MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]vincular tabelas automaticamente para não dizer o caminho do arquivo de dados Accdb (Back End) vba

Compartilhe

LilyKanin
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]vincular tabelas automaticamente para não dizer o caminho do arquivo de dados Accdb (Back End) vba

Mensagem  LilyKanin em Qua 25 Out 2017, 13:15

Eu desenvolvi um access 2016 de cadastro e consulta de uma escola, porém estou na etapa de separar o Accdb (Back End) e Accdr(Front End), eu consegui realizar a separação, porém me informaram que existe um código que busca o arquivo Accdb (Back End), pois a separação que fiz o código ficou gravado o local que esta o arquivo, e caso o usuário mude de local o arquivo ele consiga executar o programa.
    preciso de um código VBA para localizar o arquivo de Accdb (Back End), dentro do arquivo Accdr(Front End).

Muito obrigada. Surprised

Última edição por LilyKanin em Qua 25 Out 2017, 13:34, editado 1 vez(es)
    CassioFabre
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]vincular tabelas automaticamente para não dizer o caminho do arquivo de dados Accdb (Back End) vba

Mensagem  CassioFabre em Qua 25 Out 2017, 13:32

Bom dia,

Veja este excelente tutorial do Avelino. Acredito que se não todos, a maioria usa esse modelo nos seus sistemas (eu também).

usandoaccess.com.br/tutoriais/vinculando-tabelas-com-barra-de-progresso.asp?id=1      (copiar e colar no navegador)

Abraço.

.................................................................................
    Só não tem código pra morte!

LilyKanin
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]vincular tabelas automaticamente para não dizer o caminho do arquivo de dados Accdb (Back End) vba

Mensagem  LilyKanin em Qua 25 Out 2017, 14:10

Muito obrigada, achei super interessante, porém não me atende no que eu preciso, o modelo que me falaram para fazer seria por código VBA mesmo, que ate o site comenta, queria saber se poderia me ajudar com essa parte, como posso gerenciar a vinculação de tabelas do Accdr(Front End) para o Accdb (Back End) por código VBA, no site consta um erro comum que o arquivo back end mudar de local, porém como posso fazer isso automaticamente, o código vai fazer uma busca pelo nome do arquivo na rede ou no PC automaticamente, sem o usuário precisar inserir o novo caminho?
    OBS sou nova programando em VBA.
    Obrigada Smile
    CassioFabre
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  CassioFabre em Qua 25 Out 2017, 15:55

Bom dia,

Olha, acredito que a maneira como está querendo implementar isso seja extremamente desvantajosa. Fazer uma varredura completa em todo o HD em busca do beckend pode se tornar uma tarefa ingrata. Pense em duas situações, apenas de exemplo:

- HD de 1Tb (extremamente comum). Pense na possibilidade de o seu backend ser o último arquivo encontrado. Imagina o tempo que isso demandaria. Imagina o tempo de produção que voce perderia com todo esse processo.

- Backend num servidor na rede ou num HD que não seja o primário (C:). Pense que seu usuário não quer o backend localmente, imagina varrer os N HDs que ele pode ter na máquina. Imagina Varrer o n servidores aos quais ele pode estar conectado...

Eu sei que a ideia de automatizar tudo é muito chamativa, a ideia de não deixar o usuário fazer alguma bobagem é ótima... mas as vezes os custos não compensam. Meu conselho é que voce faça como o tutorial do Avelino. Vai te atender muito bem.

Abraço.

.................................................................................

LilyKanin
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  LilyKanin em Qua 25 Out 2017, 16:19

Muito obrigada pela sugestão.

vou verificar se posso fazer desta maneira, pois também imaginei que não seria a melhor maneira, porém eu queria o código para mostrar e provar para o meu supervisor que esta não é a melhor maneira de fazer isto.

Mais muito obrigada pela atenção Smile
    CassioFabre
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  CassioFabre em Qua 25 Out 2017, 17:03

Bom, Se é um código que deseja, de uma olhada neste link (copiar e colar no navegador) devmedia.com.br/localizando-e-consultando-arquivos-com-o-filesystemobject/15601

Talvez encontre relativamente rapido o bd. Mas voce, como programadora, tem que considerar a maioria (senão todas) as possibilidades possíveis. As excessões não da pra prever.

Abraço.

LilyKanin
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  LilyKanin em Qua 25 Out 2017, 17:13

muito obrigada pelas dicas, e pelo link.

me ajudou bastante Smile
    CassioFabre
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  CassioFabre em Qui 26 Out 2017, 16:50

Boa tarde,

Ficamos felizes. Não esqueça de marcar o tópico como resolvido, caso a dúvida tenha sido sanada

Abraço.

LilyKanin
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  LilyKanin em Qui 26 Out 2017, 17:32

Muito obrigada a todos pela ajuda!! Surprised

João afonso
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  João afonso em Sab 28 Out 2017, 17:18

Boa tarde LilyKanin,

Este código peguei na web, ele faz dois vínculos, automático procurando pela rede ou pc se for o caso local ou manualmente informando o local do banco.

Adaptei ele pra minha necessidade e deu certo.

Espero que lhe ajude
    Anexos
    Re-Vincula.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (174 Kb) Baixado 10 vez(es)

Data/hora atual: Sab 18 Nov 2017, 08:14