MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 15/9/2018, 00:23

    Caros amigos mestres, eu fiz um tenho um formulário de Pesquisa (Pesquisa Manutenção) que funcionava muito bem até o momento em que fiz uma mudança no formulário Principal (Manutenção Realizada). Pode ser coincidência, mas do nada o Form Pesquisa passou a não realizar o filtro pelo combo de Viaturas e pelo combo de SubUnidade. E eu notei que ao indicar um periodo que tenha a data de inicio em um ano e a data fim no ano seguinte dar erro de sintaxe (mas não é sempre).

    Se algum dos mestres amigos notarem onde estar esse detalhe que está causando esse intrave dos filtros por favor solicito que me aponte, pq já fucei tudo e de dentro não consegui ver nada.

    Vou deixar o BD em anexo para análise.


    Att,


    ANTONIO MARCOS
    Anexos
    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar AttachmentErro_Filtro.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (144 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 17/9/2018, 20:03

    Alguém do Fórum com a responsabilidade de ajudar a esse amigo?

    Aguardo respostas...


    AMarcos
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 18/9/2018, 19:25

    Boa tarde amigos mestres, será que não tem solução para esse dilema apresentado?

    Tô desesperado, já tô achando que não tem jeito...


    Att,


    AMarcos
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  Alexandre Neves 18/9/2018, 21:05

    Boa noite
    Indique dados para se trabalhar, se nem sempre dá errado, indique como chegar ao erro para se descobrir a sua origem


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Filtro pararam de funcionar

    Mensagem  good guy 18/9/2018, 23:19

    Olá AMarcos,

    Veja se te atende:

    Teste com os seguintes dados:

    Data de Entrada: 20/02/2017
    Data Fim: 22/02/2017

    Data de Saída: 20/02/2017
    Data Fim: 22/02/2017

    Viatura: TOYOTA AMBULÂNCIA
    SubUnidade: BIA COMANDO SL
    Anexos
    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar AttachmentErro_Filtro.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (142 Kb) Baixado 4 vez(es)
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 19/9/2018, 02:29

    1) Mestres o que está acontecendo é que não se consegue mais realizar o filtro por Viaturas e por SubUnidade, um filtro de cada vez, independente.

    2) Por datas (entrada ou saida) é possivel realizar o filtro dos registros de todas as viaturas, certinho.

    3) Mas seria interessante que pelo menos fosse feito o filtro por data (entrada ou saída, nunca os dois juntos) acompanhado do filtro SubUnidade.

    Tudo isso ocorria redondinho antes de realizar uma atualização no Formulário Manutenção Realizada, mas já olhei todos os passos e nada consegui achar.

    Ou seja, o objetivo é achar o erro que impede o item 1) e 3) funcionarem como descrito.


    Att,

    AMARCOS
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  good guy 19/9/2018, 15:40

    Olá AMarcos,

    Analisei seu filtro com BETWEEN com datas e está perfeito. Não há erro. Mas o relatório especifiquei melhor o filtro e aqui está funfando legal.

    Código:

    Private Sub Report_Open(Cancel As Integer)
    On Error Resume Next
    Dim strViaturas As String
    Dim strSubUnidade As String

    strViaturas = Forms![Pesquisa Manutenção]!comb_VtrMnt
    strSubUnidade = Forms![Pesquisa Manutenção]!cboSubUnidade

    Me.RecordSource = "SELECT * FROM Manutenção WHERE Viaturas = '" & strViaturas & "' And SubUnidade = '" & strSubUnidade & "'"
    End Sub
    Anexos
    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar AttachmentErro_Filtro.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (142 Kb) Baixado 2 vez(es)
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 19/9/2018, 19:22

    Mestre good guy, eu não vi acontecendo o filtro necessário discriminado na minha última mensagem.

    Se importa demonstrar dentro do extrato do BD que eu disponibilizei aqui no fórum. Realmente não estou conseguindo visualizar.

    A minha necessidade é conseguir os filtros através do botão "VISUALIZAR".

    Fico no aguardo da ajuda ou de qualquer tipo que ainda exista dentro dos meus pedidos.


    AMARCOS
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  good guy 19/9/2018, 19:30

    Olá Marcos,

    Não apareceu aqui a imagem. Mas com o código que te passei não filtra os valores das combos no intervalo de datas? Tem certeza que não filtra pelo botão VISUALIZAR? Veja os arquivos de imagens da sequência de filtragem quando somente o primeiro registro da tabela Manutenção é filtrado com os dados das combos no formulário principal pelo botão VISUALIZAR.
    Anexos
    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar AttachmentFiltro.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (136 Kb) Baixado 5 vez(es)
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 19/9/2018, 20:16

    Caro amigo, não precisa necessariamente filtrar usando os 4 combos juntos, esse não é o objetivo.


    1) Ou filtra só pela Entrada ou filtra somente pela Saída, isso no caso se eu quiser encontrar os abastecimentos de todas as viaturas pelo período. JÁ ESTÁ ACONTECENDO

    O QUE PRECISA ACONTECER:

    Se eu quiser visualizar pela SubUnidade, eu poderia selecionar alguma opção desse combo discriminando o período (de entrada OU de saída). Nunca pela SubUnidade e pela Viatura ao mesmo tempo.

    A mesma coisa se eu quiser por Viatura: selecionaria alguma delas e escolheria o período  (de entrada OU de saída). Nunca pela SubUnidade e pela Viatura ao mesmo tempo.

    E ainda no geral também poderia selecionar todos os registros apenas clicando o botão "VISUALIZAR" sem ter filtro nenhum...

    Anexei de novo o extrato do BD


    AMARCOS
    Anexos
    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar AttachmentErro_Filtro.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (144 Kb) Baixado 2 vez(es)
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  good guy 19/9/2018, 21:46

    Olá AMarcos,

    Entendi o que você quer. Veja se atende. Altere o código do relatório para este abaixo.

    Código:
    Private Sub Report_Open(Cancel As Integer)
    On Error Resume Next
    Dim strViaturas As String
    Dim strSubUnidade As String

    strViaturas = Nz(Forms![Pesquisa Manutenção]!comb_VtrMnt)
    strSubUnidade = Nz(Forms![Pesquisa Manutenção]!cboSubUnidade)

    If Not IsNull(strViaturas) And Not IsNull(strSubUnidade) Then
    Me.RecordSource = "SELECT * FROM Manutenção WHERE Viaturas = '" & strViaturas & "' And SubUnidade = '" & strSubUnidade & "'"
    End If
    If Not IsNull(strViaturas) And IsNull(strSubUnidade) Or strSubUnidade = "" Then
    Me.RecordSource = "SELECT * FROM Manutenção WHERE Viaturas = '" & strViaturas & "'"
    End If
    If IsNull(strViaturas) Or strViaturas = "" And Not IsNull(strSubUnidade) Then
    Me.RecordSource = "SELECT * FROM Manutenção WHERE SubUnidade = '" & strSubUnidade & "'"
    End If
    If IsNull(strViaturas) Or strViaturas = "" And IsNull(strSubUnidade) Or strSubUnidade = "" Then
    Me.RecordSource = "SELECT * FROM Manutenção"
    End If

    End Sub
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 19/9/2018, 22:08

    Caro good guy, eu preciso de um código que complemente o código "Private Sub btn_Visualizar_Click()" para que após selecionar o(s) filtro(s) desejado(s) eu possa clicar e aparecer o resultado esperado discriminado em Relatório.

    Desculpe minha insistência mas tem que ser o mais simples possível, primeiro por esse administrador ser iniciante demais no ACCESS e também pelo tipo de usuário que irá operar o BD.

    Por favor, insira a correção feita no extrato enviado no anexo.

    AMarcos
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  good guy 19/9/2018, 22:39

    Olá AMarcos,

    Segue em anexo:
    Anexos
    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar AttachmentErro_Filtro.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (158 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 19/9/2018, 23:26

    Caro amigo, agora percebi que vc estava dizendo que eu deveria colocar no Evento "Ao Abrir" do Relatório.  Totalmente sem engessado fiquei preso aoste  Formulários.  Peço perdão pela minha ignorância...

    Mas eu tentei filtra por viaturas e não foi, com data ou sem data.

    Mesmo assim, sem esse filtro, consigo tocar em frente os estudos.  Se conseguir resolver esse detalhe fico agradecido.


    Att,


    AMarcos
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  good guy 20/9/2018, 18:14

    Olá AMarcos,

    Crie tabelas-mãe específicas para Viaturas e Subunidades. Em cada tabela a viatura e a subunidade terão um código específico. Crie relacionamentos com a tabela Manutenção. Utilize a função DLookup para pesquisar a viatura e a subunidade baseados em seu respectivo código para tratar o seu filtro no relatório baseado nos valores das combos. Assim, você terá um filtro mais específico em relação aos valores das combos. Com as tabelas deste seu programa só deu para criar um filtro mais abrangente e também tenho um tempo muito apertado para aprimorar seu programa. Sinto muito !!! Mas desejo pra você sucesso !!!

    Para aprender mais sobre a função Dlookup e trabalhar relacionamentos adquira meus livros.

    Para iniciante:
    https://www.maximoaccess.com/t32310-segundo-livro-publicado-do-good-guy-domine-o-access-vba-para-iniciantes-na-programacao

    Para usuário avançado:
    https://www.maximoaccess.com/t29536-livro-publicado-tecnicas-especiais-de-access-vba-da-autoria-de-good-guy

    "O temor do Senhor(respeito pela Palavra de Deus, leitura e obediência) é o princípio do conhecimento" (Prov. 1.7)
    Disse Jesus: "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". (Jo 8.32)
    Disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo. 8.12)


    Última edição por good guy em 20/9/2018, 18:56, editado 1 vez(es)
    avatar
    AMarcos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 26/07/2016

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  AMarcos 20/9/2018, 18:26

    Caramba amigo me senti um nada. É muita coisa pra fazer e sozinho não vou conseguir... talvez só a relação entre as tabela.

    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  good guy 20/9/2018, 19:09

    Olá AMarcos,

    Fica tranquilo. Vou dar uma dica:

    TABELAS:
    tblViaturas:

    CodViaturas  - Numeração automática com chave primária
    Viaturas - Texto (Indexado - Sem repetições)


    tblSubUnidades:

    CodSubUnidade - Numeração automática com chave primária
    SubUnidade - Texto

    Agora insira na tabela Manutenção os campos:
    CodViaturas    - Número (Não indexado - podem se repetir, isto é, sem chave primária)
    CodSubUnidade   - Número (Não indexado - podem se repetir, isto é, sem chave primária)

    (1) Insira para cada código acima o seu valor na tabela Manutenção, correspondente pelas tabelas tblViaturas e tblSubUnidades.
    (2) Crie os relacionamentos a partir dos campos códigos com chave primária das tabelas-mãe para os campos códigos sem chave primária das tabelas secundárias.

    Aprenda agora a trabalhar estes campos código com o uso da função DLookup para encontrar o nome da viatura e da subunidade e comparar com o valor das combos de seu formulário. Vai ter que arregaçar a manga agora. Sinto muito !!!

    Conteúdo patrocinado


    filtros - [Resolvido]Filtros pararam de funcionar Empty Re: [Resolvido]Filtros pararam de funcionar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 06:39