MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime

    nevesj
    nevesj
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 94
    Registrado : 30/10/2012

    Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime Empty Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime

    Mensagem  nevesj 5/8/2013, 16:10

    Caros Mestres,



    Venho deste modo solicitar a vossa ajuda para resolver um problema com uma base de dados com front end e back end.

    Estou a efectuar a linkagem das tabelas utilizando o sistema disponibilizado pelo mestre Avelino em :

    http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto13.asp?id=1#inicio

    O mesmo funciona perfeitamente numa maquina correndo o Access 2007, mas dá um erro ao correr a base de dados numa maquina só com as runtime libraries do Access 2007. Erro esse que fecha a base de dados.

    Depois de compactar e reparar as bases de dados vezes sem conta bem criar novas bases de dados com importação dos objectos, julgo que o problema é devido a algo naquele sistema, devido ao facto de a base de dados abrir sem erros se eu excluir a macro de autoexec.
    Esta macro a "única" instrução que tem é fncchecavinculo()=True, como esta função faz parte de um módulo daquele sistema, daí a minha associação.

    Alguém tem alguma luz sobre como/onde/como resolver este problema ?

    Obrigado
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime Empty Re: Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime

    Mensagem  Dilson 5/8/2013, 20:25

    A maioria das vezes que isso aconteceu comigo usando o runtime foi ao fato de meu vba está com alguma sujeira, algum momento trabalhamos com um controle e depois o deixamos de lado e esquecemos de apagar a referencia que fica no vba, por exemplo:

    Private Sub Botao_Tal_Click

    Só que este botão não existe mais no projeto e continua sendo referenciado no vba. Na versão completa do access isso passa despercebido e já no runtime é automaticamente percebido e ele simplesmente fecha dizendo que um erro inesperado aconteceu.

    Você já depurou seu código ? Indo lá pelo vba menu Depurar > Compilar... ?

    Com isso resolve se o caso do seu projeto for este.

    nevesj
    nevesj
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 94
    Registrado : 30/10/2012

    Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime Empty RE: Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime

    Mensagem  nevesj 6/8/2013, 11:40

    Caro Dilson,

    Obrigado pelo rápido retorno.

    Efectivamente essa foi a primeira ideia que me veio á cabeça, pois também já tive esse problema.

    Contudo não é o caso aqui, já revi o código linha a linha e não tenho nenhum código perdido.

    Também já fiz o debug vezes sem conta.

    Obrigado
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3882
    Registrado : 04/04/2010

    Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime Empty Re: Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime

    Mensagem  Avelino Sampaio 6/8/2013, 14:22

    OLá!

    Desde a versão 2003, se eu não me engano, o código VBA vem "desabilitado". E isso inclui o Access Runtime. Só que no Access runtime não temos acesso algum e então é preciso ativar isso via código.

    Veja neste meu artigo como ativar o código VBA (macro de segurança) usando programação.

    http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto5.asp?id=1#inicio

    Não esqueça que é preciso também baixar o pacote de atualização do runtime (sp3 ou sp2) e instalar

    Dica: Troque a extensão do seu BD de ACCDB(ACCDE) para ACCDR . Assim vc poderá simular o ambiente runtime antes de testar na máquina com o runtime

    Sucesso!


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    nevesj
    nevesj
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 94
    Registrado : 30/10/2012

    Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime Empty RE: Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime

    Mensagem  nevesj 6/8/2013, 23:38

    Caro Mestre Avelino,


    Após seguir os passos descritos no seu tutorial, cheguei a uma situação em nem numa maquina com o Access 2007 completo a bd abre correctamente...

    Relativamente ao seu tutorial, a unica diferença foi a de que inclui a linha [currentproject].[istruested]=-1 antes da já existente (também da sua autoria) : fncChecaVinculo()=True

    Recebo a mensagem anexa e a macro para a execução, a base de dados abre mas o form principal não abre.

    Eu por norma nas maquinas em que pretendo correr bd com apenas as runtime instaladas costumo executar um script (EnableOfficeContent.vbs), o que normalmente resolve o problema do aviso de segurança. E neste caso o aviso também não aparece...

    Será que estou a fazer algo errado ?
    Correr o script na maquina não seria suficiente para resolver esse problema ?

    Para analise, aqui deixo o script utilizado:

    Option Explicit

    Dim WshShell
    Set WshShell = WScript.CreateObject("WScript.Shell")

    WshShell.RegWrite "HKCU\Software\Microsoft\Office\11.0\Access\Security\Level", 1, "REG_DWORD"
    WshShell.RegWrite "HKCU\Software\Microsoft\Office\12.0\Access\Security\VBAWarnings", 1, "REG_DWORD"
    WshShell.RegWrite "HKCU\Software\Microsoft\Office\14.0\Access\Security\VBAWarnings", 1, "REG_DWORD"

    set WshShell = Nothing

    Obrigado

    Conteúdo patrocinado


    Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime Empty Re: Erro ao correr linkagem de tabelas usando runtime

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 6/5/2024, 16:31