MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Marcos Minoru 17/9/2014, 20:35

    Gostaria da ajuda de quem entende de expressões ou mesmo do próprio JPaulo, para me orientar se a alteração no critério está correta.



    Sobre o tópico:http://maximoaccess.forumeiros.com/t168-resolvidoalerta-de-aniversariante?highlight=aniversariante e o exemplo de alerta de aniversariante NA SEMANA (Aniversariantes IV)

    No tópico o JPaulo diz que o seguinte critério mostra os aniversariantes de segunda a sexta:
    Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+5

    Testando, percebi que a consulta com esse critério retorna apenas aniversariantes de segunda a quinta, ou seja, 4 dias da semana e não 5.
    Para exibir de segunda a sexta fiz a seguinte alteração no critério:
    Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+6

    Alterei o +5 para +6, e agora sim exibe de segunda a sexta.
    Só estou em dúvida porque não sei se eu que estou cometendo alguma falha ou se realmente o critério do JPaulo está errado.

    Outra coisa, a consulta não remove da lista os aniversários que já passaram. E para isto eu defini a primeira data para o dia atual:
    Entre Data()-1 E Data()-DiaSem(Data();0)+6

    Se colocar apenas "Data()" a consulta ignora o dia atual, então coloquei na frente -1 para incluir o dia atual.
    Com este critério a consulta me devolve os aniversariantes do dia atual até sexta-feira. Dessa forma, caso seja sexta, exibirá apenas os aniversariantes do dia.



    Está correto estas alterações?
    Anexos
    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo AttachmentAniversariantes_IV_MOD_CRIT.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (35 Kb) Baixado 47 vez(es)


    Última edição por Marcos Minoru em 21/9/2014, 12:32, editado 1 vez(es)
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Marcos Minoru 18/9/2014, 00:32

    Bom acredito que esteja certo. Criei uma outra maneira de mostrar os aniversariantes, modificando o exemplo do JPaulo da seguinte forma:

    - Corrigi o resultado que antes aparecia de segunda a quinta para do dia atual até domingo da semana atual
    - Adicionei um campo que exibe a data do aniversário (altera o ano da data de nascimento para ano atual)
    - Adicionei um campo que exibe o dia da semana que cai o aniversário
        Obs: o primeiro utilizei a formatação "dddd". Porém eu queria que a primeira letra começasse em maiúscula. Pesquisei como fazer isto, vi um tutorial ensinando a alterar mudando na opção do Access:
        [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo 2077wae



    Só que mesmo com a opção marcada permaneceu tudo minúscula. Então para corrigir utilizei na fonte de registro a função StrConv. A coluna Dia da Semana por extenso ("dddd") na realidade ficaria oculta...

    Acredito que dê para ter o mesmo resultado simplificando isso tudo que fiz...haha
    Anexos
    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo AttachmentAniversariante da semana.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (37 Kb) Baixado 44 vez(es)
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  toyebom 18/9/2014, 00:37

    Homem, se estas a fazer tudo sozinho, qual é a final a tua duvida?? lol! lol! lol!


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Marcos Minoru 18/9/2014, 00:47

    A minha dúvida vem da seguinte questão: será que realmente o JPaulo errou no critério com toda sua experiência?? Ou eu quem estou utilizando errado?


    Meu conhecimento em Access é básico. Fazia um tempo que não pegava ele para desenvolver e nunca fui muito bom com expressões. Vi nisso a oportunidade de dar uma estudada...rs!
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Marcos Minoru 18/9/2014, 00:52

    Tem certas coisas que a gente acaba fazendo na raça de uma forma muito mais difícil, pela falta de conhecimento. Quando na realidade, algumas linhas já bastavam e tornaria o projeto bem mais limpo...
    Criei esse tópico para alguém que entende dizer se está correto e também ficar aqui de exemplo pra galera. Parece uma lista boba que trás os aniversariantes apenas, mas as formatações e tal podem ser usadas em várias outras situações.
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  toyebom 18/9/2014, 01:00

    Ok não estudei a bd do JPaulo mas parece-me que o teu código está correto. O melhor é falares mesmo com o autor.


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Marcos Minoru 18/9/2014, 01:05

    O anexo é o exemplo do próprio modificado.
    Só que o critério utilizado por ele, aqui pelo menos não funcionou:
    Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+5

    Esse critério ele dizia retornar os aniversariantes de segunda a sexta. Só que desta forma retornava até quinta...


    É que os caras aqui do fórum são tão feras, que mesmo eles errando. Eu ainda acho que o errado sou eu!...haha lol!
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  toyebom 18/9/2014, 01:54

    Não fasso comentários.


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  JPaulo 19/9/2014, 14:43

    Para seu teste, introduzi na tabela as datas de 14-Setembro a 21 de Setembro, ou seja 8 dias de Domingo a Domingo;

    Verifique que a consulta devolve Segunda a Sexta, sem alterar o criterio inicial (Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+5)

    E o registo já passado dia 12-Setembro não vai aparecer;
    Anexos
    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo AttachmentAniversariantes_VI.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (22 Kb) Baixado 104 vez(es)


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Marcos Minoru 19/9/2014, 23:16

    JPaulo, abri novamente este último anexo. E hoje, dia 19/09/2014 sexta, deveria me retornar os aniversariantes de segunda (15/09/2014) a sexta (19/09/2014)
    E com esse critério está filtrando de segunda a quinta. Olhe:

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Znjy9d


    Tem certeza que ai está aparecendo até sexta?
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  JPaulo 20/9/2014, 09:45

    Aqui funciona redondo.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Assis
    Assis
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4772
    Registrado : 06/11/2009

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Assis 20/9/2014, 12:39

    Altere o criterio para,
    Entre Data()-DiaSemana(Data())+1 E Data()-DiaSemana(Data();0)+6

    e já dá o dia 19


    .................................................................................
    *** Só sei que nada sei ***
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Marcos Minoru 20/9/2014, 13:06

    Assis, foi exatamente esta alteração que fiz para exibir de segunda a sexta...

    Porque como havia dito, o exemplo do JPaulo com Entre Data()-DiaSemana(Data())+1 E Data()-DiaSemana(Data();0)+5 mostra até quinta.
    No teu pc, utilizando este critério também retorna de segunda a quinta?
    avatar
    yone2007
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1
    Registrado : 23/11/2011

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Mais uma duvida sobre isto

    Mensagem  yone2007 19/10/2016, 17:08

    Pessoal, sou novo no pedaço, mas gostaria de ajuda.
    A consulta deu certo para mim, mas eu queria que ao chamar o banco de dados, o Access verificasse automaticamente se os critérios desta consulta se encaixam na semana que estou e então me avise "você tem aniversariantes nesta semana"
    é possivel fazer isto?

    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo 334koie

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo Empty Re: [Resolvido]Problema no critério: exemplo alerta de aniversariante na semana do JPaulo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 01:32