MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    avatar
    RochaWG
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 17/10/2019

    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela Empty [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    Mensagem  RochaWG 18/12/2023, 13:28

    Feras do Access, muito bom dia!

    Pesquisei sobre máscaras no fórum, não encontrei exactamente o que eu preciso, mas encontrei informações suficiente para formatar minha pergunta;

    Possuo um backend e frontend no formato .mdb que está ativo e com quase mil padrões cadastrados. Os códigos dos padrões estão com essa máscara “?A/000/0;;_”, logo os dados são apresentados assim: PD/003/1 até PD/899/2. O meu problema é que quando chegar em mil códigos, vou ter de mudar essa máscara para exibir os dados assim PD/1000/2 e a nova máscara, teria de servir também pra os dados antigos como PD/0003/1.

    Criei um novo campo na tabela com, colei os dados, tirei a máscara e os dados ficaram assim de PD0031 até PD8992. Agora imagino que eu teria de adicionar um zero, logo depois da letra D para todos os registros da tabela, depois desenvolver uma nova máscara.

    Minha aplicação roda em Sistema Windows 10 64 bits, em Office365, mas os backend e frontend ainda são .mdb´s

    Estou no caminho certo? Alguém poderia me ajudar com essa consulta que adicionaria um Zero após o digito “D”? ou com a elaboração de uma nova máscara?


    Obrigado Feras !

    RochaWG


    Última edição por RochaWG em 19/12/2023, 12:45, editado 1 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela Empty Re: [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    Mensagem  Alexandre Neves 18/12/2023, 21:06

    Boa noite e bem-vindo à participação no fórum
    Leia as regras e cumpra-as para mantermos o fórum actualizado e aproveitar fórum ao máximo
    Sobre a sua questão, sou de opinião que altere todos os registos existentes para o formato actual e prossiga com o novo formato


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    RochaWG gosta desta mensagem

    avatar
    RochaWG
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 17/10/2019

    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela Empty Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    Mensagem  RochaWG 19/12/2023, 13:02

    Bom dia Alexandre, muito obrigado pela atenção e orientação!

    Após ler as regras editei a mensagem original;

    Sobre minha questão, também penso igual você, o melhor seria formatar todos os registros anteriores para o novo formato;

    O problema é que antes disso, eu teria que rodar uma consulta que adiciona um zero da esquerda para a direita logo após a letra "D", depois disso eu partiria para a construção da nova máscara direto no campo da tabela;

    Não estou conseguindo montar montar essa consulta;


    Mais uma vez, muito obrigado Alexandre!

    Muito bom dia
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela Empty Re: [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    Mensagem  Alexandre Neves 22/12/2023, 21:09

    Boa noite
    1º crie cópia de segurança da tabela
    2º altere o campo, executando esta consulta:
    UPDATE SuaTabela SET SeuCampo=Left(SeuCampo,3) & '0' & mid(SeuCampo,4)


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    luciagomide e RochaWG gostam desta mensagem

    avatar
    RochaWG
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 17/10/2019

    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela Empty Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    Mensagem  RochaWG 3/1/2024, 13:36

    Bom dia Alexandre! Feliz Ano Novo pra você e para todos do MaximoAccess !

    Muito obrigado pela ajuda na construção da consulta que para minha tabela atualmente está assim:


    UPDATE DADOSPADRAO SET PD_Nº=Left(PD_Nº,3) & '0' & mid(PD_Nº,4)

    Rodei a consulta e ela resolve os casos como PD0090 até PD0990, já para os casos como PD1580, fica assim PD10580;

    No caso o novo zero, precisaria ser adicionado após o D e antes do 1;

    Para ajudar na explicação, anexei uma imagem ta tabela de backup e da modificada;

    Na tabela modificada, o dado problemático no caso, fica na terceira linha com indexador 96;

    Sei que muitos estão em férias ainda, então vou tentar fazer alterações na consulta e testar;

    Caso eu mesmo consiga resolver, postarei em seguida, caso contrário a ajuda de todos continua sendo muito bem vinda;

    Mais uma vez, obrigado e Feliz 2024 a todos do MaximoAccess !


    RochaWG
    Anexos
    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela AttachmentSGQ-ANTES-e-DEPOIS.jpg
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (119 Kb) Baixado 6 vez(es)
    avatar
    RochaWG
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 17/10/2019

    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela Empty Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    Mensagem  RochaWG 3/1/2024, 18:28

    Boa tarde Alexandre e amigos do MaximoAccess;

    Agradeço mais uma vez pela ajuda na elaboração da consulta!

    Eu não tenho esse conhecimento avançado para a elaboração de consultas;
    As que elaborei até hoje, são com ajuda do assistente do Access.

    Estudei a consulta do Alexandre durante o dia de hoje e alterei apenas dois parâmetros para atender minha necessidade, então a consulta ficou assim:

    UPDATE DADOSPADRAO SET PD_Nº=Left(PD_Nº,2) & '0' & mid(PD_Nº,3)


    Problema resolvido !

    Grato

    RochaWG

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela Empty Re: [Resolvido]Máscara nova com um Digito a mais no Campo da Tabela

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 02:29