MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    pengo
    pengo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 85
    Registrado : 10/12/2013

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  pengo 30/5/2014, 21:34

    Boa Tarde Pessoal, fiz uma pesquisa aqui no fórum sobre minha dúvida mas não consegui encontrar a resposta.

    Bom, tenho um formulário, onde em uma caixa de combinação escolhemos uma das opções e conforme a opção escolhida ele utiliza esse critério para executar a consulta, até ai tudo bem, tudo ocorrendo corretamente, porém, criei um segundo formulário que possui a mesma ideia e está referenciado na mesma consulta anterior, porém exibe dados diferentes, que também está funcionando, o problema é que, se eu abro um formulário, antes de gerar a consulta ele me pergunta sobre os dados do outro formulário, ai eu clico ok, e ele gera a consulta corretamente, e se eu abro o outro formulário acontece a mesma coisa, então eu gostaria que ele executasse a consulta conforme o formulário que eu estiver aberto.

    Coloquei o critério "Como [Formulários]![Exportar]![Combo] OU [Formulários]![Exportar_Fitossanidade]![Combo]" mas a não funcionou.

    Estou tentando com esse SeImed(EstáCarregado("Exportar");[Formulários]![Exportar]![Combo];[Formulários]![Exportar_Fitossanidade]![Combo])

    Mas também não funcionou, pois ele sempre me pergunta os dados do outro formulário.

    Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema de ter uma consulta e dois formulários?

    Ps. Sei que eu poderia simplesmente criar outra consulta que resolveria o problema, porém para eu fazer isso, como meu banco de dados já está bem grande, eu teria que criar mais 9 consultas e 3 tabelas. Por isso estou tentando resolver dessa forma, para enxugar meu banco de dados.

    Desde já agradeço pessoal.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty Re: [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  Noobezinho 30/5/2014, 23:00

    Olá Rodrigo

    Se para cada opção da caixa de combinação abre uma consulta distinta e seu formulário (ou mesmo que seja o mesmo formulário),
    porque não faz em código VBA?

    Utilize o código no evento Apos Atualizar da combo:

    Para isso faça o seguinte:
    Crie as consultas e utilize-as como fonte de registro de cada formulário.
    Pode ser o SQL , na folha de propriedades

    ou se for o mesmo formulário para consultas diferentes:
    Abra o form pelo código ( docmd.OpenForm "NomeForm" ) de acordo com a opção.
    Defina a fonte de Registro do formulário.
    Forms!NomeForm.RecordSource = "Select...." a SQL da consulta.

    Abraços

    Noob


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    pengo
    pengo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 85
    Registrado : 10/12/2013

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty Re: [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  pengo 2/6/2014, 20:29

    Obrigado Noob pela ajuda,

    Mas acho que não fui compreendido, ou eu que não compreendi.

    Bom deixa eu tentar explicar melhor o meu caso.

    Tenho que exportar dados do access para o Excel, para isso tenho um formulário, onde eu escolho quais dados devo exportar e então clico em um botão para exportar.

    Pois bem, para ele exportar corretamente tudo o que desejo, tenho um "conjunto" de consultas, uma exclui dados da tabela, outra adiciona dados em uma tabela com base em uma consulta, e essa ultima consulta através dos critérios busca dados nesse meu formulário que eu abri e selecionei na combobox, adiciona em uma tabela e exporta tudo corretamente para o excel.

    Então, até o momento está tudo correndo corretamente, porém, eu precisei criar mais um formulário que exportasse quase os mesmos dados porém em células e colunas distintas no excel, e que também está funcionando, e para não ficar enchendo o banco de dados de consultas eu gostaria de usar as mesmas consultas citadas anteriormente.

    Porém, como eu falei, uma consulta busca os dados no meu formulário, e eu gostaria de adicionar um critério que a consulta identificasse qual formulário está aberto e coletasse a informação nesse formulário e "esquecesse" o outro.

    O que ocorre é que a consulta sempre me pergunta sobre o formulário que está fechado, independente de qual dos dois eu esteja aberto, mas se eu não digitar nada e só clicar OK ele exporta tudo corretamente para o excel.

    Então eu queria que a consulta buscasse os dados somente nesse formulário que está aberto.

    Será se é possível?
    diegojacob
    diegojacob
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 122
    Registrado : 06/07/2011

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty Re: [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  diegojacob 3/6/2014, 16:01

    Faça conforme a minha dúvida anterior, crie uma Variável Pública e após uma Função, conforme o exemplo do link abaixo.

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t18993-resolvidogravar-registro-de-um-formulario-em-uma-funcao-para-que-a-mesma-seja-usada-como-filtro-criterio-de-uma-consulta

    Após, insira o evento de copiar o registro em comum para a variável pública, isso, em cada formulário.

    Em Critério da Consulta, no campo pretendido, insira a Função().

    Dessa forma, creio que solucionará o seu problema.

    Após, nos dê o retorno.

    Diego
    pengo
    pengo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 85
    Registrado : 10/12/2013

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty Re: [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  pengo 3/6/2014, 18:43

    Olá Diego,

    Fiz aparentemente como você sugeriu, porém devo estar me esquecendo de alguma coisa, pois quando eu clico no botão para gerar a consulta ele mostra o seguinte erro.

    Erro em tempo de execução '3085': Função 'FiltroReg' indefinida na expressão.

    Você sabe o que isso significa?

    Desde já agradeço a ajuda.
    pengo
    pengo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 85
    Registrado : 10/12/2013

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty Re: [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  pengo 3/6/2014, 18:51

    Opa, desculpe Diego, eu estava fazendo errado mesmo.

    Eu tinha que criar um módulo com a Variável e outro modulo com a função né?

    Bom não sei se era isso, mas eu criei esse dois módulos e adicionei as linhas que você postou no outro tópico no formulário e funcionou perfeitamente.

    Muito Obrigado pela ajuda, foi muito útil e espero que possa ajudar futura pessoas com dúvidas semelhantes.

    Obrigado mais uma vez Diego e ao Grande Fórum.
    diegojacob
    diegojacob
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 122
    Registrado : 06/07/2011

    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty Re: [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  diegojacob 3/6/2014, 19:32

    Era isso mesmo, primeiro você atribui a informação na variável Pública e depois você atribui a variável a função, a qual será usada como critério da consulta.

    Obrigado pelo retorno, o Forum agradece.

    Diego

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto Empty Re: [Resolvido]Executar consulta conforme formulário aberto

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 14:31