MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


+2
criquio
stenio129
6 participantes

    Como instalo e uso o runtime 2010?

    avatar
    stenio129
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 07/04/2012

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  stenio129 2/5/2012, 17:03

    Prezados, desenvolvi um BD e necessito disponibilizá-los em computadores sem o MS Access. Quando utilizava a versão 2, 97 e 2000 do Access criar um executável era simples mediante os respectivos ADT ou runtime. Já no Access 2010 tenho apanhado bastante.

    Existe algum tutorial que ensine como instalar e usar o runtime 2010? Há necessidade de algum software adicional? Como utilizá-los?

    Obrigado.

    Stenio
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  criquio 2/5/2012, 17:55

    Baixe o runtime do site da Microsoft e instale-o nos computadores sem o Access. É só instalar o runtime e abrir os bancos. Não precisa mais nada.

    O detalhe que pode atrapalhar é no caso de seu aplicativo utilizar bibliotecas externas. Em casos assim, eu costumo ter um formulário e um módulo para gerenciar as bibliotecas, copiá-las junto à pasta do aplicativo e instalá-las no computador de destino caso necessário.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    DFROBINSON
    DFROBINSON
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 61
    Registrado : 21/04/2012

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty NÃO DEU CERTO

    Mensagem  DFROBINSON 13/5/2012, 15:32

    Eu segui as instruções do Criquio mas não deu certo. Meu BD de teste tem apenas 1 tabela e 1 formulário e foi gerado no Access 2010 com extensão .accdb. Tentei abrir na máquina que tem só o runtime e NÃO deu certo. Já outros BD que baixei do repositório do FORUM, com extensão .mdb, abrem corretamente. Alguma sugestão ? Desde já agradeço qq ajuda.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  criquio 13/5/2012, 17:09

    Daniel, você está usando o runtime do Access 2010 ou o do 2007? Se for do 2007, pode dar problemas com aplicativos desenvolvidos no Access 2010. Caso tenha macros tambem, algumas dão erro no runtime.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1027
    Registrado : 21/01/2010

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  Gilberto Rocha 13/5/2012, 18:21

    Lembrando que o runtime não acessa o modo estrutura para alteração do bd.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  Convidad 13/5/2012, 18:28

    Lembrando também que tem que ser fazer o atalho no desktop:

    "Caminho\MSAccess.exe" Caminho\pastaAplicativo\NomeAplicativo.accdb /runtime




    DFROBINSON
    DFROBINSON
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 61
    Registrado : 21/04/2012

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty PROGRESSO PARCIAL

    Mensagem  DFROBINSON 13/5/2012, 18:58

    Amigos. Criquio: Estou usando o runtime 2010 e apliquei o SP1. Acabei de instalar o runtime + SP1 numa máquina com Windows 7 e consegui abrir o BD, porém no modeo "somente leitura". Sou novato do Access (instalei ontem) e não sei como alterar esse modo. A primeira máquina em que baixei o BD roda XP e estou baixando o SP3 para aplicar. Acho que vai funcionar depois disso. TOPBR: sim, estou ciente de que só com o runtime não poderei acessar o modo estrutura. Balem: como eu disse, sou novato no access e não sei interpretar a tua orientação sobre definir o caminho. Agradeço a grande ajuda de todos.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  Convidad 13/5/2012, 19:55

    Daniel

    Vá onde está instalado o Access.exe

    Clique nele com o botão direito e escolha enviar para: Área de trabalho(criar atalho)

    Clique no atalho criado com botão direito e escolha propriedades

    No campo destino terá o caminho do access:

    "C:\Program Files\Microsoft Office\Office14\MSACCESS.EXE"

    Complete a linha:
    "C:\Program Files\Microsoft Office\Office14\MSACCESS.EXE" C:\Pastadoteuaplicativo\Nomedoaplicativo.accdb /runtime

    Clique em ok e teste clicando nesse atalho.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5078
    Registrado : 20/04/2011

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  Silvio 13/5/2012, 23:02

    Boa noite a todos.

    Com a permissão de todos, dando apenas um pitaco.

    Por algum acaso, a opção desabilitar macros, no banco original, estão desabilitadas ?


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3883
    Registrado : 04/04/2010

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  Avelino Sampaio 13/5/2012, 23:20

    Uma ajudinha aqui:

    http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto5.asp?id=1#inicio

    Sucesso!


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    DFROBINSON
    DFROBINSON
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 61
    Registrado : 21/04/2012

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Algumas constatações

    Mensagem  DFROBINSON 13/5/2012, 23:54

    Prezados. Seguinte: Desinstalei o office da máquina com Windows7 (tinha uma versão de avaliação do access 2010) e reinstalei o Runtime ACCESS 2010 + SP1. Os BDs que baixei do repositório do FORUM (CalculaIdade.mdb e Cadastro de Funcionários Simples e Operante.mdb) rodam OK com simples duplo clic sobre o arquivo. Balem: não foi preciso gerar aquele atalho. Já os TESTE1.accdb e TESTE11.mdb que gerei (e que rodam ok no ACCESS 2010 completo), não rodam só com o RunTime. Quanto ao aviso de segurança, comentados pelo Silvio e Avelino, a mensagem é exibida sempre que abro qualquer dos arquivos e eu sempre autorizo a abertura. Não é possível alterar as configurações de segurança no RunTime pois só o alerta é exibido e não o aviso de segurança com o botão de opções como ocorre no ACCESS completo. Considerando que os BDs baixados do FORUM funcionam, o problema deve ser na maneira como gero os meus testes. Renovo agradecimentos pelas opiniões e ajudas. Att. Daniel R.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  Convidad 14/5/2012, 00:03

    Daniel

    Sobre a macro de segurança, você pode e deve desabilitar, veja como
    na página do Avelino.

    Abraços
    DFROBINSON
    DFROBINSON
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 61
    Registrado : 21/04/2012

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Macro de Segurança

    Mensagem  DFROBINSON 14/5/2012, 15:17

    Balem,
    Agradeço a sugestão mas tenho muito chão pela frente até poder implementar o que sugero o Avelino. Mas não espero que o FORUM resolva isso pra mim. Tenho muito que estudar. Todavia te questiono se entendes essa implementação, sugerida pelo Avelino, com condição necessária a que os BD que gero no Access 2010 rodem só com o runtime ? Mais uma vez muito obrigado pela atenção. Att. Daniel R.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  criquio 14/5/2012, 15:27

    Daniel, se o problema é conseguir colocar as dicas em prática, pode tentar adaptar as desse tópico. Veja que tem umas linhas para manipular o registro do Windows. No caso do Access 2010, substitua ...\Microsoft\Office\12.0\... por ...\Microsoft\Office\14.0\...


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    Como instalo e uso o runtime 2010? Empty Re: Como instalo e uso o runtime 2010?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/5/2024, 11:07