MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    avatar
    jfernando
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 22/06/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  jfernando 24/6/2018, 12:17

    Bom dia pessoal. Estou com um problema na criação de uma consulta no Access 2003. Possuo uma tabela com todos os produtos cadastrados e uma outra com os pedidos e apenas os produtos específicos do pedido. A condição seria mostrar em uma caixa de combinação de um formulário, somente os produtos referentes ao pedido (caso selecionado) em um formulário principal, ou exibir todos os produtos, caso não selecionado nenhum pedido. Meu problema é que ao não selecionar nenhum pedido, o resultado é apenas dos produtos que constam nas duas tabelas (não está sendo exibido os produtos que constam apenas na tabela produtos e não constam na tabela pedidos). Já tentei o seguinte critério: Como [Formulários]![Entprod]![Entprod1].[Form]![pedido] Ou (Como "*" & [Formulários]![Entprod]![Entprod1].[Form]![pedido] & "*" Ou "ÉNegado Nulo"). Agradeço antecipadamente pelas contribuições.
    Obs: Havia me esquecido de citar que na consulta, criei associação para as duas tabelas, com o critério de associação para exibir todos os registros da tabela "produtos" e "somente os registros de pedidos quando os campos forem iguais".
    avatar
    jfernando
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 22/06/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Alguem pode me socorrer?

    Mensagem  jfernando 24/6/2018, 19:25

    Crying or Very sad Alguem pode me ajudar por favor?
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1396
    Registrado : 07/12/2011

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  tauron 24/6/2018, 22:31

    Muito confuso. pode postar seu bd?

    E pretende os resultados de qual tabela?
    avatar
    jfernando
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 22/06/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty muito confuso

    Mensagem  jfernando 26/6/2018, 12:41

    Caro colega tauron. Vou tentar postar o bd. Mais tentando explicar melhor. Tenho uma tabela "produtos", com a coluna produtos (onde estão cadastrados todos os produtos que trabalho) e uma outra tabela "pedidos" também com uma coluna produtos (onde estão cadastrados apenas produtos que necessito de pedido para dar entrada) Nesta tabela "pedidos" não tenho todos os produtos cadastrados. Quando vou dar entrada em um determinado produto, tenho uma caixa de combinação que caso eu não selecione nenhum pedido, quero que mostre todos os produtos cadastrados na tabela "produtos" e caso selecione algum pedido, quero me mostre apenas os produtos específicos do pedido selecionado, cadastrado na tabela "pedidos".
    Minha consulta tem relacionamento de um para todos (produtos-pedidos), porém ao colocar o critério na consulta, caso não selecione nenhum pedido, me mostra apenas os produtos cadastrados nas duas tabelas (não exibe todos os produtos cadastrados na tabela produtos).
    Obrigado pela atenção.
    livio.sfranca
    livio.sfranca
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 150
    Registrado : 09/01/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  livio.sfranca 26/6/2018, 13:19

    Bom dia Fernando,

    Ainda ficou meio confuso, mas vamos lá.

    Pelo que entendi, no seu formulário possivelmente tem pelo menos 2 campos como descreveu: Um com "txtPedido" e outro com "txtProduto".

    Nesse campo Pedido, coloque no evento "Ao perder o foco" assim:
    Código:

    Dim nPed As Long

    Private Sub txtPedido_LostFocus()
        nPed = Nz(Me.txtPedido.Value, "")
        
        If nPed <> "" Then
            Me.txtProduto.RowSource = "SELECT [tbl_Pedidos].[Produto] " & _
            "FROM [tbl_Pedidos] WHERE [tbl_Pedidos].[Pedido] = " & nPed
        Else
            Me.txtProduto.RowSource = "SELECT [tbl_Produtos].[Produto] " & _
            "FROM [tbl_Produtos]"
        End If
    End Sub

    E no evento "Ao carregar" do seu form assim:
    Código:
    Private Sub Form_Load()
        nPed = Nz(Me.txtPedido.Value, "")
        
        If nPed <> "" Then
            Me.txtProduto.RowSource = "SELECT [tbl_Pedidos].[Produto] " & _
            "FROM [tbl_Pedidos] WHERE [tbl_Pedidos].[Pedido] = " & nPed
        Else
            Me.txtProduto.RowSource = "SELECT [tbl_Produtos].[Produto] " & _
            "FROM [tbl_Produtos]"
        End If
    End Sub

    Qualquer coisa, altere os campos da consulta de acordo com suas necessidades.

    Não esqueça de deixar a declaração da variável "nPed" no topo do módulo.

    Caso não seja exatamente isso que esteja querendo, tente postar o BD para podermos entender melhor.
    avatar
    jfernando
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 22/06/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  jfernando 26/6/2018, 17:33

    boa tarde livio. Gosto bastante de trabalhar com o access, porém devo confessar que não conheço nada de linguagem em vb. Estou enviando o BD para uma olhada. O que me referi na pergunta como "pedido" está em meu bd como "empenho". Minha consulta está em "origem da linha" da caixa de combinação "prod"  do subformulário.
    obs: utilizei o critério na coluna "empenho" da consulta. Caso eu copie esse mesmo critério tambem para a coluna produtos e altere o mode de exibição da coluna empenho para "agrupar por", irá mostrar todos os registros, porém ficará repetido.

    Saudações
    Anexos
    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Attachmenttestealmox.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (73 Kb) Baixado 9 vez(es)
    livio.sfranca
    livio.sfranca
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 150
    Registrado : 09/01/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  livio.sfranca 26/6/2018, 18:45

    Bom, implementei o código aqui mas não sei se era o que realmente esperava.

    Não chequei a fazer alteração estrutural no BD, mas de qualquer forma, fica algumas dicas:

    * Tente padronizar os nomes das tabelas, formulários, consultas, campos das tabelas e objetos dos formulários, pois quando for realizar manutenções, ficará mais fácil de entender;
    Evite usar acentos e espaços nos nomes dos campos.

    * É bom sempre saber pelo menos o mais básico do código VBA para quem trabalha com o Access, por mais básico que seja.
    Não é sempre que você irá precisar de algum código, mas vez ou outra terá que implementar alguma coisa assim nos seu projeto.
    Anexos
    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Attachmenttestealmox.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (37 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    jfernando
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 22/06/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  jfernando 26/6/2018, 21:42

    boa livio, era exatamente disso que precisava. Só uma observação, ao selecionar o empenho, está repetindo os produtos. Ex: Açucar, Açucar, Açucar. Pode me enviar o comando e onde o encaixo para agrupar os produtos (não repetir os mesmos)?

    Grato pela colaboração
    livio.sfranca
    livio.sfranca
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 150
    Registrado : 09/01/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  livio.sfranca 26/6/2018, 22:50

    Ops. Acabei me esquecendo disso. Segue novamente.
    Anexos
    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Attachmenttestealmox.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (49 Kb) Baixado 9 vez(es)
    avatar
    jfernando
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 22/06/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  jfernando 28/6/2018, 15:17

    bom dia livio. Desculpe por não postar nada antes, pois tive que me ausentar por um tempo.
    Faltou mais um pequeno detalhe, que tentei resolver procurando exemplos na net, mais como disse anteriormente, preciso aprimorar muito meu conhecimento em vb.
    Estou precisando classificar os produtos em ordem crescente pela descrição. Peço a gentileza de me postar o comando ou o bd corrigido.
    Abraço.
    avatar
    jfernando
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 22/06/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  jfernando 28/6/2018, 17:18

    Obrigado pelo apoio colegas.
    livio, consegui resolver comparando a última versão que postou com a anterior. Faltava inserir o termo DISTINCT na linha do comando para exibir todos os produtos da tabela "produtos".

    Muito obrigado pela atenção e colaboração.
    livio.sfranca
    livio.sfranca
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 150
    Registrado : 09/01/2018

    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  livio.sfranca 28/6/2018, 17:26

    É simples, só adicionar no final da na consulta um ORDER BY.
    Anexos
    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Attachmenttestealmox.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (35 Kb) Baixado 22 vez(es)

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro. Empty Re: [Resolvido]Critério de consulta para exibir todos os registros ou apenas um registro.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 19:50