MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações Empty Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    Mensagem  NarcisoRN 4/9/2011, 23:12

    Pessoal,

    Apesar de não ter muita intimidade com o Access, eu consigo me sair bem em quase tudo. Digo quase tudo, porque quando chega na hora de relacionar as tabelas, me bate sempre uma baita dúvida com relação as ligações entre as tabelas. Agora mesmo, estou criando um pequeno sistema de Ordem de Serviço para minha empresa (Tenho uma microempresa de Manutenção em computadores e notebooks). A coisa funciona da seguinte maneira:
    O cliente chega com o aparelho quebrado munido da nota fiscal do mesmo (Caso esteja na garantia), nesse momento, minha funcionária vai no sistema e cadastra o cliente, depois de entrar com os dados dele, ela emite então a Ordem de serviço onde consta as informações do aparelho defeituoso assim como o tipo de defeito, o numero da nota fiscal do mesmo etc. Eu criei as tabelas:

    Tabela Clientes - Aqui eu cadastro os dados de endereço do mesmo.
    Tabela Equipamentos - Aqui eu entro com os dados do equipamento do cliente (Marca, modelo, Num Nota Fiscal,data da compra num de serie...etc)
    Tabela Peças - Criei essa tabela para guardar o nome da peça que eu vou solicitar do fabricante (Sou autorizada) e que irá substituir a peça defeituosa. ((Nome da peça, data de envio, data de recebimento, forma de envio, doc de remessa...etc)
    Tabela Ordem de Serviço - Aqui é a ordem de serviço propriamente dita (Data de entrada, cliente, tipo de serviço, defeito..etc.)
    Tabela Financeiro - Aqui eu vou cadastrar os valores que serão cobrados dos clientes, quando a peça for minha.

    Eu queria saber, como relacionar essas tabelas ou seja Clientes eu relaciono com Ordem de serviço (1-N)
    Um cliente pode ter varias ordens de serviço.
    Tambem relaciono a tabela Equipamentos com clientes (1-N) Cada cliente poderá dar entrada em mais de um equipamento, e será emitida uma ordem de serviço para cada equipamento
    a Tabela de peças (peças que serão necessárias para substituir as defeituosas do cliente, tenho casos onde um so aparelho apresenta mais de uma peça defeituosa)Aqui na realidade eu relaciono as peças defeituosas. Fiquei em duvida se relaciono essa tabela com a tabela Ordem de serviço ou se com a tabela Equipamentos.
    A tabela financeira, essa eu tenho certeza que se relaciona com a tabela Ordem de serviço

    Estou usando o Access 2007. Estou anexando a esse post, uma imagem de como as tabelas estão relacionadas, se alguem puder me dar alguma dica para melhorar ou "consertar" algo que possa estar errado, eu agradeceria de coração.

    Imagem Relacionamento

    abs
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações Empty Re: [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    Mensagem  vieirasoft 4/9/2011, 23:17

    Ver assim por imagem torna tudo um pouco difícil. Tem aqui no fórum exemplos de relacionamentos entre tabelas, na sala documentações, por exemplo.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações Empty Re: [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    Mensagem  vieirasoft 4/9/2011, 23:19

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t3847-discutindo-relacoes-entre-tabelas

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t1101-relacionamento-de-tabelas
    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações Empty Re: [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    Mensagem  NarcisoRN 5/9/2011, 00:04

    Ok Vieira,

    Vou dar uma olhada nos exemplos. Se conseguir tirar minhas duvidas por intermédio deles, eu fecho o Tópico. Obrigado.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações Empty Re: [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    Mensagem  vieirasoft 5/9/2011, 00:07

    Qualquer dúvida estamos aqui para ajudar.
    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações Empty Re: [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    Mensagem  NarcisoRN 9/9/2011, 23:54

    Consegui resolver o problema do relacionamento, portanto vou encerrar o tópico. Obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações Empty Re: [Resolvido]Relacionamento Entre Tabelas. Duvida nas ligações

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 11:42