE.
    A única coisa que me ocorre é estar ligado a outra base de dados e não a que está a consultar, verifique as tabelas ligadas
    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas 0244

    Caso o caminho não seja o correto, escolhe o correto e verifique.
    Caso contrario tente:
    a) Compactar reparar FE e BE
    b) Criar novoFE e novo BE importar todos os objectos, ligar novamente ao BE e testar

    Qualquer coisa estamos por cá.

    Abraço a todos

    cantu gosta desta mensagem

    avatar
    cantu
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 126
    Registrado : 24/03/2012

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  cantu 17/10/2023, 13:32

    Boa tarde,

    Seguindo o conselho do Alvaro verifiquei que as tabelas vinculadas no FE correspondiam às tabelas no BE mas numa outra localização. Resumindo, "alguém" (estamos a tentar saber quem) copiou a pasta do BE para outra localização e não criou o vinculo necessário. As tabelas no FE estavam vinculadas a tabelas do BE na pasta antiga. Já tudo foi reposto e está a funcionar na perfeição.

    Grato pela ajuda disponibilizada e também um agradecimento ao Luís pelo interesse demonstrado na resolução do problema

    Cumprimentos,

    abreuluiston gosta desta mensagem

    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  Alvaro Teixeira 17/10/2023, 16:52

    Olá a todos

    Alberto Rodrigues, fico feliz por ter conseguido resolver.
    Obrigado pelo feedback, o fórum agradece.

    cheers

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Tabelas não sincronizadas Empty Re: [Resolvido]Tabelas não sincronizadas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 02:04