MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 25/4/2012, 15:04

    Tenho um formulário ao qual foi incorporado o Activex "Microsoft Toolbar Control" e que possui também um campo memo.

    Meu objetivo é poder usar uma opção do menu sem que o cursor no campo memo mude de lugar, de modo que eu não perca a posição onde estou editando o texto (ou seja, sem que o campo memo perca o foco).

    No Access 2000, consigo obter o comportamento desejado.

    Quando uso o formulário no Access 2007, ao usar o menu, o campo memo perde o foco e o cursor vai para o início do campo.

    Pergunta : Existe algum ActiveX (ou outro tipo de objeto) no Access 2007 que possa ser incorporado ao formulário e que tenha o comportamento que eu desejo ?

    No link abaixo o arquivo (Access 2000) de exemplo.

    http://www.drivehq.com/file/df.aspx/publish/robilotta/PublicFolder/MicrosoftToolbarControl..mdb

    Obrigado
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Convidad 28/4/2012, 01:08

    Basta você colocar o seguinte código na propriedade ao Entrar do campo memo:

    Me.NomeCampoMemo.SelStart = Len(Me.NomeCampoMemo) + 1

    Abraços
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  criquio 28/4/2012, 01:15

    Se bem entendi a dúvida do amigo, ele quer que o cursor volte para o local aonde estava antes de sair, é isso mesmo? Se for, pode usar o evento "Ao perder foco" do campo para guardar o local do cursor e o evento "Ao receber foco" para recuperar esse local. Agora, se for para ir sempre para o final do campo, aí é conforme o Balem passou.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 02:29

    Balem / Criquio

    Antes de mais nada, obrigado pelas sugestões !

    Vou dar mais detalhes do meu projeto para tentar aclarar melhor qual o meu problema e quais soluções já tentei.

    O programa que estou desenvolvendo serve para armazenar fragmentos de código (Code Snippets). Seu objetivo final é gerar o código fonte em HTML para os códigos VBA organizados por Categoria que pretendo publicar no meu blog (Access por exemplo).

    Para vocês terem uma idéia , a tela principal do prg está abaixo.

    (não consegui inserir a imagem, por isso coloquei o link)

    Imagem/

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Bibliotecacodigos

    O campo memo a que me refiro é o campo : Código.
    Nele, fiz alterações via VBA que fazem que ele se comporte de maneira semelhante ao editor VBE do Access. P. exemplo, é possível usar TAB para abrir um espaço de tabulação ao invés de mudar de registro e por aí vai.

    Associado a ele existem várias opções que incrementam as funcionalidades do programa como um todo.
    Um exemplo é a possibilidade de definir palavras-chave a partir de um palavra selecionada no campo código.

    Vou me fixar nessa ação para tentar explicar melhor o que desejo.

    Para selecionar as palavras, preciso abrir um formulário onde elas são armazenadas. Para isso uso uma opção do menu.

    Imaginem que a palavra que desejo usar esteja numa região do código abaixo da tela inicial mostrada (ou seja, eu rolei o campo código para baixo usando a barra lateral).

    Nessas condições, ao usar qualquer ação que faça com que o campo código perca o foco, o cursor vai para a posição inicial do campo que é o que estou tentando evitar.

    Essa é questão principal: eu quero poder usar uma opção de menu sem que o campo Código perca o foco !

    Já testei 3 possibilidades :

    1) Criei uma barra de menu para as ações que desejo executar. Funciona no Access 2000 e no Access 2007 (vira a opção Suplementos). Ou seja, é uma possibilidade funcional em ambas as versões. No entanto, como pretendo disponibilizar o prg no meu blog, gostaria que ele tivesse uma "cara" única. Sei que na versão 2007 é possível criar uma faixa (Ribbon) personalizada para o prg. O problema é que ainda não me adaptei bem à essa versão e pelo que consegui perceber, essa faixa ocupa um pedaço enorme da tela o que reduz o espaço para a janela do programa.

    2) Criei um formulário tipo PopUp para o menu que se movimenta junto com o formulário principal do prg.
    Essa possibilidade que deu origem a uma postagem respondida pelo Balem

    Como detectar um clic na barra de título de um formulário

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t5895-resolvidocomo-detectar-um-clic-na-barra-de-titulo-de-um-formulario

    No Access 2000 funcionou bem pois como ele é PopUp, quando usado não tira o foco do campo Código.
    No Access 2007 não funciona pois a invenção da MS de colocar a janela Banco de Dados como uma barra lateral, faz com que ao usar a barra, a posição do formulário principal se altere e a posição do formulário PopUp não. O seja, eles ficam deslocados um em relação ao outro.

    3) Usei a "Microsoft Toolbar Control" que como disse no post inicial, funciona na versão 2000 e não funciona na versão 2007.

    Finalmente, comentando as sugestões :

    Balem : Essa instrução só faz com que o cursor vá para o final do campo memo o que não é o problema que estou tentando solucionar (acho que não fui suficientemente claro no post inicial)

    Criquio : Já havia pensado nessa solução, e ela me parece viável. No entanto, tem dois inconvenientes. O primeiro seria de elegância : cada vez que eu usar uma opção do menu, o campo Código vai "piscar" por ter perdido o foco e recebido o foco novamente. O segundo seria funcional : vou ter que criar um monte de rotinas de controle para cada tipo de opção de menu que eu usar. Usando o exemplo da palavra-chave : teria que quardar não somente a posição mas também qual o texto que estava selecionado. Além disso, existe a possibilidade de eu usar uma opção de menu e depois voltar (com um clique do mouse) para um ponto diferente do código.

    Finalmente (MESMO) .

    Desculpem o tamanho do post !
    Se fosse possível, gostaria de enviar as versões do prg para vocês darem uma olhada e se for o caso fazerem sugestões não só em relação a este problema, mas também sobre a concepção do prg e possíveis funcionalidades que possam ser incorporadas.

    Se for o caso, por favor, mandem uma mensagem privada que eu mando para os seus emails.

    Mais uma vez obrigado pela atenção !

    Paulo


    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  criquio 29/4/2012, 02:55

    Você já deu uma olhada nesse exemplo? É um gerenciador de envio de emails via CDO que criei com vários recursos, entre eles, a possibilidade de enviar a mensagem como Texto html, Texto simples ou WebPage. Quando se escolhe html, tem várias opções de uso de tags html. Se quiser testá-lo, escolha a opção html, digite algum texto, selecione uma palavra ou letra e clique em algum botão de tag html como N, I, S, etc e veja se é mais ou menos o que você procura.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 04:04

    Criquio

    Vou olhar com mais tempo a parte referente à formatação do texto.

    No exemplo o que eu achei interessante é que o formulário fica "travado" numa determinada posição (aparentemente por cima da janela do Access) e não se mexe quando se usa alguma função do Access.

    Se eu conseguir esse efeito é possível usar a 2ª possibilidade que eu descreví (aliás, a minha preferida).

    Achei que o efeito de travamento estaria no procedimento Load do form, ou fosse obtido através de alguma API (Assunto sobre o qual não entendo nada. Quando uso, uso como um liquidificador, você liga e ele faz o que tem que fazer !)

    Se possível eu gostaria do caminho das pedras para obter o efeito de travamento do formulário.

    Obrigado

    Paulo
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  criquio 29/4/2012, 04:10

    Bem, ma verdade, ele não se move porque está com Estilo da borda Nenhum.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 05:01

    Criquio

    Na verdade, acho que ele não se move pois é Pop Up.

    No meu exemplo da 2ª possibilidade, o Menu é pop up mas o formulário principal não e, por isso, se move quando é usada a barra banco de dados do Access 2007.

    Como ambos não podem ser pop up, o teu exemplo não serve para solucionar o meu problema.

    Mesmo assim, obrigado pela sugestão

    Paulo

    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  criquio 29/4/2012, 05:12

    Na verdade, um formulário Popup e Janela Restrita podem ser movidos se tiver barra de título e se a propriedade Mover estiver como Sim. O que eu fiz nesse foi apenas tirar a barra de título, colocando a linha "Estilo da borda" da aba "Formato" das propriedades do formulário como "Nenhum". Faça um teste para ver. Coloque apenas essa propriedade em Nenhum e verá que não poderá mover o formulário. Se apenas colocar a propriedade "movível" como Não, tambem não conseguirá movê-lo. Quanto a ter os dois formulário como Popup tambem pode, desde que pelo menos o segundo a ser aberto tenha tambem a propriedade "Janela restrita" definida como Sim.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 06:02

    Vou testar

    Obrigado
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Convidad 29/4/2012, 12:34

    Tentando ir pelo simples

    Paulo

    Você disse:

    1) Criei uma barra de menu para as ações que desejo executar. Funciona no Access 2000 e no Access 2007 (vira a opção Suplementos).

    Sim, vira suplementos! Mas tem como você usá-la como menu normal, tirando a ribbons.

    Pergunto uma coisa, testou no Acc 2007 se o teu menu, mesmo em suplementos funciona como desejaria?

    Se sim, veja como fazer para colocar teu menu no aplicativo na página do site no nosso colega Avelino.
    Se isso não funcionar, temos que ver sobre rich text, o que é usado no exemplo dito pelo Criquio.

    Aguardando...
    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 15:53

    Criquio

    Não conhecia a propriedade movível do Access 2007. Configurei como você sugeriu e acrescentei a remoção do painel de navegação. Como o usuário não tem acesso a ela, não há a possibilidade do formulário principal se deslocar devido ao seu uso.
    Funcionou !

    Balem

    No Access 2007, como Suplemento, as opções do menu funcionam perfeitamente.

    Consultei a página que você indicou e fiz as modificações indicadas.

    Ao abrir no Access 2007, o formulário e a barra de menus são carregadas mas recebo a seguinte mensagem:

    " O tipo de barra de ferramentas personalizada 'Biblioteca' é incorreto (menu, menu de atalho ou barra de ferramentas) para a propriedade na qual está sendo utilizada ".

    Ao fechar a mensagem, o programa funciona como deve.

    O formulário tinha a propriedade "Barra de menus" definida como Biblioteca (o nome do menu).
    Mesmo eliminando esta definição o erro persiste.

    Não sei se esclarece alguma coisa, mas tenho tenho 3 coisas chamadas "Biblioteca" no BD : o formulário, a tabela associada a ele e a barra de menu.

    Vou pesquisar a Internet sobre este erro enquanto aguardo um retorno seu.

    Abraços
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Convidad 29/4/2012, 17:27

    Fica difícil saber o que ocorre sem ver o aplicativo

    Se puder enviar apenas um formulário e sua tabela com o menu, vou tentar verificar.

    Pelo que entendi, você colocou o nome do teu menu como "Biblioteca", tente mudar de nome (se já não fez isso).

    obs.: Mandeu uma PM pra você, chegou a vê-la?

    Aguardo...
    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 17:43

    Balem

    Pelo que percebi da pesquisa na Internet, parece que o problema está ligado ao fato da minha barra estar configurada com de ferramentas e não como de menu.

    Vou tentar corrigir isso e ver se funciona.

    Não estou em casa e por isso estou sem acesso ao arquivo.

    No começo da noite mando para você.

    Obrigado por enquanto



    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 23:13

    Balem

    Realmente o problema estava na configuração da barra.

    Configurei como barra de MENU e aí tudo funcionou como devia.

    Viva a simplicidade !!!!!

    Valeu por mais esta ajuda.

    Obrigado

    P.S. : Não recebi sua Mensagem Privada. Vou mandar uma para você com meu email . Se quiser, dê um retorno que te mando o prg (afinal, depois das duas ajudas, ele já está virando "nosso") :-)

    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Paulo Robilotta 29/4/2012, 23:23

    Ops

    Resolvido
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Convidad 29/4/2012, 23:43

    Paulo

    Que ótimo que resolveu!!

    Valeu pelo retorno.

    Vou enviar um email para você

    Boa sorte

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Microsoft Toolbar Control Empty Re: [Resolvido]Microsoft Toolbar Control

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 14:51