MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    avatar
    The_Rebel
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 03/02/2014

    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key Empty [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    Mensagem  The_Rebel 3/2/2014, 14:13

    Boas tardes.

    Estou pela primeira vez a construir uma base de dados em MS Access e deparei-me com um pequeno problema que não estou a conseguir resolver.

    O meu desenho da base de dados corresponde, esquemáticamente, a:

     # Formulário principal - onde está a identificação da pessoa bem como uma primary key (PK) atribuída automaticamente pelo sistema.
           ## Sub formulário 1 - onde se faz um único registo. (criei uma relação com o mesmo através de uma foreign key - PK > FK)
           ## Sub formulário 2 - onde se irá realizar registos seriados (vários dias visto se antever evolução dos parâmetros)

    O meu problema reside que quando se tenta introduzir o segundo registo no sub formulário 2 ele não o permite por já existir um registo correspondente aquele FK. Eu criei um campo a seguir ao FK que seria a distinção entre as várias avaliações seriadas.

    Não sei se fui claro na minha questão. Alguém tem alguma sugestão para como resolver isto?

    Desde já grato pelo tempo e atenção.

    Com os meus melhores cumprimentos,
    The_Rebel


    Última edição por The_Rebel em 5/2/2014, 18:13, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key Empty Re: [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    Mensagem  Convidado 3/2/2014, 14:43

    Olá, não entendi a razão dos 2 subformulários, o segundo subformuário é dependente do segundo? se sim terás que fazer a relação entre as 2 tabelas origem desses 2 subformulários.
    avatar
    The_Rebel
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 03/02/2014

    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key Empty Re: [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    Mensagem  The_Rebel 3/2/2014, 15:31

    @ betogivoni : Obrigado pela atenção dispensada. Vou tentar explicar melhor.

    A base de dados pretende acompanhar doentes e a sua evolução clínica durante determinado período temporal.

    Passo a materializar:
    1) Assim o formulário principal é a identificação dos doentes bem como alguns dados como "data de admissão".

    2) O primeiro subformulário respeita aos antecedentes pessoais do doente (hipertensão, diabetes, etc) e é preenchido uma única vez.

    3) O segundo subformulário integra a informação desse dia respeitante ao doente, por exemplo, D0. No dia seguinte é novamente preenchido mas como D1. No dia a seguir será novamente preenchido, sempre os mesmos campos, mas com indicação de ser respeitante a D3. Etc.
    Criei um campo a seguir à FK com a denominação de "momento de avaliação" e que identifica cada um dos dias em que os dados são recolhidos.

    O meu problema é não conseguir que ele permita o preenchimento de diferentes dias no segundo subformulário quando respeitante ao mesmo doente, e portanto à mesma primary key.

    Respondendo à questão, os subformulários são totalmente independentes.

    Com os meus melhores cumprimentos,
    The_Rebel
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key Empty Re: [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    Mensagem  Convidado 3/2/2014, 18:39

    Mas foi pelo fato de no primeiro subformulário só existir uma única vez que não entendi a criação desse subformuário, vc poderia colocar essas informações também no formulário principal e vc usaria apenas 1 subformulário com as informações do terceiro, a não ser que esse segundo seja dependente do primeiro, como por exemplo: você tem um formulário principal dos clientes, ai vem um subformulário com as informações dos pedidos desse cliente e um segundo sub com os detalhes dos pedidos, mas pelo que entendi não é o seu caso, de qualquer maneira se puder disponibilizar os objetos envolvidos no pedido de ajuda, assim fiaria melhor de entender teu raciocínio.
    avatar
    The_Rebel
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 03/02/2014

    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key Empty Re: [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    Mensagem  The_Rebel 4/2/2014, 22:56

    Obrigado pela atenção e disponibilidade.

    Acabei por ter o auxílio de um amigo que me detectou a falha. Na relação entre variáveis dos formulários tinha optado pela relação "one to one" daí o não permitir várias entradas no mesmo formulário.

    Alterando para "one to many" já permite realizar a tarefa necessário.

    Mais uma vez os meus agradecimentos.

    Com os meus melhores cumprimentos,
    The_Rebel
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key Empty Re: [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    Mensagem  Convidado 4/2/2014, 23:27

    Essa é razão de pedirmos que postem os objetos envolvidos no pedido de ajuda, pois vendo a estrutura do projeto fica bem mais fácil ajudar. Então marque o tópico como resolvido para que não fique como pendente

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key Empty Re: [Resolvido]Necessidade de múltiplas entradas em sub formulário sobre uma mesma primary key

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 15:55