MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Resultado de Somas em um campo do formulário

    avatar
    AndreSaraiva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 20/09/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  AndreSaraiva 20/9/2011, 08:45

    Caros amigos, antes de mais nada desculpe-me pois sou bem leigo em Access 2010 e não sei se minha dúvida é realmente de formulários. Tenho uma tabela onde aparecem 12 campos valortotal (valortotal1 até valortotal12)+ 1 campo totalcompras + 1 campo nparcelas e 1 campo valorparcela.

    No formulário criei a expressão =([valortotal1]+[valortotal2]+...+[valortotal12]) que deveria ser o campo totalcompras, em seguida o campo totalcompras é dividido pelo campo nparcelas (=([totalcompras]/[nparcelas]) para me dar o resultado em valorparcela.

    Aí que começaram os problemas:

    1) ao inserir as expressões acima nos devidos compos, a fonte de controle (lá em propriedades) perde o campo:
    em total de compra perde-se a fonte de controle totalcompra e coloca a expressão fazendo a adição perfeita, mais não registra na minha tabela, lá em totalcompra o resultado;

    2)no campo valorparcela eu insiro a expressão de divisão e ela divide o campo totalcompra pelo campo nparcela (valor dado pelo usuário), só que também perde a fonte de controle valorparcela pela expressão e não registra nada na tabela.

    Tentei como forma de resolver o problema inserir estas duas expressões em caixas de texto a parte e fazer com que o resultado da soma e da divisão fossem repetidos nos campos totalcompra e valorparcela respectivamente. As caixas de texto até que fizeram as operações matemáticas direitinho, mais não sei como copiar, clonar ou transportar o valor o resultado da caixa de texto para os devidos campos.

    Será que podem me ajudar a fazer com que os resultados das operações nos campos totalcompra e valorparcela sejam registrados nas tabelas, ou com que eu consiga clonar os resultados da caixa de texto para os devidos campos?

    Desde já agradeço e peço desculpas se não for aqui que devo postar esta dúvida.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  dyl2011.programador 20/9/2011, 12:34

    Bom dia,

    Coloque a função na propriedade Origem da linha em tempo de projeto, ou seja, na caixa de propriedades ou em tempo de execução no form_open ou no evento form_load com a utilização da propriedade RowSource.

    Assim:

    Dim strSQL as String

    strSQL = SELECT .... FROM tab....


    combo.RowSource = strSQL


    a propriedade fonte do controle é para você salvar a informação da combo na respectiva tabela que você está executando através do form atual.


    Veja se isso resolve

    Adilson
    avatar
    AndreSaraiva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 20/09/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Bom dia Adilson,

    Mensagem  AndreSaraiva 20/9/2011, 16:13

    Muito grato por sua resposta tão rápido, mais como mencionei, sou bem leigo e não sei nem por onde começar a procurar propriedade origem da linha. Me ajude, por favor.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  dyl2011.programador 20/9/2011, 18:15

    Boa tarde,

    Cheguei agora do almoço.

    No modo design, ou seja aonde você coloca os objetos no formulário e formata como desejado tem uma janela a sua direita que é a janela de propriedades, lá em baixo você descendo a barra de rolagem da respectiva janela tem uma propriedade chamada origem da linha. Cole ali a instrução sql desejada.


    Adilson
    avatar
    AndreSaraiva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 20/09/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  AndreSaraiva 21/9/2011, 20:59

    Caro Adilson,

    só achei em propriedades do formúlário a opção origem da paleta e está como (padrão) sem a opção de editar. Se não for pedir muito, será que posso te enviar o arquivo que criei (cintia.accdb) que tem 2,6mb sem zipar para você dar uma olhadinha?

    Deixa eu explicar para que serve: minha esposa vende produtos Natura para complementar a renda, ela me pediu um sistema onde pudesse cadastrar seus clientes, fui me meter a fazer em access e já viu o que deu.
    Desde já agradeço muito.
    André
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  dyl2011.programador 21/9/2011, 21:13

    Mande para meu e-mail que vou olhar

    a.2006santos(arroba)rotmail(ponto)com

    kkkkkkkkkkkkkkk

    Adilson
    avatar
    AndreSaraiva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 20/09/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  AndreSaraiva 25/9/2011, 11:43

    OK, enviei para o seu e-mail.

    Muito Obrigado e até mais...
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  dyl2011.programador 25/9/2011, 11:49

    Não chegou no meu e-mail. Mande de novo.

    Adilson
    avatar
    AndreSaraiva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 20/09/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  AndreSaraiva 28/9/2011, 13:13

    Caro Adilson

    reenviei para o email a.2006santos@hotmail.com.

    O problema está no formulário cadastro, na aba dados de pagamento, os campos valortotalcompra e valorparcela, as caixas de texto em preto (que não deveriam existir) é onde está fazendo os cálculos e apresentando os resultados. Os valores nos campos que citei foram digitados manualmente por mim, e é isso que tá dando problema, pois estas caixas deveriam fazer os cálculos e apresentar o resultado registrando este resultado na tabela.

    De qualquer forma, estou tentando enviar por aqui um arquivo .zip para facilitar, caso você não receba.
    Grato
    André
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  dyl2011.programador 28/9/2011, 13:56

    Bom dia,

    Amigão seu erro é simples de você mesmo resolver.

    A propriedade fonte do controle é para você vincular a caixa de texto ao campo da tabela para que este possa salvar a informação na tabela e você tenha a informação disponível quando precisa. Caso o objeto fosse uma combo ou listbox você usaria a formula que está usando na propriedade fonte do controle em uma propriedade origem da linha (que a caixa de texto não tem.
    Voce vai pegar a formular que você erroneamente inseriu na propriedade fornte do controle e colocar num evento da caixa de texto (por exemplo: o evento lostfocus) que ao digitar um determinado valor e teclar enter (lostfoucus (perder o foco)) para ir para outro controle ele efetuará a formula que você criou e lhe dar´pa o resultado e salvaá a informaçã na tabela como você quer.

    Faça e observe o resultado


    Adilson

    Conteúdo patrocinado


    Resultado de Somas em um campo do formulário Empty Re: Resultado de Somas em um campo do formulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 09:08