MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    avatar
    Gawler
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 26/12/2011

    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Gawler 19/1/2012, 16:40

    Pessoal, sou novo aqui. Prazer!

    Tenho uma dúvida que ta me matando.

    Tenho duas tabelas: Uma para Itens (tbl_itens) e outra para Subitens(tbl_subitens)

    Os itens são formados por subitens. É uma estrutura de fabricação. A soma dos pesos unitários dos subitens vai ser igual ao peso unitario do item. Até aí tudo bem.

    O problema é que tem itens que não possuem subitens e, portanto, os valores destes deverão ser digitados. Não consigo encontrar a lógica para fazer com que o Access identifique se um item possui subitens ou não. Se tiver subitem, utiliza a fórmula de soma, se não tiver, digita-se, entendem?

    Espero que não esteja muito confuso. Obrigado. study
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Convidad 19/1/2012, 17:49

    Olá amigo
    Bem vindo ao fórum!!

    Primeiro vamos discutir a relação. Das tabelas é claro !!

    A tabela tbl_itens deve ter Código ítem - chave primária - numeração automática
    por exemplo: idItem

    A tabela deverá ter:
    idSubItem - chave primária - numeração automática
    idItem - Número inteiro longo

    Desse modo vc faz o relacionamento de um para muitos da primeira tabela (1) para a segunda tabela(muitos) através do campo idItem nas duas tabelas.
    Assim você "amarra" ou relaciona os subitens ao item a que pertencem.
    Existem várias maneiras de verificar a existência de subitem para um determinado item
    Para poder ajudar mais, gostaria que me explique onde ou em que parte da tua aplicação você colocará o código de verificação.
    No aguardo
    Abraços

    avatar
    Gawler
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 26/12/2011

    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Gawler 19/1/2012, 17:57

    Obrigado pela resposta rápida, amigo.

    Eu já fiz as tabelas e os relacionamentos todos. Desta maneira que falou e até com dados a mais quanto aos tipos de materiais e especificações, tanto dos itens quanto de seus componentes

    A verificação ficaria em um formulário quando o funcionário for cadastrar os itens para produção. Se ele acoplar pelo menos 1 item no subform de subitem, então o peso unitário do item já vai calculado.

    Esse é um sistema complexo e acho que deve ter até alguns bons exemplos pra achar na internet. Utilizam o termo BOM (bill of materials) ou Estrutura do Produto.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Convidad 19/1/2012, 19:03

    Mesmo não conhecendo seu aplicativo, vou sugerir:
    Teste esse código de verificação a seguir;

    Código:

    if dcount("*", "tbl_subitens", "WHERE tbl_subitens.idItem = " & me.idItem) = 0 then
        if msgbox("Inexistência de subItens." & vbcrlf & "Cadastrar agora?",vbquestion + vbyesno,"Aviso") = vbyes then
          Açao para cadastrar o novo item 
        endif
    endif

    Abraços
    avatar
    Gawler
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 26/12/2011

    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Gawler 19/1/2012, 19:41

    Bom, não consegui por este modo Neutral

    Vou anexar o arquivo, que não está 100%, mas as vezes fica mais facil visualizar.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Convidad 19/1/2012, 20:00

    Ótimo
    Uma vez que fizer isso, diga exatamente onde você gostaria de colocar a verificação.
    Fico no aguardo
    avatar
    Gawler
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 26/12/2011

    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Gawler 23/1/2012, 17:08

    Amigo Balem,

    Anexei o banco de dados.
    O campo que quero adicionar a função seria o [P Unit] nesse formulário (muito mal montado, adiciono)

    Abraços
    Anexos
    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas AttachmentProdução.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (81 Kb) Baixado 22 vez(es)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Convidad 23/1/2012, 22:19

    Meu amigo

    Teu formulário está funcionando de acordo com a relação entre as 2 tabelas
    Quando o subitem não existe na tabela componentes, o subfrm (que é a tabela componentes) já fica aguardando o novo registro.
    Portanto, não entendi o que você precisa com o [P Unit].

    Aguardo detalhes.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Convidad 18/3/2012, 02:45


    Tópico marcado como resolvido.
    Se necessário, reabra.


    Grupo de Moderadores

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas Empty Re: [Resolvido]Consulta com tabelas relacionadas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 00:58