MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 7/7/2014, 15:17

    Pessoal, estou tentando montar umas tabelas para posteriormente gerar uma consulta.
    Não estou obtendo sucesso, pois uma tabela deveria repetir dados de outra em datas diferentes.
    Vou tentar explicar melhor: Imagine que voce vai ter um sistema para manutenção do seu veículo  e que todos os dias voce deve verificar as mesmas coisas.
    Eu pensei a principio ter uma tabela de ITENS A CHECAR.
    Depois teria outra tabela DIARIO com ITENS A CHECAR e a data em que isto foi realizado. Todos os dias eu abriria um Form que contem todos os dados de ITENS A CHECAR e faria a verificação diaria.
    Depois eu deveria poder imprimir um relatório separado por DATA.
    Exemplo: No dia 01/01/2014 eu chequei A,B,C e o status foi A=ok, B=regular , C=ruim
    No dia 02/01/2014 eu chequei A,B,C e o status foi A=Regular, B,Regular, c=ruim
    Vejam no anexo se é possível entender melhor.
    Eu fiz uma BD mas simplesmente não deu em nada. Como "puxar" os dados de ITENS A CHECAR todos os dias para DIARIO e fazer um checklist diario das mesmas coisas?
    Pensei que ia ser tãoooooo simples  Sad
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 7/7/2014, 20:02

    Tem um detalhe que estou colocando na tabela Excell em anexo, para melhor compreensão.
    Só para reforçar, minha necessidade é que diariamente tenho de ter um no Form que contenha todas a linhas dos itens a verificar, porém com as datas e Status em branco, pois estes serão preenchidos durante um vistoria diaria.
    Consequentemente, devo ter como armazenar isso.
    No proximo post vou colocar a bd que consegui até o momento. Vejam que eu não fiz o Form onde devem aparecer todos os itens a inspecionar, para diariamente armazenar o resultado da inspeção, conforme a planilha Excell.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 7/7/2014, 20:03

    Segue a bd conforme post anterior
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Alexandre Neves 7/7/2014, 21:07

    Boa noite,
    Se entendi o que pretende, crie um formulário desvinculado e coloque os controlos que pretende. Coloque um botão de comando para preencher a tabela de registos a partir dos dados preenchidos no formulário


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 8/7/2014, 12:35

    Alexandre, obrigado pela resposta, porém deve ter percebido que sou usuário Novato e não tenho a menor idéia de como fazer o que sugeriu.
    Se puder , analise a planilha Excell e a bd de exemplo e modifique a bd com sua sugestão.
    obrigado  Neutral 
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Alexandre Neves 8/7/2014, 17:14

    Boa tarde,
    Estude o formulário para começar a aprender
    A partir da tabela, faça o relatório


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 10/7/2014, 00:05

    Alexandre, Boa noite
    Agradeço pelo envio do arquivo, mas vou demorar um pouco a compreender tudo. Já me deparei com o código do botão "Gravar" e vou demorar alguns dias para entender.
    Parece que esse código é que insere os valores na TBL_DETALHE após algumas confirmações sobre se o usuário deseja ou não alterar dados pré-existentes, etc...
    Mas então, voce não utilizou a tbl_lista
    Agora eu te pergunto: E se eu precisar adicionar ou eliminar itens a inspecionar? Isso não vai atualizar o Formulário1
    A principio, eu pensava em algo que tivesse um vinculo com a TBL_LISTA. Quando eu adicionar ou remover itens a inspecionar, o Formulario1 se atualizaria.
    Exemplo: Vou inspecionar automóvel de passeio - tenho itens a inspecionar
    Vou inspecionar caminhões - serão itens diferente do automóvel
    Apenas editando a tbl_lista e estas alterações refletindo-se no restante da bd, tudo ficaria resolvido.
    Isso é possivel?
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Alexandre Neves 10/7/2014, 09:04

    Bom dia,
    Fiz pelos dados que disponibilizou.
    De facto, se alterar os registos na tabela de origem, terá de adequar os controlos no formulário.
    É possível que a adequação do formulário seja automática mas é bastante trabalhosa que não valerá para as alterações que venham a ser feitas (penso eu)


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 10/7/2014, 12:16

    Esse é o problema.
    Veja que este tipo de tabela poderia por exemplo ser utilizada em outros casos.
    Imagine uma escola, onde os professores fariam a lista de presença dos alunos com uma bd.
    Cada sala teria alunos diferentes. Portanto, dadno para cada professor cópias da bd com a TBL_LISTA em branco, bastaria a cada professor preencher a tabela com os nome dos alunos de cada sala. No Form então apareceriam os nomes e um campo com a data da lista de presença e o professor apenas marcaria na caixa de seleção as opções AUSENTE ou PRESENTE.
    Quando iniciei isso pensei que haveria uma solução mais simples. Vou continuar procurando.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 10/7/2014, 13:06

    Alexandre, por acaso isso poderia ser resolvido com um form e sub-formulario?
    O Form teria a data da inspeção.
    O sub-formulario teria os dados de tbl_lista junto com o campo de TBL_DETALHE e após atualizar , os dados seriam inseridos na tabela? Algo assim?
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Alexandre Neves 10/7/2014, 13:49

    Boa tarde,
    Tente construir assim. À partida, sendo o sub-formulário vinculado à tabela teria os campos também vinculados. Mas experimente


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 10/7/2014, 18:53

    Pessoal,
    Em anexo o que eu consegui até o momento.
    Quase lá, mas o que falta é que no frm_inspecao tem o tal subformulario.
    Este subformulário deveria ser preenchido com todos os itens de tbl_item Consulta e ficando o campo Status para preenchimento pelo usuário.
    Pense que haveriam neste subformulario 100 itens. Com  caixa de seleção, um a um não dá.
    Então é isso que quero, ao abrir este form, o subform viria com todos os itens da consulta (porque na consulta eu fiz = sim para tbl_item.utilizar)
    Alexandre, tens alguma luz sobre isso?
    Veja que agora se eu desmarco a caixa "utilizar", o item já não é disponibilizado no  subform, porem ainda tenho de clicar um a um para inserir todos. Deveriam ser inseridos automaticamente quando abro o form.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Alexandre Neves 10/7/2014, 19:23

    Não estou a ver forma de ter formulário com sub-formulário tendo a origem de todos os registos da tblItem.
    O relacionamento entre os forms obriga a ter campo comum e isto não acontece ao abrir
    Parece-me que terá de ter formulário contínuo com todos os items e com campos para preencher


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Alexandre Neves 11/7/2014, 18:40

    Boa tarde,
    Veja aqui como está.
    Não percebi porque acrescentou outra tabela. Mas veja como está e adapte


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 12/7/2014, 18:48

    Alexandre,
    Estou testando o exemplo que mandou mas acontece algo.
    Depois de preencher e clicar em GRAVAR, aparece o seguinte erro:
    "Erro em tempo de execução 3078
    O mecanismo do banco de dados do Access não pode localizar a tabela de entrada ou a consulta 'tbl_detalhe' , Verifique se ela existe e se o nome foi digitado corretamente"
    Depurando, encontrei a linha: If DCount("*", "Tbl_Detalhe", "DataVerifica=#" & dtDataPreenchida & "#") Then
    Realmente não tenho a tbl_detalhe então modifiquei a linha para If DCount("*", "Tbl_Detalheinspecao", "DataInspecao=#" & dtDataPreenchida & "#") Then
    Repare que alterei tbm DataVerifica para DataInspeção
     cheers Olha eu ai alterando código! Quem diria...
    Bom,  parece-me que esta fuincionando, mas vou fazer mais alguns testes.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty [Resolvido]Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 15/7/2014, 16:22

    Obrigado a todos pela ajuda!, Agora vou continuar meu projeto.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty [Resolvido]Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 17/7/2014, 19:51

    Não sei porque, mas já marquei este post como resolvido mas não ficou. Tentando novamente em 3,2,1...
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Alexandre Neves 17/7/2014, 20:01

    Boa tarde,
    Para desmarcar, prima novamente o botão Resolvido (já desmarquei)
    Informe o que não funciona como pretende


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 24/7/2014, 17:03

    obrigado
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 4/8/2014, 14:23

    Não consegui adaptar para esta outra necessidade aqui: http://maximoaccess.forumeiros.com/t19805-subformulario-preenchendo-tudo-automaticamente#146274
    Alexandre Neves, veja aqui no meu outro post se é possível adaptar este seu código para esta outra bd.
    Pelo que entendo, é quase a mesma coisa, mas meu conhecimento em VBA ainda não me permite encontrar a solução.
    No código em que voce me ajudou, preenchia tudo ao abrir o form.
    Neste sistema de vendas que estou adaptando do colega Gilberlandio, também seria o mesmo processo.
    Imagine que o vendedor,  ao clicar no botão NOVO, ele faria a venda de todos os itens do almoxarifado. Então, o subform deveria carregar todos os itens de produtos. É possível a adaptação?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Convidado 4/8/2014, 14:27

    Claro, pessoal, se alguém tiver outra idéia, por gentileza postem ai.
    Estou estudando VBA aqui:https://www.youtube.com/watch?v=-WsQnFZsGYU&index=1&list=PLbGqWA-9-us4kNYxXDr5poENBVRi29VxD
    Parece-me bom, mas estou na segunda aula. Paciência...eu chego lá  Rolling Eyes 

    Conteúdo patrocinado


    Como montar estas tabelas para ter uma consulta? Empty Re: Como montar estas tabelas para ter uma consulta?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 10:24