MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    avatar
    AbaClar
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 03/11/2012

    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  AbaClar 3/11/2012, 12:03

    Antes de mais o meu obrigado por me receberem, sou apenas curioso nestas coisaas, os meus conhecimentos são muito básicos e de quando em vez lá tenho que tentar fazer alguma coisa.

    Confesso que no tocante ao meu problema nem fiz qualquer tipo de busca, pois na realidade nem sei o que procurar, mas vamos lá:

    Tenho dois formulários, claro ligados a duas tabelas, a Tabela1 com chave primária e a Tabela2, indexada com permissão para duplicação e com relação entre "ID" de um-para-muitos. Imaginemos que eu vou trabalhar abro a minha agenda na data de hoje 3/11/2012, esta é apenas a função do formulário1, registar a data! Agora com o formulário2 eu vou registar todas as ocorrências do dia sem nunca mais ter que digitar a data.
    Claro que com um subformulário de dados é simples, mas parece-me desadequado atendento ao numero de campos, (duma forma simples cerca de 40 campos muito embora 30 deles com apenas 2 digitos) e por isso pretendia usar um formulário normal. Isto é possivel fazer sem ter que recorrer muito ao VBA? Obrigado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Convidado 3/11/2012, 12:28

    Boas AbaClar, seja benvindo(a) ao Fórum!

    Eu ao contrário acho mais adequado o form com subform, no entanto se deseja desta forma, podes te um botão no form_1 que o clicar abre o form_2 no modo de inserção, gravando os registros e os relacionando a tabela do form_1.


    Poste o seu BD para que vejamos.

    Cumprimentos.
    avatar
    AbaClar
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 03/11/2012

    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  AbaClar 3/11/2012, 23:38

    Vou tentar enviar a coisa.

    Obrigado pela atenção.


    Última edição por AbaClar em 3/11/2012, 23:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Supostamente enviei o meu projecto de formulários?)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Convidado 3/11/2012, 23:51

    Compacte com WinZip e reenvie.


    Cumprimentos.
    avatar
    AbaClar
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 03/11/2012

    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  AbaClar 4/11/2012, 09:42

    Nem tinha reparado, costumo usar o "rar" e nem percebi que teria que ser zipado aí vai o projecto. Obrigado
    Anexos
    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas AttachmentGG.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (60 Kb) Baixado 31 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Convidado 4/11/2012, 13:04

    Falou no início, de data e tal... porém não há forms onde se digita data... Tem certeza que enviou o modelo correto?

    O que enviou tem o formLoja e o FormProduto...Não vi nada que se assemelhe a tua duvida. Por favor de detalhes,

    Como gostaria que funcionasse esse relacionamento entre suas tabelas?
    O que se deseja que os forms façam?


    Cumprimentos.
    avatar
    AbaClar
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 03/11/2012

    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  AbaClar 4/11/2012, 14:07

    A data ... era apenas a ideia de entrar ao serviço, registou a data (Tabela1) e durante o dia vai registar dados (Tabela2) sempre ligados aquela data e só vai fechar ao final do dia.

    O que se está a passar é que eu preencho e guardo o conteúdo do FormLoja na respectiva tabela, mas não consigo lançar o conteúdo do FormProduto na tabela.

    Ao perceber do que se trata, pode questionar-se: "Mas, isto é distribuição dum produto por lojas, será que o cara não pode pagar a quem faça um programa?

    Nada disso! O patrão podia! Mas isto é trabalho da minha esposa e à coitada, deram um computador e mandaram distribuir o produto por, tipo, modelo, cor e tamanho. Digo que isto é de loucos! Ela fez em excel e ....!

    Como me movimento melhor em acces, que em excel estou a ajudar, estou neste momento estou a converter tabelas excel a acess e através das consultas e reports estou a facilitar o fecho desta colecção.

    E pretendia que a proxima colecção ela estivesse com meios para ter mais tempo para mim né!!!!

    Não sei se me consegui explicar, mas a ideia é que os formulários lancem o conteúdo nas respectivas tabelas e que esses dados fiquem relacionados.

    Obrigado!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Convidado 4/11/2012, 14:27

    Tudo bem amigão... mas no que m enviou não tem nada de data!!!!!!!!!!! O que quer então?????????????


    De detalhes de um tipo de lançamento, assim:

    Eu lanco isso no form 1 e no form 2 eu lanco isso + aquilo - aquilo etc...


    Estas a falar de data.. e tal... mas nao tem nem data na tua tabela.... Não use de conjecturas.. Vá direto ao que deseja.

    Resumindo.... Seja claro.

    Obrigado.
    avatar
    AbaClar
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 03/11/2012

    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  AbaClar 4/11/2012, 15:23

    Código:
    Não sei se me consegui explicar, mas a ideia é que os formulários lancem o conteúdo nas respectivas tabelas e que esses dados fiquem relacionados.
    O processo inicia-se ao abrir o FormLoja, nos campos Loja, Colecção e Produto, digitam-se Ex: 710, Inverno e Camisolas (Criei o ID 0001); Aqui fecha-se o forLoja e abre-se o Form Produtos, onde se lançam nos campos correspondentes os dados que identificam o produto que o cliente comprou e as quantidades por tamanhos. Ora o cliente não comprou só calças de Linho, também comprou "Jeans", uns bonés, cintos, Blazers e camisolas. Então por cada item comprado vou ter que fazer um registo (ID) relacionado com a loja 710. Pode parecer arcaico, mas como disse isto é para ser usado em casa para auxiliar no trabalho. Obrigado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Convidado 5/11/2012, 10:27

    Bom dia AbaClar, vamos lá....


    1 - na tabLoja criei o campo ID_Loja (Numeração automática), este é o campo identificador do registro na tabela
    2 - na tabProdutos criei o campo Loja_ID (Numeração), este receberá o valor do campo ID_loja, para o relacionamento devido
    3 - Nos dois forms criei caixas texto... Form1: txtID (Receberá o ID da tabLoja, e Form2: txtLojaID (Receberá o Loja_ID da tabProdutos, ambos em oculto
    4 - Se fosse sub-form, seria apenas vincular CampoMestre x CampoFilho para o relacionamento entre ambos, como são forms separados, é necessário abri o segundo form baseado em um critério, para isto no botão:


    Private Sub Comando12_Click()
    On Error GoTo Err_Comando12_Click

    Dim stDocName As String
    Dim stLinkCriteria As String

    stDocName = "FormProduto"
    DoCmd.OpenForm stDocName, , , "Loja_ID = " & Me.txtID

    Exit_Comando12_Click:
    Exit Sub

    Err_Comando12_Click:
    MsgBox Err.Description
    Resume Exit_Comando12_Click

    End Sub


    4 - Abre-se então o form filtrado pela Loja... no segundo form ao criar novo registro é necessário indicar que este é para a loja contida no form1, como não é um subform ele deixaria o campo Loja_ID em branco, para contornar esta situação, eu gravo o ID_Loja que está no campo txtLojaID quando abriu a primeira vez, e ao ir inserindo vai colocando-o no registro novo:


    Private Sub Comando74_Click()
    On Error GoTo Err_Comando74_Click
    Dim StrID As Integer, StrLoja As String


    'Carrego a variável com a ID da loja que está na caixa texto txtLojaID, quando da sua abertura
    StrID = Me.txtLoja_ID
    'Utilizo o Dlookup para buscar a informação "Loja" na tabLoja, para apresentar na msgbox
    StrLoja = DLookup("Loja", "TabLoja", "Id_Loja = " & StrID & "")

    MsgBox "Você está adicionando um novo produto para" _
    & vbNewLine & "a loja: " & StrLoja & "", vbInformation, "Atenção"

    DoCmd.GoToRecord , , acNewRec
    'Coloco a ID da Loja que está na variável, na caixa texto txtLojaID para o novo registro adicionado, assim ficara relacionado
    Me.txtLoja_ID = StrID

    Exit_Comando74_Click:
    Exit Sub

    Err_Comando74_Click:
    MsgBox Err.Description
    Resume Exit_Comando74_Click

    End Sub



    https://dl.dropbox.com/u/26441349/AbaCLar.rar


    Cumprimentos.
    avatar
    AbaClar
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 03/11/2012

    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  AbaClar 6/11/2012, 03:32

    Obrigado companheiro. É isto que se pretende, a partir daqui já me oriento com as consultas e relatórios. Vou tentar perceber o raciocínio da "coisa" pois gosto saber o porquê das coisas. Mais uma vez o meu obrigado, pela disponibilidade!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Convidado 6/11/2012, 11:42

    Não se esqueça de clicar no Joinha da mensagem que o suxiliou.

    O Fórum agradece o retorno.
    avatar
    AbaClar
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 03/11/2012

    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  AbaClar 6/11/2012, 22:17

    Não percebi o Joinha?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Convidado 7/11/2012, 01:20

    É uma maozinha verde que tem no post... no que lhe serviu como solução, clique nela.

    Cumprimentos.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas Empty Re: [Resolvido]Relação entre formulários / tabelas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 20:30