MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    avatar
    dantd
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  dantd 27/2/2013, 23:42

    Boa noite,

    Sou usuário de nível básico para intermediário do access e sempre me utilizo da formidável base de dados deste
    forum para sanar minhas dúvidas. Este será meu primeiro post pois eu realmente não achei matéria similar na base
    de dados.
    Em minha empresa utilizo um sistema comercial ao qual, como todo sistema fechado, falta personalizações no acesso a
    base de dados. Para conseguir estas "personalizações" faço uso do access via odbc para gerar relatórios e até mesmo
    formulários de dados complementares ao sistema principal.
    Procuro não correr risco de corromper a base de dados do sistema principal criando um BD paralelo em access onde faço
    atualizações diárias através de consulta acréscimo/atualização da base de dados.
    A minha dúvida é se eu estou fazendo isto da melhor forma no que se refere à consulta atualização, pois toda vez que
    executo a mesma para cada uma das tabelas de origem todos os registros da tabela do access são atualizados. Será que
    não existe uma forma de atualizar apenas os registros em que tenha ocorrido alteração em qualquer um dos campos desde
    a última atualização?
    Desculpem o texto longo, mas era necessário dar o contexto.
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  Cláudio Más 28/2/2013, 13:11

    Olá,

    Não creio que vincular tabelas em um front-end, por este ser em Access, poderá corromper o banco de dados.

    Mantendo dois bancos de dados, surge o risco de ocorrer problemas de integridade.
    Acho que não vale o esforço, ainda mais porque o resultado é pouco confiável.

    Tente implementar rotinas de backup automático, de forma a recuperar um backup full anterior a eventuais desastres.
    Resolve não só a questão do banco de dados corrompido, mas também praticamente qualquer tipo de desastre.
    avatar
    dantd
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  dantd 28/2/2013, 13:52

    Olá Caludio, obrigado por responder.
    Realmente utilizar diretamente o odbc com tabelas vinculadas seria meu sonho de consumo, mas infelizmente
    a utilização fica inviável principalmente quando há mais de um usuário acessando
    simultaneamente formulários. Não sei se isto ocorre devido ao Drive de odbc do banco
    de dados original (*.tps da softvelocity). Apliquei todas as soluções de lentidão em rede que achei aqui no forum
    sem resultados. Se utilizo as tabelas vinculadas de um back-end em access tudo fica extremamente rápido.
    Não terei grandes problemas de integridade pois não haverá atualizações destas tabelas
    via access, mas somente consultas e alguns poucos relacionamentos de tabelas existentes somente no access.
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  Cláudio Más 28/2/2013, 14:33

    Se vc usa dois bancos em paralelo, existe o risco sim, de ocorrer problemas de integridade. Pode haver algum momento em que os dados entre os dois bancos não estarão "sincronizados", ou até estarem atualizados erradamente.

    Vai aumentar o risco tentando atualizar somente registros e campos que sofreram atualizações, mas fica a seu critério avaliar os prós e contras de manter essa estrutura, levando em conta a lentidão de acesso ao banco de dados principal via ODBC.

    Verifiquei no site da softvelocity que o driver ODBC é pago, então não vou poder instalar para testes.

    Para suas consultas do tipo atualização no Access afetarem somente campos com alteração, terá que incluir critérios comparando o campo na tabela do Access com o campo na tabela original, para permitir somente quando forem diferentes. Se é que fui claro e se era essa a sua dúvida...
    avatar
    dantd
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  dantd 28/2/2013, 16:15

    Ola Claudio,

    Realmente dentro da estrutura de dados e a forma como estamos utilizando os complementos em access, e
    até mesmo pelo porte da empresa este esquema de trabalho é funcional até mesmo com apenas uma
    atualização por dia (estou automatizando para o servidor realizar a tarefa a noite).

    Eu imaginei que o caminho seria comparar os campos mesmo. Neste caso eu acho que em termos de rapidez
    e economia de processamento será melhor deixar atualizar todos os registros independente de terem sido
    atualizados ou não. Qual a sua opinião?
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  Cláudio Más 28/2/2013, 19:40

    Se está dando certo, principalmente por atualizar somente uma vez por dia, também acho que pode manter como está.
    avatar
    dantd
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  dantd 28/2/2013, 20:55

    Ok Claudio,

    Obrigado pela a ajuda!

    Estou colocando como resolvido.
    avatar
    dantd
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 28/05/2012

    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  dantd 28/2/2013, 20:56

    Resolvido.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC Empty Re: [Resolvido]Consulta Atualização de uma tabela ODBC

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 22:47