MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 3/12/2013, 17:02

    Pessoal, boa tarde
    Estou iniciando no  Access e estou utilizando o 2013.
    O problema: Quero fazer um controle de consumo de agua em um edificio comercial.
    Parecia simples, até que....
    eu faço duas medições no hidrometro. Uma de manha e outra a tarde
    Então na hora de calcular o consumo diário foi o problema. Parecia simplesmente ter de subtrair o consumo de tarde do valor do consumo da manha, né? Mas não é.
    Vejam bem, o consumo de agua é constante. Vou dar um exemplo de leituras:
    01/12/2013 - manha: 1600 tarde:1608
    02/12/2013 - manha: 1612 tarde:1615
    03/12/2013 - manha: 1630 tarde:1637
    esse é o problema: se eu subtrair o valor da tarde do valor da manha, só tenho o consumo deste periodo. Na manha seguinte, observe que o valor é diferente do valor da tarde anterior (claro, houve consumo de agua durante a noite). Num campo da tabela, criando um campo para calcular, só vou calcular entre a manha e a tarde de um dia. No dia seguinte, já fica errado, pois não leva em consideração o consumo da noite (quando não faço leitura).
    Como resolver? (obs: respostas para um iniciante, please)


    Última edição por jrozsas em 3/12/2013, 17:34, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 3/12/2013, 17:09

    Olá, tem como anexar seu protótipo e verificarmos melhor de como está a estrutura dele?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Anexando arquivo zipado

    Mensagem  Convidado 3/12/2013, 17:35

    anexado o arquivo zipado no post.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 3/12/2013, 22:21

    Faça o teste no formulário e veja se é desse jeito que quer.


    Última edição por betogivoni em 4/12/2013, 14:19, editado 2 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Não tem alteração

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 10:13

    amigo, acho que o arquivo que voce me enviou é o mesmo que eu enviei. Não tem alteração alguma nele.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 13:19

    Pode baixar novamente do mesmo lugar acima
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Planilha com dados

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 13:42

    Eu inseri 4 leituras na planilha. Veja que iniciou a leitura da manha do dia 01 com 1000
    A leitura final do dia 02, à tarde, 1025. Ou seja, o consumo entre esses dois dia foi 25.
    Mas isso não aparece no formulario ou tabela. No campo calculado  aparece 10 de consumo para cada dia.
    Estou reenviando aqui o arquivo com esses dados.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 14:24

    Amigo, vc está fazendo a inserção dos dados pela consulta e como o próprio nome já diz consulta é para se fazer consulta e não alimentar(inserir) dados, mas sim pelos formulários, baixe novamente do mesmo lugar e veja que já fiz a inserção de 2 registros é só vc apagar os dados da tabela pra fazer o teste desde o início ou inserir um novo registro para continuar o teste que já fiz
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty ficando desanimado...

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 15:52

    Não consigo fazer isso aqui.
    Veja: quando abro o arquivo tenho 3 coisas: Tabelas - Consulta - formulario
    quando clico no formulário, abre um formulário no registro numero 1.
    O campo Hidrometro dia anterior está em branco.
    Navego para o registro 2. Neste registro esta assim:
    Hidrometro do dia anterior: 1025
    HdrometroManha: 1050
    HidrometroTarde:1100
    Consumo diario: 50
    consumo atual: 75

    Agora vou inserir um terceiro registro. Clico nesta tela Formulario em "Novo registro"
    Um registro em branco é criado, porém o campo Hidrometro dia anterior também esta em branco e não permite edição.
    Pelo que voce explicou, é nesta tela para inserir dados, certo? Tela de formulários?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 16:39

    Amigo, o primeiro registro aparece em branco o campo hidrômetrodiaanterior porque é o início dos lançamentos então tem que aparecer em branco a partir do segundo registro ele aparece com o valor de 1025, pois foi o hidrometrotarde do dia anterior, campo hidrometrodia 1050 e hidrometrotarde 1100 são os lançamentos do dia, consumodia 50 é o consumo do dia, pois 1100-1050=50, claro, e consumo atual 75 é a soma do consumo do dia anterior(hidrometrotarde=1025-hidrometrodia=1000 = 25) somado ao consumo do dia atual que é 50, portanto quando vc for adicionar um novo registro vai aparecer no campo hidrometroanterior sempre o hidrometrotarde do dia anterior e consumoatual vai somar sempre o consumoatual do dia anterior ao consumodia do dia do lançamento, se fores lançar um novo registro com essas informações que mandei vai aparecer no campo hidrometroanterior 1100, pois foi o lançamento do hidrometrotarde do dia anterior e depois que vc lançar os campos hidrometrodia e hidrometrotarde vai aparecer no campo consumoatual a soma do consumoatual do dia anterior que é 75 mais o consumo do dia. Sim a digitação do dados vc vai fazer no formulário


    Última edição por betogivoni em 4/12/2013, 22:30, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Formulario com nova medição.

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 16:59

    Desisto. Estou te enviando o formulario onde inseri um terceiro registro. Não funciona.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 17:15

    Tá complicado de vc enter mesmo, vc continua fazendo o lançamento pela consulta, esquece da consulta e da tabela por enquanto é o formulário que vai ser feito o lançamento do dados, nos botões de navegação tem um com um simbolo amarelo é nele que vais clicar para adicionar um novo registro.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 17:20

    tem algo errado mesmo. Eu estou fazendo a inserção de dados pelo formulario. Não estou inserindo nada na consulta ou na tabela. O que poderia ser? Alguma configuração?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Print da tela

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 17:27

    Veja onde estou digitando. É ai? Se for, então porque não funciona?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 17:43

    vc tem que entrar com a data o hidrometrodia e hidrometrotarde, depois de preencher cada um dos campos tem que pressionar o enter, a unica explicação que tem é essa, de que não estais fazendoo isso e sim usando o mouse para se locomover entre os campos, já que não estais fazendo pela consulta, pois fiz o teste nesse exemplo que mandaste e está funcionando tudo certinho.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Passo a passo

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 18:06

    Veja ai meu passo a passo. O  que será?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 18:38

    Quando vc abre o arquvo aparece um aviso de segurança? Se sim tens que clicar em habilitar, pois se clicares no x para fechar o aviso o programa não vai funcionar, pois vai abrir o banco com suas funcionalidades desabilitadas, provavelmente é isso que está ocorrendo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Tchan!

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 19:01

    Não aparece nenhum aviso de segurança quando abro. Mas ai, eu cliquei em ARQUIVO - INFORMACOES e lá estava: Habilitar Segurança blablabla.
    Pronto, resolvido, agora funciona.
    Agora me explica, o que voce fez no programa? eu vi que voce criou um campo da leitura do dia anterior. qual foi o truque ai?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 19:10

    Não tem truque nenhum, acrescentei os campos leituraanterior para saber sempre a última leitura do medidor e o campo ConsumoAtual pelo óbvio,, que tens que ter o consumo anterior e o atual. O código que faz o procedimento está no vba.


    Última edição por betogivoni em 4/12/2013, 22:35, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 19:17

    Não esquece de marcar o tópico como resolvido
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 20:46

    Obrigado
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 20:46

    cheers 
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Convidado 4/12/2013, 22:35

    Agradecimentos do fórum pelo retorno.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Calculo de consumo de agua Empty Re: [Resolvido]Calculo de consumo de agua

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 6/5/2024, 12:43