MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    avatar
    rafamaga
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  rafamaga 26/4/2012, 15:09

    Bom dia!

    Tenho um banco de dados no qual possuo cinco datas de nascimento (Dt_Nascimento1,2,3,4,5) para cada um dos dependentes do meu cliente. Cada dependente é marcado com V (vitalício, por exemplo, se for esposa) ou T (temporário, se for filho). Todas as datas e as suas qualificações (V ou T) estão no mesmo registro (linha) do cliente.

    Assim, gostaria de saber se há alguma função do Access onde, em uma consulta, eu consiga comparar cinco campos de um mesmo registro do cliente (data1,2,3,4,5) e demonstre qual é a menor das datas (O mais novo!) para cada um dos dois tipos de dependentes (T ou V).

    Nao gostaria de usar o IF (SeImed), pois são cinco campos diferentes, com a variação de ser T ou V, logo o IF ficaria muito grande e confuso.

    Muitas vezes os próprios nomes dos campos também mudam (ex.dt_nascimento1 para Data_Nascimento1), por isto também não gostaria de usar o VB.

    Mas se não for possível através de consulta, qualquer ajuda em IF ou VB também será bem recebida.

    Obrigado

    PS: Já fiz uma busca no Forum e só encontrei a solução com IF, comparando apenas dois campos.
    O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  criquio 26/4/2012, 15:31

    Olá, seja bem vindo ao fórum!

    Pelo exposto, me parece que a estrutura do banco é que não está bem montada. O correto seria você ter uma tabela só para dependentes, aonde cada dependente ficaria em um registro separado. Esses registros dessa tabela seriam ligados ao titular através da chave primária deste. Pense na possibilidade de alterar isso,incluindo a tabela de dependentes. Tambem é necessário padronizar os nomes dos campos. Não entendi essa parte de que o nome do campo pode ser diferente. Se você criar a tabela de dependentes, tambem resolve esse problema.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    rafamaga
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  rafamaga 26/4/2012, 15:34

    Esta tabela é primária, vem pronta de outras pessoas.

    Para fazer um banco de dados diferente, eu teria que dividir a tabela primaria (aquela que eu obtenho de outras pessoas - com os nomes dos campos prontos - e refaze-la)

    Seria uma opção, mas eu ainda vou tentar algo mais simples. Inclusive um If ou um VBA.

    Esqueci de dizer que o meu access é o 2003, mas se tiver alguma solução em no 2007, eu migro.

    Obrigado.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  criquio 26/4/2012, 15:42

    E nas tabelas que você recebe, tem alguma fidelidade entre o número e posição dos campos mesmo com nomes diferentes?


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    rafamaga
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 26/04/2012

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  rafamaga 26/4/2012, 15:50

    Os campos podem mudar de nome ou posicao na tabela (ou seja a data pode vir antes ou depois do tipo, mas isto pode ser facilmente ajeitado), mas nao muda de tipo de dados. E serao sempre cinco datas.
    O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  Alexandre Neves 30/4/2012, 18:26

    Boa tarde, rafamaga

    Os campos mudam de nome? É anormal para uma base de dados e parece-me que, assim, será difícil comparar pois não podemos planear que campos o access irá comparar
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  criquio 30/4/2012, 20:51

    Uma forma de se conseguir tal fato tambem pode ser concatenando os campos separados por ponto e vírgula e então utilizar o Split para separá-los e verificar um a um se é data. Se for, marca o número do vetor. Algo como:

    Código:
    Dim Campos As String, Checar As Variant, NCampo As Integer, NDate As String

    Campos = rs(0) & ";" & rs(1) & ";" & rs(2)... ";" & rs(15)
    Checar = Split(Campos, ";")

    NDate = ""

    For NCampo = 0 To UBound(Checar)
        If IsDate(CDate(Checar(NCampo))) Then
            If NDate = "" Then
                NDate = NCampo
            Else
                NDate = NDate & ";" & NCampo
            End If
        End If
    Next

    Pronto! Separamos todos os campos tipo data (se tudo der certo). Agora - se tudo deu certo - Pode-se fazer outro Split na variável NDate para separar os números dos campos Data.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  Alexandre Neves 30/7/2012, 19:06

    Tópico resolvido, por falta de retorno atempado.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Comparar cinco campos data em uma consulta

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 01:22