MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  Avelino João 29/6/2013, 00:11

    Boa Noite pessoal estou a fazer um teste com ADO e DAO para conexão ao servidor Mysql Online da UOL disponibilizado pelo mestre Gilberto Rocha da congrega fácil, essa conexão é feita com dois formulários um com ADO o outro com DAO e tabela temporária, gostaria que os membros do fórum fizessem teste do exemplo, e dão a vossa opinião sobre a rapidez das duas técnicas.
    Obs.: O servidor teste estará disponíveis duas semanas para esse teste, para não prejudicar o negócio do mestre Gilberto Rocha, já que o servidor da UOL suporte 50 conexão ao mesmo tempo.
    Deixo dois exemplos, um para o teste Online o outro testarem em vossos servidores local.

    Para rodar o exemplo devem instalar o Driver MySQL ODBC 5.1
    Anexos
    Teste para Mysql Online no servidor da UOL AttachmentMaestroWeb.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (891 Kb) Baixado 160 vez(es)


    .................................................................................
    Proaccess - Angola
    chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 463
    Registrado : 01/03/2010

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  chsestrem 29/6/2013, 15:56

    Bom dia Avelino,

    Eu uso o mysql em meus projetos, mas dependendo do projeto eu uso de duas maneiras:

    1) Banco de dados no servidor local da empresa.

    ADO ou DAO tanto faz, mas prefiro o ADO pois as strings SQL podem ser usadas em outras plataformas,

    e será mais fácil se seu projeto precisar migrar para um banco com host externo.

    Neste caso você pode usar o vínculo com a criação de uma DSN na máquina local.

    Muito raro com este procedimento você precisar de revínculo.

    2) Banco de dados em servidor hospedado.

    Não aconselho trabalhar com tabelas vinculadas, sobrecarregam o servidor sem necessidade.

    Mas se este for o caso, uma DSN com a banda melhor que temos hoje, pode ser usada também sem problemas.

    Prefiro o ADO, "Conectar, fazer o procedimento e desconectar"

    Popular combos e listboxes como lista de valores.

    Usar formulários auxiliares para inserir, alterar ou deletar dados nos casos em que o formulário possua

    subformulários contínuos.

    Sds,







    .................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  Avelino João 29/6/2013, 18:56

    Boa Tarde chsestrem , tens razão a conexão com ADO é a melhor maneira de se trabalhar com banco de dados externos, o método DSNLESS vincula as tabelas em tempo de execução não precisa fazer o vinculo manualmente basta informar login do servidor, desta forma também trabalho com formulário desvinculada só que uso DAO e tabela temporária não gosto muito de usar subformulario uso mais listview.
    Fiz um teste com front-end e um back-end Access  vinculado mais os formulários desvinculado notei que back-end fica aberto quando vamos gravar dados, depois volta a fechar se no access funciona dessa forma não é o mesmo que acontece ao servidor externo?
    Só que deixemos o ODBC activo em 08 hora.

    Estava a ler um artigo que dizia Microsoft deixo de investir no método ADO do Access.


    .................................................................................
    Proaccess - Angola
    renatomoss
    renatomoss
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 35
    Registrado : 26/01/2011

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Alternativas

    Mensagem  renatomoss 16/7/2013, 00:40

    Boa noite amigos,

    Estou com uma dúvida e esse tópico foi o mais próximo,

    bom, escou com um dilema, preciso adaptar meu BD access para MySQL(no servidor de um site), até aí tudo bem,
    consegui exportar as tabelas e criar uma conexão com o driver ODBC, porém agora me surgiram alguns problemas
    -o aplicativo ficou muito lento, já percebi que vincular as tabelas sobrecarrega muito o servidor
    então, quais alternativas temos para usar o access apenas como front-end?
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  Avelino João 16/7/2013, 15:12

    Boa Tarde renatomoss, para trabalhar com Mysql locado no site o melhor é usar a conexão com ADO no exemplo que eu postei tem dois formulários um conecta o Mysql com ADO o outro com DAO esse ultimo trabalha com tabela vinculada no front - end o outro com ADO conecta direitamente a tabela que esta no servidor, agora quanto a vincular tabela tem dois métodos que é DSN e DNS-LESS o melhor é DNS-LESS, mais atenção vincular tabela do Mysql no front-end é bom quando o servidor é local.

    Eu gosto de usar usar mais tabela vinculada e nem por isso sobrecarrego o servidor basta você saber usar tabela vinculada combino o mesmo com tabela temporária quando tiver que actualizar a tabela faço para as duas tabelas a do Mysql é a temporária dessa forma não tem como sobrecarregar o servidor.

    Faça um teste com um back-end access e um formulário desvincula a tabela e vincula a tabela ao front-end iras ver que quando fores gravar dados beck-end só ira abrir no momento de gravar dados depois fecha agora e imagina com tabela temporária com seria praticamente você ira trabalhar na tabela temporária.


    .................................................................................
    Proaccess - Angola
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3873
    Registrado : 21/04/2011

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  Marcelo David 16/7/2013, 15:46

    Testei aqui, e ao que me pareceu, ADO foi ligeiramente mas rápido que DAO.

    Obs.: Tenho que criar um sistema grande para gerenciamento de uma uma instituição
    de ensino a distancia, integrada com o site institucional.

    O sistema será web/desktop. O sistema desktop será em Access, banco MySQL local, mas
    obterá informações e gravará dados no banco de dados do Site também. Estou assustado
    com o tamanho do projeto, mas já estou de mangas arregaçadas para iniciá-lo. Very Happy 


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Marcel11
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  Avelino João 16/7/2013, 16:29

    Marcelo David eu aqui notei que DAO foi mais rápido porque funciona vinculada tabela vincula se você notar caixa listagem em Dao é mais rápido a carregar dados, agora trabalhar com ADO tens que ter conhecimento também em Procedura para poder criar as consultas a partir do MYSQL, imagina tens que carregar relatório com irias fazer?

    Porque não usar os dois métodos DNS-LESS e ADO para poder criar algumas consultas SQL a partir do Access.


    .................................................................................
    Proaccess - Angola
    renatomoss
    renatomoss
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 35
    Registrado : 26/01/2011

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  renatomoss 16/7/2013, 22:47

    Valeu pelos esclarescimentos Avelino João,

    Já testei aqui, inclusive utilizando o tutorial no site UsandoAccess - Conectanto Web,
    o interessante é que quanto mais aprofundamos nesses mundo, maiores são as possibilidades e as tecnologias para se adotar,
    bom, como pode ver sou novato no assunto então gostaria de tirar mais algumas dúvidas baseado no que percebi ontem

    -Estou usando formulario desvinculado e percebi que ele demora alguns milissegundos a mais para carregar a consulta SQL, porém uma vez carregado creio que o desempenho melhora.

    -Ainda não utilizei  o formulário desvinculado para entrada de dados e navegação nos registros, então ainda não sei o desempenho

    -Hoje fiz um teste com um formulário que tem um textbox e um listbox, que trabalha com um filtro em tempo real pro conteúdo da listbox, e é aqui que entra minha dúvida

    quais opções tenho para esse tipo de caso?

    -Usei uma consulta sql que é executada no evento Change do texbox.text, mas vejamos, a cada caractere digitado o cliente vai solicitar uma resposta do servidor, e isso ficou um pouco impraticável, o desempenho cai...

    então, nesse caso posso usar uma tabela temporária? que alternativas tenho pra esse tipo de situação?

    outra. é viável (se tiver como) usar o ADO.NET pra esse tipo de caso? estou pesquisando, mas no meu entendimento superficial me parece que com essa tecnologia há um ganho de desempenho por causa dos objetos DataSet e DataAdapter, seria isso?

    acho que foram muitas dúvidas, rs
    mas agradeço se puder em esclarecer..
    obrigado
    aguardo para movimentarmos esse tópico que vai ficar interessante
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  Avelino João 17/7/2013, 10:58

    Eu não uso muito  listbox  gosto de usar textbox porque listbox torna o formulário Pesado ao carregar os dados quando uso listbox trabalho com tabela temporária, agora veja o código abaixo para se trabalhar textbox dessa forma a pena chamo um único registro no servidor, tabela temporária ao carregar o sistema demora um pouco depois trabalhas a vontade sem dor de cabeça nenhuma depois é só saber combinar com a tabela temporária para chegar se a actualização na tabela do servidor e tiver actualiza a tabela temporária e você trabalha com esse tabela.


    Código:
    Private Sub txtMorada1_LostFocus()
    On Error GoTo txtMorada1_LostFocusError

    Dim rs As New ADODB.Recordset
    Dim cnn As New ADODB.Connection
    'Esta variável irá ser utilizado para se encontrar o utilizador
    'Entrou em um endereço de funcionário válido
    Dim cmd As Boolean

    ' Se não houver um endereço de funcionário, não fazer nada
    If IsNull(txtMorada1) Then
    Exit Sub
    End If

    'Para começar, assuma que não encontramos um empregado
    cmd = False

    cnn.Open "Driver={SQL Server Native Client 10.0};Server=HALLOWEB\SQLEXPRESS;PORT=1433;" & "database=maestro;UID=sa;Password=007;Option=3;"
      rs.Open "tblExemplo", cnn, adOpenStatic, adLockOptimistic

    If IsNull(rs) Then
    MsgBox "Morada Invalida.", _
    vbOKOnly Or vbInformation, "teste"
    Exit Sub
    Else
    ' Vamos nos referir ao conjunto de registros, muitas vezes
    With rs
    ' Verifique cada registro de empregado da primeira para a última
    Do While Not .EOF
    'Toda vez que você chegar à coluna de endereço do Empregado,
    'Se o seu valor é o mesmo que foi introduzido
    'Na tabela
    If rs("Morada").Value = txtMorada1 Then
    ' ... mostrar o seu dados completo
    txtNome = .Fields("Cliente").Value
    txtCPF = .Fields("CPF").Value
    txtMorada = .Fields("Morada").Value
    ' Tome nota que encontramos o endereço de funcionário
    cmd = True
    End If
    .MoveNext
    Loop
    End With

    ' Se foi encontrado nenhum funcionário, que o usuário saiba
    If cmd = False Then
    txtNome = ""
    txtCPF = ""
    txtMorada = ""
    MsgBox "Não há funcionário com esse endereço.", _
    vbOKOnly Or vbInformation, "teste"
    End If
    End If

    Set cnn = Nothing
    Set rs = Nothing
    txtMorada1 = ""

    Exit Sub

    txtMorada1_LostFocusError:
    If Err.Number = 3021 Then
    MsgBox "Nenhum funcionário foi encontrado com esse endereço.", _
    vbOKOnly Or vbInformation, "teste"
    Else
    MsgBox "Ocorreu um erro ao tentar obter informações do funcionário.", _
    vbOKOnly Or vbInformation, "teste"
    End If

    Resume Next
    End Sub


    .................................................................................
    Proaccess - Angola

    Conteúdo patrocinado


    Teste para Mysql Online no servidor da UOL Empty Re: Teste para Mysql Online no servidor da UOL

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 11:30