MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência

    avatar
    tmachado
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 04/08/2011

    [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência Empty Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência

    Mensagem  tmachado 23/9/2013, 19:17

    Boa tarde.

    Tenho um formulário de banco de dados para controle de envio de veículos. Nesse fomulário tenho um campo (caixa de combinação) onde o solicitante seleciona se o veículo está emplacado ou não. Eu quero que se o solicitante informe se o veículo está emplacado o campo (caixa de texto) referente ao número da placa se torne obrigatório, sendo que ele não consiga preencher outro campo antes de preencher este.

    Desde já agradeço

    Tiago Wesley
    Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1636
    Registrado : 17/03/2011

    [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência Empty Re: [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência

    Mensagem  Cláudio Machado 23/9/2013, 20:27

    Seja bem vindo ao forum.

    No evento ao perder focor da caixa de texto da placa coloque o código abaixo:

    Código:


    If IsNull(Me.NomeDaCaixaTexto) Then
        MsgBox "Digite a Placa do veículo.", vbInformation, "Informando"
        Me.NomeDaCaixaTexto.SetFocus
    Else
        End If



    .................................................................................
    " Nunca cruze os braços diante de qualquer problema ou dificuldade, pois o maior homem do mundo Jesus,  morreu de braços abertos."

    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja  AQUI.
    Não esqueça de clicar no Joinha [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência 90dssg para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    avatar
    tmachado
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 04/08/2011

    [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência Empty Re: [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência

    Mensagem  tmachado 24/9/2013, 13:26

    Bom dia Cláudio Machado.

    Primeiramente agradeço pela resposta ao tópico, foi de grande ajuda para mim.

    Tive que fazer algumas correções no código para que ele funcionasse do modo que eu queria, abaixo descrevo meu raciocínio:

    Na caixa de combinação "Veículo emplacado", no envento "ao alterar", inseri uma macro informando que se selecionado "Não" o cursor pulasse dois campos posteriores; se selecionado "Sim" o cursor movia-se para o campo de inserção do número da placa.

    Na caixa de texto "Número da placa", no evento "ao entrar", inseri a seguinte macro informando que se selecionado não na caixa de combinação "Veículo emplacado" o cursor movia-se para o campo posterior. (fiz isso para que o campo ficasse bloqueado se o veículo não estivesse emplacado).

    AGORA QUE ENTRA SEU CÓDIGO COM ALGUMAS ALTERAÇÕES:

    Em todos os outros campos do formulário, no evento "ao receber foco", inseri o seguinte código:

    If (Me.Veículo emplacado) = Sim Then
    If IsNull(Me.Número da placa) Then
    MsgBox "Insira a placa do veículo.", vbInformation, "Informando"
    Me.Número da placa.SetFocus
    Else
    End If
    End If

    Vou finalizar esse tópico, minhas solicitações foram atendidas.

    Tiago Wesley.
    Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1636
    Registrado : 17/03/2011

    [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência Empty Re: [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência

    Mensagem  Cláudio Machado 24/9/2013, 19:06

    Que bom que conseguiu Wesley, na verdade o código que lhe passei realmente era somente pra dar uma ideia, pois não tinha noção dos nomes dos seus campos nem do seu código.

    O fórum agradece o retorno.

    Saudações.cheers 


    .................................................................................
    " Nunca cruze os braços diante de qualquer problema ou dificuldade, pois o maior homem do mundo Jesus,  morreu de braços abertos."

    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja  AQUI.
    Não esqueça de clicar no Joinha [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência 90dssg para agradecer a dica que solucionou seu problema.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência Empty Re: [Resolvido]Tornar um campo obrigatório a partir de uma referência

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 11/5/2024, 12:58