MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem

    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem Empty [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem

    Mensagem  efrain_ben-orion 28/5/2014, 20:53

    Olá pessoal.
    Eu desejo usar uma combobox para filtrar registros em um form do tipo vários itens (contínuo).
    O campo que a combo irá usar é do tipo data. Até aí beleza.
    Ele mostra as datas cadastradas e filtra de acordo com a que eu selecionar. Se houver mais de uma data, ele mostra todos os registros referentes àquele data.
    No entanto estou querendo saber se tem como essa combo me mostrar o mês por extenso das datas dos registros, ou seja, que quando eu clicar na combo ele me exiba os meses por extenso para então eu selecionar um mês e todos os registros relacionados com ele serem exibidos.
    Consegui fazer com que a combo exiba a lista dos meses pelo número e não pelo nome da seguinte maneira: =PartData("m";[Diárias_Consulta].[Período_de])
    Tentei dar um format da seguinte forma: =Format$("mmmm";PartData("m";[Diárias_Consulta].[Período_de]))
    Também não mostra pelo nome, apenas por número, tipo: para o mês de maio ele exibe o número 5.
    Também tentei isso: =Format$(;PartData("m";[Diárias_Consulta].[Período_de]);"mmmm"), e dessa vez ele exibiu apenas o mês de janeiro por extenso, sendo que em nenhum registro tem o mês de janeiro cadastrado.
    Apenas para informação: Diárias_Consulta é a consulta da tabela Diárias. Período_de é o campo que armazena a data de partida que é o critério do filtro.
    Outra informação: estou usando o construtor de consultas pelos ... da Origem da Linha nas propriedades do combo.
    É possível fazer o que estou precisando?


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    clynton
    clynton
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 309
    Registrado : 08/07/2013

    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem Empty Re: [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem

    Mensagem  clynton 28/5/2014, 23:06

    Efrain,

    Alterei o exemplo que te mandei em outro tópico.
    Criei uma tabela referente aos meses.
    Quando for testar, navegue nos campos usando a tecla TAB e repare que existe novidade no Rodapé.
    Veja se atende a sua necessidade ou se é pelo menos um caminho das pedras.
    Se atender, adapte ao seu projeto analisando a estrutura, senão, continuaremos em busca de algo que te atenda!
    Qualquer coisa estamos por aqui.
    Anexos
    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem AttachmentFiltro.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (33 Kb) Baixado 24 vez(es)


    .................................................................................
    Cumprimentos...


    Atenciosamente,
    Rogério Clynton Ribeiro


    __________________________________________________________________________

    "Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar."
    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem Empty Re: [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem

    Mensagem  efrain_ben-orion 29/5/2014, 01:19

    Formidável a tua linha de pensamento.
    Estava quebrando cabeça pra fazer um código fonte sobre o que me mandaste no tópico anterior onde após selecionar uma lista de meses por extenso ele iria comparar dentro do código fonte com o número pra depois, de acordo com o resultado, filtrar os registros. Mas sei que ia dar uma dor de cabeça sem a certeza de que ia funcionar.
    Agora o teu exemplo é ótimo.
    Amanhã, assim que for trabalhar eu vou aplicar essa ideia no sistema, é que eles não deixam a máquina onde estou desenvolvendo o mesmo, conectar à internet e nem conectar nenhuma mídia removível. Sabe como é né, Gabinete Militar...
    Sempre tenho que usar meu note para conectar à internet e postar minhas dúvidas.
    Amanhã já dou um parecer.
    Mais uma vez obrigado.


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem Empty Re: [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem

    Mensagem  efrain_ben-orion 29/5/2014, 19:21

    clynton,

    Dessa forma não é bem o que eu quero, no entanto, você me mostrou o caminho das pedras.
    Criei uma tabela com o nome do mês por extenso (como você me orientou), e para não acrescentar mais campos na tabela de diárias, no if do seu código eu formatei o o campo da data de saída para comparar apenas a parte do mês da data (pois o campo é do tipo data) com o valor selecionado na minha combo:
    v1 = "Format(Diárias.Data_saída,'mmmm') Like '*" & Me.Mês_extenso.Column(1) & "*'"

    Deu beleza mesmo.
    Valeu irmão, que Deus te abençoe.


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    clynton
    clynton
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 309
    Registrado : 08/07/2013

    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem Empty Re: [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem

    Mensagem  clynton 29/5/2014, 19:37

    A ideia é essa, se o exemplo não se encaixa na necessidade, que sirva ao menos de caminho para se chegar onde quer.
    Parabéns pela adaptação.
    O Fórum agradece o retorno.
    Se a questão do outro tópico tiver sido resolvida, por favor marque como [Resolvido].


    .................................................................................
    Cumprimentos...


    Atenciosamente,
    Rogério Clynton Ribeiro


    __________________________________________________________________________

    "Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar."

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem Empty Re: [Resolvido]Consulta usando caixa de listagem

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 06:08