MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Erro de bloqueio em campos multivalor

    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 30/1/2017, 11:55

    Boas amigos

    Peço desde já desculpa se estou a publicar no local errado, mas ja andei a pesquisar e não encontrei nada relacionado.

    Preciso bastante de ajuda porque desenvolvi uma base de dados com estrutura BE/FE e estou com um erro num formulário numa base de dados muito extensa e em campo multivalor.

    Anexo foto para verem o formulário e o erro em causa.

    O erro ocorre quando dois ou mais utilizadores tentam efectuar novos registos.


    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 30/1/2017, 12:51

    Bom dia,

    A foto não foi anexada. Aguardamos.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 30/1/2017, 21:35

    Peço desculpa... como estava no trabalho o proxy bloqueou o upload.

    Ja tinha aberto junto da Microsoft esta mesma questão mas até agora nada que me ajude realmente a solucionar a questão.

    https://answers.microsoft.com/en-us/msoffice/forum/msoffice_access-mso_other/cant-update-record-locked-error-in-mvf/3e1a7243-f5aa-43f1-a0c4-8d2a8470f261
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 31/1/2017, 11:10

    Bom dia,

    Seria possível postar uma foto numa resolução melhor? Não consegui ler o que está escrito na mensagem. Ou então pode postar a mensagem direto aqui.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 31/1/2017, 11:21

    Bom dia

    Obrigado pela resposta.

    A mensagem de erro diz: "Não foi possivel ler o registo, actualmente bloqueado por outro utilizador".

    Esta mensagem não corresponde bem ao real porque o erro surge ao criar novo registo e não em registos ja existentes.

    Todas as fotos podem ser vistas com boa qualidade em:
    https://answers.microsoft.com/en-us/msoffice/forum/msoffice_access-mso_other/cant-update-record-locked-error-in-mvf/3e1a7243-f5aa-43f1-a0c4-8d2a8470f261
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor Responder

    Mensagem  CassioFabre 31/1/2017, 11:57

    Bom dia,

    Suponho que as opções da combo estejam cadastradas em uma tabela no BE. Tendo isso em vista, quando um usuário entra em um formulário acoplado em uma tabela, ele bloqueia a utilização deste formulário para outros usuários. É como se duas pessoas tentassem fazer alteração no mesmo registro ao mesmo tempo, mesmo sendo novos registros, a tabela fica bloqueada pelo usuário que entrou primeiro. E isso é absolutamente normal.

    Eu tenho um sistema funcionando igual ao seu, com BE na rede e FE nas estações e já me deparei exatamente com este problema. A solução que cheguei foi: TODAS as tabelas que os usuários precisam em tempo de execução devem ficar no front-end. Tabelas temporárias, tabelas de opções, etc. No back-end deixo apenas tabelas que armazenam dados permanentes. Caso eu precise desses dados, apenas os pesquiso via recordset, ou em ultimo caso, movo-os para uma tabela temporária do front-end e, feitas as devidas alterações, movo-os devolta ao back-end. Isso é até uma forma de prevenir que o usuário salve dados errados se desistir de alterar algum registro.

    Tente colocar essa tabela no front-end.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 31/1/2017, 12:36

    Olá uma vez e muito obrigado pela rápida resposta e a boa dica.

    Ainda assim não creio que vá solucionar uma vez que os dados daquele campo não vem de outra tabela mas sim de lista digitada para esse mesmo campo e definido como multivalor.

    O curioso é que em outra versão da mesma aplicação, bem mais complexa, onde os dados veem de facto de outra tabela e em combo box sequenciais dá o mesmo erro desde que duas pessoas abram o mesmo campo ao mesmo tempo.

    Já perdi conta às horas que ando de volta disto... a microsoft, tal como podem ver no link que enviei, admite ser um bug do access mas como não há muitas reclamações desta questão não tem prioridade na resolução...

    Ainda assim eu acredito que deverá haver uma forma de a contornar sem ser preciso alterar toda a estrutura... imaginem, neste momento tenho na tabela principal quase 20 000 registos e tudo funciona bem mesmo esta questão...

    Mal chegue em casa coloco aqui as imagens do erro e da estrutura da tabela.

    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 31/1/2017, 14:46

    Boa tarde,

    Vi que no titulo da mensagem de erro esta "Desloca SS", diferente do título do formulário. Isso é uma função? Se sim, pode postar o código, talvez o problema esteja ai.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 31/1/2017, 15:19

    Boas tardes e obrigado pela resposta

    Desloca SS é apenas o titulo do ficheiro, nada mais que isso...
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 31/1/2017, 17:55

    Boa tarde,

    Para ficar mais fácil, poste a parte do bd para podermos analisar.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 31/1/2017, 19:15

    Obrigado uma vez mais.

    Aqui segue a foto da estrutura da bd, é isso?
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 31/1/2017, 19:17

    Boa tarde,

    Não amigo. Poste os objetos relacionados, ou seja, exporte o formulario que está dando problema, e os objetos relacionados a ele que o fazem funcionar corretamente, para um novo bd access e poste esse bd aqui. Aí poderemos mexer de fato no programa e ver o que está acontecendo.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 31/1/2017, 19:20

    Ok.
    uma vez que ja estou em casa, só o poderei fazer amanha no trabalho, agora a bd total já vai em quase 600Mb pelo que não sei se mesmo sem dados não irá ser muito grande para colocar aqui... vou ver o que consigo fazer.

    Pretende o FE e o BE tambem?
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor Responder

    Mensagem  CassioFabre 1/2/2017, 09:29

    Bom dia,

    Não é necessário enviar TODO o bd. Precisamos apenas dos objetos relacionados. Por exemplo, vamos supor que o problema esteja no formulário "cadastro" e nele tem um sub formulário "produtos", os dados do formulário cadastro vão para a tabela tblCadastro e do subformulário vão para a tblProdutos. Então a gente só precisa dos objetos frmCadastro, subfrmProdutos, tblCadastro e tblProdutos. Todo o resto não é necessário.

    Não precisa mandar FE e BE, mova as tabelas do BE para o banco de dados novo que voce vai criar, ai não precisa dividir.

    Quanto aos dados, pode deixar apenas alguns de exemplo. Serem reais ou não, não é importante.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 1/2/2017, 21:20

    Boas noites

    Segue o link dropbox com a bd completa...

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/8904106/Desloca.zip
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 2/2/2017, 09:51

    Bom dia.

    Estive olhando seu db. Aqui também deu o erro. A ajuda do Access diz o seguinte:

    Não foi possível atualizar; atualmente bloqueado. (Erro 3218)

    Você tentou atualizar dados localizados em uma página que está bloqueada no momento.

    Possíveis causas:


    Você tentou salvar uma consulta que está sendo usada por outra pessoa. Para salvar sua consulta, aguarde até o outro usuário terminar ou digite um nome diferente e repita a operação.
    Você tentou usar o método Edit em uma página de dados que contém um registro já aberto ou bloqueado.


    A causa por trás do erro é bem clara. Você está utilizando formulários acoplados às tabelas e todas as suas tabelas estão no backend, ou seja, quando um usuário abre a tela de "registro_ss" os registros ficam travados por aquele usuário. Isso é um sistema de segurança do próprio Access para evitar inconsistência nos dados. Imagine numa base com n utilizadores se todos resolverem editar o mesmo registro ao mesmo tempo... a chance de dar problema é altíssima.

    Como falei nas respostas aí pra cima, já me deparei com esse problema. A solução que me veio à mente e que está completamente funcional é justamente colocar no backend apenas as tabelas que guardam os dados e utilizar formulários desacoplados. Tente fazer um teste dessa forma e veja o retorno.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 2/2/2017, 10:26

    Bom dia e muito muito muito obrigado pela resposta e pela ajuda.

    Neste caso, como as opções do combobox não estão em nenhuma tabela, mas são sim opções escritas em listas especificamente para aquela combo, como posso desanexar isso do backend.

    Para alem disso a tabela onde esses dados irão ser gravado é só a maior tabela de toda a bd... está neste momento com quase 600 mb, para além de ser a tabela central de toda a aplicação.

    Uma outra questão que refere é a edição de registos... não é de todo o caso porque isto acontece ao efectuar novos registos e não na edição de registos já efectuados.

    Apenas mais uma questão, como faço para desacoplar um form de uma tabela... a gravação de dados terá de ser por VB, é isso? E será necessário redesenhar todo o form?

    Desde já um enorme obrigado e bem haja por toda a ajuda que me estão a dar.

    Uma vez que aqui nos Açores hoje é dia de amigos, aproveito para deixar um abraço amigo a todos.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 2/2/2017, 11:39

    Bom dia,

    - Nesse caso, diferente do que eu havia dito anteriormente, o problema não está especificamente na combo, mas sim no cadastro do registro em si. Como você sabe, em formulários acoplados, a partir do momento que você faz qualquer alteração em qualquer campo do formulário, automaticamente o access cria um registro na tabela. Tanto é que se tiver um campo de numeração automática, voce ficará com um buraco no na tabela se cancelar a adição. O Access não deixa dois usuários adicionarem registros ao mesmo tempo, por isso o problema acontece apenas em adição de registros e não em edições.

    -Se as opções são desenhadas diretamente para a caixa de listagem, então voce não precisa fazer nada pois elas já estão no seu FE.

    - A quantidade de registros na tabela não interfere em nada. Não haverão quaisquer perdas de dados com o desacoplamento.

    - Para desacoplar um form de uma tabela você tem que limpar a propriedade "Origem do Formulário" do próprio form. Atualmente deve estar como o nome da tabela.

    - O problema infinitamente maior é justamente este: tudo deverá ser feito via VBA. Voce não precisa redesenhar nada do formulário, porem toda gravação, tratamento, recuperação de registros da tabela, enfim, TUDO deverá ser feito via VBA. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Aliás, eu só faço formulários dessa forma, eu tenho completo controle de tudo que vai acontecer, em que momento e de que forma. Acho que é realmente o interessante de programar.

    Em tempo, feliz dia do amigo!

    Abraço.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  Noobezinho 2/2/2017, 18:27

    Olá amigos

    Um pitaco Razz

    Entendi que o problema do Cesar é justamente no momento de Salvar. certo?

    Bem, se for isso, vou explicar o que ocorre e como resolver isso.

    Imaginem 2 usuários:

    O primeiro inicia a gravação de um novo registro de cliente

    O access vai na tabela e pega o último código da tabela e soma mais 1, por exemplo:

    ultimo número +1 =  10 + 1 =11

    então ele atribui esse novo código a esse novo registro,  e o primeiro usuario  inicia a digitação

    dos dados no formulário.

    Nesse ínterim, o segundo usuário inicia um novo registro também dessa tabela e o Access dele

    vai na tabela e pega o ultimo número e acrescenta o 1.

    Qual numero ele pegará? Ai que está o problema.

    Porque ele irá pegar o numero 11 também, pois o primeiro usuário ainda está digitando os dados no

    formulário dele e não salvou o registro ainda.

    Conclusão de ópera, aquele que salvar por primeiro não vai dar erro , mas no segundo vai porque o código vai estar

    duplicado, certo?

    O que fazer?

    Simples!

    Na primeira caixa de texto do formulário, na propriedade Ao Entrar, coloque:

    Docmd.RunCommand acCmdSaveRecord

    Com isso, irá salvar esse registro na tabela, liberando a tabela para outros usuários cadastrar.

    A partir dai, o formulário estará no modo edição. não influenciado os outros cadastramentos.

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 2/2/2017, 19:09

    Boa tarde,

    Excelente Noobezinho. Nem passou pela minha cabeça o uso do SaveRecord. Isso que dá usar só forms desacoplados Very Happy

    Acredito que isso resolverá o problema.

    Abraço.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  Noobezinho 2/2/2017, 19:19

    É eu sei como é isso.

    Eu só fui aprender a mexer em forms desacoplados quando precisei passar

    a base de dados para mySql.

    Como é muito pouco esse tipo de serviços, a gente acaba esquecendo muito coisa.

    E veja como a gente nunca sabe tudo de tudo, ou seja, quase nada! Razz

    Olhando o formulario do aplicativo do nosso amigo Cesar, vi a combobox dele.

    Rapaz! Primeira vez, depois de 20 anos que vejo aqueles botões no final da listagem da combo!

    Tentei descobrir como é aquela bruxaria e ainda não descobri, Laughing Laughing

    [ ]'s






    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 3/2/2017, 10:34

    Bom dia

    Uma vez mais um enorme obrigado pelas Vossas preciosas e importantes dicas e ajuda disponibilizada.

    Noobezinho, o problema surja não ao gravar... o problema surge ao seleccionar itens do campo multivalor e quando se clica no botão ok... mesmo sem gravar obtenho logo a mensagem de erro.

    CassioFabre, de facto vou tentar desacoplar o form da tabela e pelo menos efectuar a gravação de dados via VB ao clicar em botão... veremos se assim resolve... era um enorme alivio. Muito obrigado pela ajuda.

    A verdade é que depois de contactar a própria Microsoft eles admitiram tratar-se de um bug do Office 2007 e que era para ter sido corrigido no 2016 e acabou por não ser. O que me dizem agora é que por ser uma questão que provoque muitas reclamações não tem prioridade de resolução, pelo que haverá que inventar um caminho alterntivo por forma a contornar o mesmo bug.

    Vou testar as dicas sugeridas e voltarei para dizer se resultou... ou não.

    Um enorme abraço a todos e uma vez mais um grande obrigado pela ajuda.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 3/2/2017, 10:50

    Bom dia,

    Eu também estou muito interessado em saber como foi feita aquela combo.

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 3/2/2017, 10:54

    Noobezinho e Cassio, a questão do botão na combo... nem eu sei.

    So escolhi o campo na vista de estrutura da tabela como sendo multivalor e digitei a lista das opções... o Access fez o resto... já agora, esta cena de campos multivalor tem muito que se lhe diga... é que este form é apenas um de toda a aplicação que trabalha desta forma.

    Tudo ficaria bem e pacífico se apenas um utilizador usasse o form ao mesmo tempo... agora a realidade aqui é bem diferente.

    Esta aplicação corre em três "cidades" diferentes aqui na ilha... e está em cerca de 30 computadores, mais coisa menos coisa. A versão dos dois edificios que não são a sede tiveram de ser encolhidas porque ficavam super lentas na versão completa.

    Isto quer dizer que podemos ter cerca 20 pessoas a trabalhar ao mesmo tempo e umas 5 ou 6 a utilizarem o mesmo form simultaneamente...

    Se soubesse deste bug no inicio teria desenvolvido a aplicação de forma bem diferente, mas o problema so se manifestou quando ja estava tudo feito e a funcionar... agora haverá que contornar a questão.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 3/2/2017, 12:05

    Bom dia,

    Acredito também que a questão do noobezinho pode dar certo. Ao inserir novo registro, voce ja salve o registro atual com o comendo DoCmd.RunCommand acSaveRecord e depois vai estar como se estivesse "editando" o registro. Entendeu?

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 3/2/2017, 12:54

    Ainda não tive empo de tentar.

    Pode até dar certo, mas teremos de alterar as propriedades dos campos obrigatórios, ou então desacoplar e gravar tudo por VBA...

    Na segunda já testo e veremos como fica.

    O combo box, ja viram como se faz?

    Uma vez mais obrigado.

    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  Noobezinho 4/2/2017, 00:46

    Cesar

    Ainda não tive tempo, pois meu computador, "deu pau", ou seja, tive que formatar.

    Agora estou reinstalando os programas que uso.

    Como uso o Chrome Portable, estou conseguindo acessar o fórum.

    Ainda não instalei o Office.

    Não irá precisar mudar nada no teu formulário a não ser a primeira caixa de texto.

    E coloque o comando salvar na propriedade Ao sair da primeira caixa de texto e não no evento AoEntrar, pois

    não haverá dado nesse momento para poder gravar o registo.

    Entenda que a rotina que fez para verificar se as caixa de textos tem dados antes de Salvar/guardar o registo, não será

    acionada quando mudar da primeira caixa de texto para a segunda, somente irá executar o comando para salvar o registo

    silenciosamente, o usuário nem irá perceber.

    [ ]'s





    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  Noobezinho 5/2/2017, 09:36

    Olá Cesar

    Conseguiu resolver?

    A propósito, descobri a "bruxaria" da combobox.

    A combo muda de forma quando a criamos na tabela e escolhemos

    a propriedade Permitir múltiplos valores.

    Não conhecia essa propriedade e muito menos o comportamento da combobox.

    Somente usei essa propriedade em caixa de listagem.

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 5/2/2017, 19:55

    Oi Noobezinho

    Ainda não consegui testar.
    Só amanhã no trabalho vou tentar aplicar as Vossas dicas.

    Mal teste volto aqui para dar o feedback.

    Abraço
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  CassioFabre 7/2/2017, 15:31

    Boa tarde,

    Então, noobezinho, neste caso a combo só se comportaria desta forma se o formulário fosse acoplado à tabela?

    Abraço.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 7/2/2017, 16:25

    Boas meus amigos

    Testei o codigo de gravação ao sair da primeira caixa de texto e obtive um erro:

    "Não é possivel compactar a base de dados aberta executando uma macro ou codigo do Visual BAsic"
    "Em vez de utilizar uma macro ou código clique no separador ficheiro e clique em compactar e reparar base de dados"

    Tentei colocar um on error resume next mas continua a dar o mesmo erro.

    É curioso porque parece que esta a tentar forçar a sair da aplicação, embora o código colocado foi apenas o que me disseram.

    Testei tambem em outro form da outra versão do desloca mais complexa mas foi igual...

    Quando chegar em casa envio foto para verem o erro.
    avatar
    cbraia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 27
    Registrado : 12/07/2010

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  cbraia 31/3/2017, 12:12

    Pessoal.....

    Desde já obrigado uma vez mais

    Alguém conseguiu resolver esta questão....

    Já testei tudo o que me indicaram e nada pareceu resolver....

    Tou mesmo sem saber o que mais fazer e o problema adensa-se porque ja tenho reclamações de colegas que não estão a conseguir efectuar registos.
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  Noobezinho 31/3/2017, 16:59

    Cassio

    Desculpe não responder, somente hoje vi tua mensagem no fórum, pois não recebi e-mail de aviso. Shocked

    Quanto a tua pergunta sobre a combobox, creio que sim,não fui mais a fundo nisso.

    Cesar

    Poderia anexar novamente teu aplicativo (parte dele) para a gente estudar?

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.

    Conteúdo patrocinado


    Erro de bloqueio em campos multivalor Empty Re: Erro de bloqueio em campos multivalor

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 04:45