MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Diferença de datas em uma consulta - onde está o erro??

Compartilhe
    Henrique Rodrigues
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Henrique Rodrigues em Sex 01 Jul 2016, 22:33

IdadeAtual: DifData("yyyy";[CltNascData];Agora())+(Format([CltDataNasc];"yy-mm")>Format(Data();"yy-mm))

Quero retorne o resultado em yy-mm

Outra linha:

Idade do Exame: DifData("yyyy";[CltNascData];[DataExame])+Format([CltNascData];"mmdd")>Format([DataExame];"mmdd"))
    xoxe
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Re: Diferença de datas em uma consulta - onde está o erro??

Mensagem  xoxe em Sab 02 Jul 2016, 01:00

Henrique Rodrigues escreveu:IdadeAtual: DifData("yyyy";[CltNascData];Agora())+(Format([CltDataNasc];"yy-mm")>Format(Data();"yy-mm))

Quero retorne o resultado em yy-mm

Outra linha:

Idade do Exame: DifData("yyyy";[CltNascData];[DataExame])+Format([CltNascData];"mmdd")>Format([DataExame];"mmdd"))

Nesta linha faltou a ultima aspas
    IdadeAtual: DifData("yyyy";[CltNascData];Agora())+(Format([CltDataNasc];"yy-mm")>Format(Data();"yy-mm"))

e na outra linha a "/" (separador de data)

Idade do Exame: DifData("yyyy";[CltNascData];[DataExame])+Format([CltNascData];"mm/dd")>Format([DataExame];"mm/dd"))

.................................................................................

"Não podemos solucionar problemas usando a mesma forma de raciocínio que usamos quando os criamos." - Albert Einstein

Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
    Não esqueça de clicar no Joinha [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    Henrique Rodrigues
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Henrique Rodrigues em Seg 04 Jul 2016, 15:31

Bom dia!!!
    Você respondeu:

1 - Nesta primeira linha:

Nesta linha faltou a ultima aspas
    IdadeAtual: DifData("yyyy";[CltNascData];Agora())+(Format([CltDataNasc];"yy-mm")>Format(Data();"yy-mm"))

O resultado esta vindo somente em anos e não em anos-meses (yy-mm) como eu desejo!!!!

2 - Na segunda linha:

Idade do Exame: DifData("yyyy";[CltNascData];[DataExame])+Format([CltNascData];"yy/mm")>Format([DataExame];"yy/mm"))

Está vindo um aviso que tenho excesso de parenteses e o prompt cai no ultimo parentese da linha, se eu o tiro também dá erro!!! Não consigo achar onde tem excesso de parenteses, já li a linha varias vezes!!! Se eu tiro o ultimo parenteses Há um ERRO DE SINTAXE "operador faltando na expressão"!!!

3 - Para que o resultado seja exibido na forma yy-mm é desta forma que seria o correto de escrever? qual a diferença entre yy-mm e yy/mm ? Seria só a formato da resposta

4 - Na consulta, ao executa-la o CAMPO CltNascData foi extraído da TABELA onde estão os dados, mas ao executar a consulta, a mesma solicita que eu entre com o valor do campo CltNascData!!! É correto isto?? Pois ao construir a consulta o campo foi "integrado" usando-se os dados da TABELA!!

5 - Outra duvida, na diferença de DATAS tem a necessidade do campo "MAIOR" que seria Agora() vir antes que CltNascData que seria o "MENOR"??? como abaixo:

IdadeAtual: DifData("yyyy";Agora();[CltNascData])+Format(Agora();"yy-mm")>(Format([CltDataNasc];"yy-mm"))

Que também está dando erro!!!!

Obrigado mai uma vez pela atenção!!!
    good guy
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  good guy em Seg 04 Jul 2016, 20:03

Olá Henrique,

Está meio complicado entender o que vc quer sem ver o bd. Por favor, poste o arquivo.
    Avelino Sampaio
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Avelino Sampaio em Seg 04 Jul 2016, 21:27

Henrique

adapte a função deste meu artigo:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Sucesso!
    Henrique Rodrigues
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Henrique Rodrigues em Seg 04 Jul 2016, 22:49

Prezados Srs.,
    Embora tenha lido que o valor de diferença de datas deva ser feito somente no FRM, para que não ocupe espaço no banco de dados, ainda assim desejo eu efetuar o cálculo dos campos em uma consulta (onde todos os dados da TABELA lá estão), e na CONSULTA inserir
    vários campos de cálculo de idades (digo na consulta porque vou utiliza-la para montar, por exemplo, um gráfico de distribuição de idades, enfim desejo manipular os dados, daí não fazer o calculo no FRM)
    Bem... não sou entendido em programação VBA e embora estudando vários artigos inclusive o arquivo IdadeCompletaAlcides.zip adaptei-o a DUAS variáveis e o mesmo funcionou!!!!
    Não exatamente o resultado está com desejo.... mas funcionou.

Como tenho várias datas (banco em anexo) fica a primeira pergunta:

1. Tenho que repetir o processo todo para cada data da tabela na query ou é possivel estabelecer as variáveis no início do MODULO e utilizar o mesmo para toda a CONSULTA?

2. Desejo ter o resultado idade em YY-MM ou YY/MM, não sei qual linha eliminar do modulo do Avelino (editar)  para que o resultado nao seja por extenso como na query do meu anexo (fui claro?)

3. Como não sou programador e modo mais facil para mim e na CONSULTA  criar um campo "IDADE" e submete-lo a uma regra, dai a minha pergunta no forum:

A. IdadeAtual: DifData("yyyy";[CltNascData];Agora())+(Format([CltDataNasc];"yy-mm")>Format(Data();"yy-mm"))

MAS O resultado esta vindo somente EM ANOS e não em anos-meses (YY-MM) como eu desejo!!!!

B - Na segunda linha:

Idade do Exame: DifData("yyyy";[CltNascData];[DataExame])+Format([CltNascData];"yy/mm")>Format([DataExame];"yy/mm"))

Está vindo um aviso que tenho excesso de parenteses e o prompt cai no ultimo parentese da linha,
    se eu o tiro também dá erro!!! Não consigo achar onde tem excesso de parenteses, já li a linha varias vezes!!!
    Se eu tiro o ultimo parenteses Há um ERRO DE SINTAXE "operador faltando na expressão"!!!

Tentei incluir o banco de dados, favor confirmar se ele foi!!! Obrigado
    xoxe
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  xoxe em Ter 05 Jul 2016, 00:12

Não tem nada anexado, após anexar vc pode confirmar se o upload foi com exito

.................................................................................

"Não podemos solucionar problemas usando a mesma forma de raciocínio que usamos quando os criamos." - Albert Einstein

Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
    Não esqueça de clicar no Joinha [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    Henrique Rodrigues
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

O upload do aquivo não ocorre!!!! Toda vez que tento mandar!!!

Mensagem  Henrique Rodrigues em Ter 05 Jul 2016, 00:44

Clico em escolher arquivo
    Escolho
    Aparece o nome do arquivo ao lada da caixa "Escolher Arquivo" no caso IdadeCompletaHenrique.rar
    Clico em ENVIAR
    Ai aparece a MSG : Os seguintes erros foram encontrados
    O arquivo adicionado não é valido: nome do arquivo incorreto.
    Tem como ajudar-me??
    Obrigado
    xoxe
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  xoxe em Ter 05 Jul 2016, 00:53

.rar o forum não aceita, somente esses

( 3g2, 3gp, bmp, doc, docm, docx, gif, jpg, m4a, m4v, mov, mp3, mp4, mpg, pdf, png, pps, ppt, pptm, pptx, swf, tif, txt, wma, wmv, xls, xlsb, xlsm, xlsx, zip )

Henrique Rodrigues
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Acho que agora vai o arquivo!!!!

Mensagem  Henrique Rodrigues em Ter 05 Jul 2016, 03:11

Tentando enviar o arquivo!!!
    Obrigado pela ajuda!!!
    Anexos
    IdadeCompletaHenrique.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (20 Kb) Baixado 3 vez(es)
    Avelino Sampaio
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Avelino Sampaio em Ter 05 Jul 2016, 09:53

Olá!

veja se atende :

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Aguardamos
    Henrique Rodrigues
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Henrique Rodrigues em Ter 05 Jul 2016, 15:48

Bom dia!!!
    Interessante!!
    Fica a questão: No MODULO tenho que repetir o MESMO CÓDIGO adaptado a cada variável?

Como tenho várias datas (banco em anexo) fica a primeira pergunta:
    1. Tenho que repetir o processo todo para cada data da tabela na query ou é possível estabelecer as variáveis no início do MODULO e utilizar o mesmo para toda a CONSULTA?

Caso tenha que repetir posso faze-lo no MESMO MODULO? Ou tenho que usar módulos diferentes?
    Se for no mesmo modulo me dê UMA DICA de como introduzir mais uma variável da minha tabela e aí vou tentar faze-lo e depois te conto!!!
    Abcs, e OBRIGADO pela aula!!

E.T.: tentei fazer o calculo da idade atual usando Idade Atual: fncIdadeCompleta(Nz([CltNascData];0);Nz([Data()];0))
    Ao executar ele me pede para inserir a Data:, suponho devido ao fato de ela não ter sido definida no inicio do MÓDULO!!! Correto?
    O mesmo fato vai ocorrer quando eu inserir as demais variáveis ou na Query ou no modulo!!! Correto???

Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 21:18