MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


+2
criquio
douglas
6 participantes

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    avatar
    douglas
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 17/10/2010

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  douglas 24/5/2013, 01:35

    Olá,

    Estou fazendo um banco de dados onde vou fazer um registro a cada ida ao posto de combustível, mas estou tendo dificuldade em fazer a função do cálculo.

    Eu registrarei os seguintes dados:

    - Litros de combustível que estou colocando
    - Km Atual
    - Quantidade de Km que eu poderia andar com a quantidade atual de litros no tanque

    Exemplo:

    Litros: 15
    Km Atual: 0
    Km Possivel: 30

    Ou seja, acabei de tirar o carro da loja e estou colocando 15 litros. O computador de bordo informa que o carro poderia rodar 30 Km com a quantidade atual de combustível (antes de colocar os 15).

    Então, na próxima vez que for ao posto:

    Litros: 15
    Km Atual: 200
    Km Possivel: 20

    Dá pra ver que andou 200 Km. No entanto, sobraram no tanque combustível suficiente para andar ainda 20 Km. Sem contar os 30 Km que já tinha antes. Como posso fazer o desconto desses 20 Km ? Talvez descontando baseado no último cálculo de Km/L?
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  criquio 24/5/2013, 02:05

    Não entendi bem. Detalhe melhor o que já tem pronto e o que está faltando. Esses dados todos são armazenados no banco e o computador tem controle sobre a kilometragem rodada e sobre o combustível abastecido? Dê todos os detalhes.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    douglas
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 17/10/2010

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  douglas 24/5/2013, 16:47

    O que tem pronto é o que eu coloquei. Nada mais que esses campos:

    Litros
    Km Atual
    Km Possivel

    É um banco de dados do access normal. Eu que vou inserir os dados manualmente. A questão é como fazer o cálculo do km/l com base nestes dados.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  Silvio 24/5/2013, 16:59

    Dando um pitaquinho.....

    Falta um campo meu caro amigo....tem que haver um campo de média por km rodado. Sem esse campo, não tem como calcular o que será rodado com o que será colocado de combustível.

    exemplo:

    a= média km rodado
    b= litros colocados
    c= o que pode ser rodado

    c= a*b


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    douglas
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 17/10/2010

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  douglas 24/5/2013, 17:03

    Como média de Km rodado? Eu sei exatamente a quantidade de km rodado, não precisa de média. Baseado no campo Km Atual e no mesmo campo do registro anterior.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  JPaulo 24/5/2013, 17:16

    Boa tarde aos dois;

    Em tempos fiz este pequeno exemplo para um usuário neste fórum;

    Vejam se ajuda;
    Anexos
    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo AttachmentKilometros.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (28 Kb) Baixado 147 vez(es)


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  Silvio 24/5/2013, 21:03

    Não quis eu insultar a vossa inteligência...e nem fora essa intenção !!!

    o que eu tentei lhe dizer na resposta....

    ....você tem que ter em mãos a média por km rodado para se ter dados para realizar o calculo.

    Mas valeu...boa sorte !

    Abraços e me ausentando desse tópico !





    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    douglas
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 17/10/2010

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  douglas 25/5/2013, 14:53

    Olá JPaulo,

    Não entendi como vou usar esse seu banco de dados. Só tem os Km Iniciais e os Finais. Não fala nada sobre o consumo de combustível.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  JPaulo 30/5/2013, 09:46

    Tem tambem os kilometros percorridos, que são a diferença entre o inicial e o final, é só adaptar.

    Repare no SQL dentro do campo Klm_Iniciais:


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    Morello
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1
    Registrado : 15/08/2014

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  Morello 27/11/2014, 12:06

    Bom Dia Paulo,

    Primeiramente, peço desculpas por reviver um tópico tão antigo, entretanto, gostaria de aproveitar seu conhecimento.
    Excelente vosso exemplo, resolveu perfeitamente a minha necessidade, já a apliquei em meu DB. Paulo, existe a possibilidade de dissecar o SQL da consulta, nos explicando qual é a lógica por trás da construção deste SQL? Me considero um principiante em SQL e é sempre bom aprender com quem sabe! Smile
    avatar
    Filipe Carmo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 29
    Registrado : 30/04/2013

    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  Filipe Carmo 29/8/2017, 14:21

    Boas JPaulo

    Neste post https://www.maximoaccess.com/t31122-sistema-gestao-frota assim como na SQL dos km iniciais deste exemplo que coloca aqui no mesmo dia, uma mesma viatura, repete os km iniciais, o que não deveria acontecer.

    Há maneira de resolver?
    Obrigado


    .................................................................................
    Filipe Carmo

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo Empty Re: Ajuda com cálculo de Km/L - Consumo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 02:00