MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus

    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  EdiFirst 25/2/2012, 01:44


    Olá Pessoal, já pesquisei mas não consegui resolver, então mas uma vez preciso de help de vcs Laughing

    Estou usando este código de navegação no menu, que inclusive foi uma sugestão do nosso colega Nurbs:

    Private Sub btnPrimeiro_Click()
    On Error Resume Next 'trato diferenciado para evitar msg cancelamento de RunCommand
    If Form.CurrentRecord > 1 Then
    If Form.Dirty = True Then
    Info "Salve as alterações antes de continuar."
    Else
    DoCmd.RunCommand acCmdRecordsGoToFirst
    End If
    Else
    Info "O registro atual é o primeiro."
    End If
    Me.Placa.SetFocus
    End Sub

    ...e assim segue mais ou menos igual para os outros botões, estava funcionando ok, mas acontece que tem um campo de um form que coloquei para preencher uma textBox automaticamente seu campo padão(data de vistoria) =agora( ), que preenche com a data e o horário do momento do cadastro,acontece que com isso o form sempre abre como se fosse um novo registro(na verdade seria), ele sempre vai abrir já "sujo", e então os menus de navegação não funciona,tem como contornar esta situação?
    Em um outro form também fiz este código que me mostra o "Status"(que na verdade um é cálculo de data)para ver quantos dias faltam para data de entrega do veículo,funciona perfeitamente, só que dá o mesmos problemas com o menu:

    Private Sub Form_Load()
    Dim TheDate As Date
    If TheDate = DLookup("[Data Prometida]", "Avarias", "Placa='" & Me.Placa & "'") > 0 Then
    Me.Status = "Faltam : " & DateDiff("d", Now, TheDate) & " " & "Dias para Entrega"
    Else
    Me.Status = "Não foi apurado Avarias"
    End If
    End Sub

    Se puderem me ajudar nesta,fico grato abraço!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re: [Resolvido]Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 02:01


    Olá!

    Uma ideia seria:
    ao invés de definir um valor padrão para a data, faça com que a data seja inserida somente após o preenchimento do primeiro campo.
    Algo assim:


    Private Sub PrimeiroCampo_AfterUpdate()
    Me.CampoData = Date
    End Sub


    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re:Re: Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  EdiFirst 25/2/2012, 14:36


    Grande Norbs! Very Happy

    Obrigado pela dica, como não pensei nisto antes Wink simples e prático é isto mesmo.Então, funcionou ok, para um formulário, mas no form Veículos por exemplo se eu colocar o código no evento depois de atualizar a placa por exemplo, eu terei que obrigatoriamente digitar a placa para mostrar o status(que como eu explique faz um cálculo de datas e mostra quantos dias faltam para entrega do veículo), pelo jeito neste form eu vou ter que colocar no evento ao carregar só que toda vez que o usuário consultar uma placa ele vai ter que salvar as alterações,ou talvez, não se tivesse como colocar uma espécie de refresh só para fazer este cálculo temporariamente, de qualquer forma se o cliente salvar hoje por ex, e entrar amanha na mesma placa, o status já vai ter modificado...bom já não estou tão preocupado com este form, acredito que ele está completo.
    Minha preocupação maior agora Norbs, é com o form Avarias, ele salva Ok, vejo que fica os dados na Tabela avarias,mas quando navego nos menus ele sempre fala que o registro atual é o primeiro, ou último,se clicar no anterior ou próximo, ele dá a mensagem dizendo que não existe, e assim por diante,tem uma ideia do que pode ser?
    Neste form Avarias a um subform, mas também está salvando normalmente na tabela... confused
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re: [Resolvido]Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 14:50


    Este problema na navegação é difícil de diagnosticar de longe.
    Está parecendo uma questão de atualização.
    Tente um Form.Requery ou Form.Refresh em algum evento.
    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re:Re: Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  EdiFirst 25/2/2012, 21:20


    Norbs,desculpa não ter respondido antes, tive que sair.

    Posso te mandar o form com a tabela que está dando este erro?Sinceramente não vejo o porque disto..Será que tem a ver com o Me.recordSource no código? O estranho é que eles salva normalmente o form e subForm, mas quando carrega o form ele carrega como se não existisse nada na tabela. confused
    O Me.RecordSource refere-se a dados do form e do subform?:
    Private Sub btnPrimeiro_Click()
    On Error Resume Next 'trato diferenciado para evitar msg cancelamento de RunCommand
    If Form.CurrentRecord > 1 Then
    If Form.Dirty = True Then
    Info "Salve as alterações antes de continuar."
    Else
    DoCmd.RunCommand acCmdRecordsGoToFirst
    End If
    Else
    Info "O registro atual é o primeiro."
    End If
    Me.Placa.SetFocus
    End Sub
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re: [Resolvido]Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 21:45


    O Me.RecordSource ou Form.RecordSource define a Fonte de Registro dos dados de qualquer formulário ou relatório, seja principal ou sub.
    É a maneira de definir esta propriedade no vba, e tem o mesmo efeito que definir uma tabela, consulta, ou instrução sql para a propriedade Fonte de Registro na guia Dados da folha Propriedades.

    Quando vc diz que o form carrega como se não existisse nada na tabela, quer dizer que não exibe nenhum registro? Mas permite o cadastro? Não estará a Propriedade Entrada de dados setada com Sim?

    No código postado não vejo nenhum problema.
    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re:Re: Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  EdiFirst 25/2/2012, 21:59



    Se eu entrar no form, e fazer um cadastro ele vai cadastrar normalmente, inclusive abra as tabelas e tá lá os registros salvos, mas quando eu abro o form e aquilo que vc diz é como se não houvesse nenhum registro, ele não me mostra nada, inclusive estou usando este código, no caso de se houvesse uma placa já cadastrada(que no caso estou preenchendo com a mesma placa só para testar), ele me trouxesse o registro,(que foi uma dúvida resolvida pelo forúm e funciona normalmente em um outro form), mas neste form Avarias ele simplesmente ignora não trás nada( e sei que os dados estão lá na tabela):

    Private Sub Placa_BeforeUpdate(Cancel As Integer)
    Dim strPlaca As String
    strPlaca = Me.Placa
    If DCount("Placa", "Avarias", "Placa='" & strPlaca & "'") > 0 Then
    MsgBox ("A Placa:" & " " & strPlaca & " " & " " & "já está cadastrada")
    Me.Undo
    Cancel = True
    Me.Filter = "Placa='" & strPlaca & "'"
    Me.FilterOn = True
    End If
    End Sub


    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re: [Resolvido]Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  Convidad 25/2/2012, 22:12


    Não me disse se verificou isto:
    Não estará a Propriedade Entrada de dados do Form setada com Sim?
    Nesta configuração apenas é possível fazer um novo registro. Deve ficar como Não para exibir os registros normalmente.

    Ou, talvez o form esteja abrindo filtrado por outro form...?

    Se não me engano, eu mencionei num outro post que esta técnica que vc está usando traria alguns contratempos. Mas tirando esses detalhes, no mais a ideia está funcionado bem?
    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re:Re: Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  EdiFirst 25/2/2012, 23:33



    Norbs,Muito Obrigado era isto mesmo da propriedade entrada de dados, só não sei como isto ficou como Sim, mudei para não como vc disse e funcionou direitinho,não me lembro de ter mexido nisto antes,mas show de bola Smile Resolveu, valeu!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re: [Resolvido]Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  Convidad 26/2/2012, 00:05


    Então tá feito.
    Grato pelo retorno e disponha!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Problema na Navegação de Menus Empty Re: [Resolvido]Problema na Navegação de Menus

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/5/2024, 18:23